Buscar

material de pesquisa do desfio profissional.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Satisfação no e-commerce está ligada à entrega do produto
Publicado em Sociedade por Redação em 30 de outubro de 2013
1
0
Hérika Dias / Agência USP de Notícias
As empresas que vendem produtos na internet precisam estar atentas ao layout, à funcionalidade de seus websites e, principalmente, à entrega dos produtos, se quiserem agradar e atrair possíveis clientes.  Um estudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP identificou e analisou os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a “e-satisfação” dos “e-consumidores” em compras de alto envolvimento (produtos de maior valor) e baixo envolvimento (produtos de menor valor) no comércio eletrônico.
O resultado mostrou que o grau de satisfação das pessoas com as compras na internet é diferente dependendo do valor da mercadoria adquirida. A questão da “entrega” foi o único fator comum na influência positiva sobre a e-satisfação dos consumidores em compras de artigos de maior e menor valor. “Mesmo sendo um atributo em comum, a entrega é valorizada de maneira diferente. Os consumidores mais envolvidos esperam o cumprimento dos prazos informados pelo varejista, enquanto os consumidores menos envolvidos valorizam a entrega dos produtos corretos da primeira vez”, explica Harrison Bachion Ceribeli, autor da tese de doutorado orientada pelo professor Edgard Monforte Merlo.
Além disso, dependendo do grau de envolvimento das pessoas, os websites devem apresentar maior ou menor nível de inovação. Segundo o pesquisador, “e-consumidores que adquirem produtos mais caros tendem a apresentar maior interesse por ambientes virtuais diferenciados, enquanto os que compram artigos mais baratos preferem websites com interface mais familiar”.
Satisfação
No caso de compras de mercadorias de alto valor agregado, a satisfação com o comércio eletrônico também está relacionada às políticas de trocas e devoluções e à fácil navegação no website. Um ponto importante é que quanto mais inovador, organizado e com preços atrativos, maior a chance de o varejista eletrônico estimular o estado de fluxo online nos consumidores. “Esse estado de fluxo refere-se a um estado cognitivo, alcançado quando as pessoas mostram-se completamente imersas no processo de compra, esquecendo-se de outras atividades. Quando se atinge esse grau de imersão, a possibilidade de o consumidor gastar mais é maior”, explica o pesquisador.
Ele afirma ainda que “alguns fatores influenciam tanto o fluxo online quanto a e-satisfação, como a confiabilidade atribuída ao website e variedade de produtos disponíveis para venda”.
Envolvimento
O estudo constatou ainda que nos casos de compra de produtos de menor valor, não se alcança o estado de fluxo online. Conforme argumenta o pesquisador, “isso acontece porque as pessoas gastam menos tempo e esforço no website para adquirir a mercadoria”.
Já os fatores que interferem positivamente na “e-satisfação” desses consumidores incluem a estrutura de navegação que facilite e agilize a obtenção de informações no endereço de comércio eletrônico, a entrega realizada corretamente da primeira vez, o website ser semelhante a outros já conhecidos e as informações disponíveis serem claras e facilmente compreendidas.
 1 Rodrigo, comprou pela internet uma bota de couro e ficou muito satisfeito com sua aquisição.
Relatou ainda que “ o produto é exatamente conforme a discrição do anuncio de muito boa qualidade “.recomenda a compra.
2 Já o SR. Ferreira do Arte adquiriu uma carteira de couro e Relata que: “ o produto demorou bem mais além do que o combinado, mais chegou tudo bem “
3 Ingrid Rolin comprou uma bolsa e relata que : “ Produto excelente e original conforme a discrição do anuncio , nenhum problema com a entrega “.
4 Tiago peraltas adquiriu um tênis na internet e nos relatou que : “ que a entrega foi super rápida, loja super prestativa e produto de ótima qualidade”.
5 Tati Souza comprou um tênis infantil para seu sobrinho em site do ramo e relatou que : “ meu sobrinho adorou, adorei o sistema de vendas e compraria denovo”.
6 Manuel rodrigues adquiriu uma capa de guarda chuvas e nos relatou que : “ chegou rápido e produto de ótima qualidade”.
7 Silvana da silva oliveira comprou porta moedas e relatou que : “ Recebi o produto em perfeito estado, recomendo sempre”
8 Lena da silva comprou um kit mochila e nos relatou que: “ Minha filha adorou a muchila mas a entrega atrasou”.
9 Roseli da Paula comprou uma lancheira térmica e nos relatou que: “ Excelente loja virtual, atendimento e atenção, superou as expectativas. Entrega rápida e produto ótimo!, minha melhor experiência em compras online”.
10 Thiago de assis
 Adquiriu uma mochila passeio e relata o seguinte: “ Entrega no prazo, rapidez no envio, produto perfeito conforme o anunciado”

Outros materiais