Buscar

MICRO E IMUNO UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A3 MICRO E IMUNO 
Durante o preparo da carne para churrasco de final de ano, um homem corta o dedo com a faca que estava usando. Lava com água e sabão, e após estancar o sangue, volta para festa, deixando a ferida descoberta. De acordo com seus conhecimentos sobre resposta inflamatória, responda:
Quais as alterações morfofisiológicas sofrerão os tecidos ao redor do corte? 
Será observado a formação de edema devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial e um quadro de vermelhidão devido à concentração de sangue fora dos vasos sanguíneos. 
 
Qual será a contribuição dos mastócitos para as alterações supracitadas?
Os mastócitos irão atuar liberando histamina e heparina que, por sua vez, atuam na coagulação sanguínea. 
O que é diapedese?
Diapedese é uma forma das células do sistema imune saírem dos vasos sanguíneos para os tecidos.
Antes de viajar para Amazônia, algumas vacinas são necessárias. O médico do posto de saúde disse, que antes de vacinar, seria possível saber se você está imunizado através de exame de sangue. Qual é o princípio do processo de vacinação? O que deve ser avaliado no exame de sangue para saber se a pessoa está imunizada ou não, e por quê? 
O principio da vacinação é promover um primeiro contato do organismo com o antígeno, estimulando a formação de anticorpos para atuar naquele antígeno específico. Para saber se o corpo está imunizado através de um exame serão verificados os níveis de IgM e IgG relacionados com aquele antígeno. Se ainda houver produção de IgM, o corpo ainda não está imunizado, pois ainda não ocorreu o processo de swith de hemoglobina. Mas se no exame for identificado IgG para aquele antígeno, significa que não é o primeiro contato do antígeno com o organismo e com isso, haverão células de memória contra aquele antígeno, tornando a pessoa imunizada contra ele. 
Você solicita exame microbiológico para uma coleta de um paciente. Seu resultado indica uma bactéria gram-. Você tem a opção de utilizar um de dois antibióticos diferentes: A, que desorganiza a camada de fosfolipídeo; B, que é lipofílico e desorganiza a camada de peptideoglicano. Qual dos dois usaria e por quê? 
O antibiótico mais indicado seria o A, pois ele desorganiza a membrana de fosfolipídeo e as bactérias GRAM- possuem uma camada externa de fosfolipídeos. 
Cite as etapas do ciclo viral e a diferença entre a formação do vírus envelopado e não envelopado.
Etapas do ciclo viral: adesão, penetração, decapsitação, biossíntese, maturação e liberação. A diferença entre o vírus envelopado e não envelopado está relacionada às etapas de liberação e penetração. O vírus envelopado entra na célula por fusão e libera por brotamento, enquanto o vírus não envelopado entra na célula por endocitose e sai por lise celular.

Outros materiais