Buscar

AD1 Ciências na Educação 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2017-2)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
	
Nome:______________________________________________________ Matrícula:___________
Polo: ___________________________________
QUESTÕES
 
1 - Um plano de ação é fundamental para o sucesso de intervenções socioambientais a partir da escola. O que deve conter um plano de ação para garantir a concretização com êxito dessas intervenções? (1,0)
2 - De acordo com o conteúdo estudado, defina (1,0):
Pandemia: 
Epidemia: 
Seleção natural: 
Mutação: 
Material genético: 
Infecção: 
3 - Um dos objetivos da Aula 3 foi: “Evidenciar a importância de considerar a indissociabilidade entre o biológico e o social, afim de melhor compreender as relações entre o homem e os fenômenos naturais”. 
Dessa forma é necessário aceitar a ideia de que os objetos construídos por grupos culturais que não têm a Ciência como instrumento de leitura do mundo têm a mesma importância e grandeza que o produto advindo do meio científico. Em 1934, o antropólogo Marcel Mauss inaugura um campo de investigação que pode ser denominado como sociologia do corpo. Cite e comente duas situações (vividas por Mauss ou não) que revelem a indissociabilidade entre o biológico e o social. (1,0)
4 - De acordo com a Aula 5, a ciência gera um domínio da natureza pelo homem. Por que essa forma de apresentar a ciência na escola contribui para exclusão social de grandes parcelas das classes populares (1,0)?
5 - Marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas (1,0):
( ) O antropólogo Marcel Mauss inaugura um campo de investigação que pode ser denominado como sociologia do corpo. Seu argumento é de que técnicas corporais, como por exemplo a natação ou a caminhada, são adquiridas pela educação, sendo, portanto, culturais, e não apenas naturais, biológicas.
( ) Latour verificou em seus estudos que a ciência como a concebemos hoje acaba sendo um agente de divisão social: de um lado, as sociedades que possuem a Ciência e que, por isso, separam as coisas-em-si (natureza) dos homens-entre-eles (sociedade) se consideram melhores que as demais sociedades que não possuem esse instrumento de leitura do mundo e, por isso, são consideradas primitivas ou pré-científicas.
( ) Para Geertz, tanto as necessidades biológicas quanto as informações não são socialmente determinadas, construídas e selecionadas pelos grupos culturais, de acordo com sua visão de mundo.
6 - Assinale a alternativa verdadeira (0,5):
( ) O saber popular é valorizado em todos os campos da sociedade.
( ) O conceito de rede sociotécnica contribui para a elaboração de atividades de educação em Ciências Naturais que busquem superar o clássico abismo dualista entre os saberes popular e científico.
( ) O conhecimento científico não é instrumento de exercício de poder das classes dominantes dentro e fora da sala de aula.
7 - “Um projeto de extensão realizado em Vigário Geral, dirigido a crianças e jovens, foi implementado com o objetivo de ampliar sua capacidade de leitura do mundo, sobretudo de um mundo científico e técnico, e identificar suas implicações sobre o ambiente e a saúde... As experiências científicas, apesar de admiradas por aquela comunidade, não modificavam o cotidiano das pessoas, ou seja, seus hábitos e cuidados com a saúde. Como exemplo concreto desses hábitos persistentes temos uso das ervas... Alguns preparavam também um banho de erva-de-são-joão para se tornarem invisíveis aos olhos de um inimigo. Parecia que apresentavam uma outra lógica e, por isso, não havia diálogo entre nós”. (Branquinho F.T.B., 2007, pp11) 
Proponha um plano de aula, baseado no exposto, em no máximo 06 linhas, buscando evidenciar que é possível integrar o popular e o científico, isto é, uma verdadeira Educação em Ciências. (1,5)
8 - Na aula 06, você aprendeu as etapas para estabelecer um plano de atividades aplicáveis em uma pesquisa-ação. Dentre as alternativas abaixo qual alternativa é a correta e coerente com uma pesquisa-ação? (0,5)
A) É muito importante dar sentido ao conhecimento aprendido e ensinado. A pesquisa-ação permite somente descobrir os problemas que acometem a realidade dos discentes e da comunidade escolar.
B) Formulando corretamente perguntas, tem-se um bom instrumento inicial para organizar a informação e pode-se ajudar a resolver questões de ordem prática, o que permite a presença de ações transformadoras na comunidade escolar.
C) É importante perceber que conhecimento ou informação geral pode ajudar a resolver questões de ordem exclusivamente teórica, melhorar a qualidade de vida e contrair a consciência universal sobre a realidade.
D) Ao se realizar uma pesquisa-ação deve-se ter cuidado para não tentar alterar a realidade do aluno, nem da comunidade escolar, não interferindo nas particularidades de cada comunidade escolar.
 9 - Analise o fragmento extraído da Aula 4, em seguida, responda aos itens A e B. 
 
“[...] os pesquisadores partilham o ponto de vista de que a investigação sobre as ervas para a fabricação de medicamentos é indissociável do saber próprio às populações que as utilizam.”
PRODUZA uma única frase que explicite, de forma objetiva, a relação entre os saberes populares e o trabalho dos cientistas. (0,5)
CITE duas características presentes nos objetos científicos produzidos pelas Ciências Naturais. (0,5)
10 - De acordo com a Aula 7, uma planta medicinal não pode ser patenteada, já um medicamento fitoterápico e um fitofármaco podem ser patenteados. Faça uma pesquisa no site da ANVISA e diferencie os conceitos de planta medicinal, fitoterápico e fitofármaco. (1,5)

Outros materiais