Buscar

AD2 DE ALFABETIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluna Patrícia Pereira Mil Homens da Silva
Matrícula: ,15112080236
Polo Belford Roxo
Alfabetização 2
QUESTÃO 1 
O modo como a leitura é trabalhada na escola de forma tradicional, sem levar em conta o ponto de vista do aluno e sua própria interpretação, desmotiva, criando o hábito e não o gosto pela leitura. A indicação da leitura deve levar em conta o gosto do aluno. O texto literário contribui com a possibilidade de interação entre os leitores. O professor precisa estar preparado para orientar a leitura do aluno, criando estratégias para que seus alunos tenham contato com os mais diferentes tipos de textos, explorando o texto ao máximo, para a criança se sentir atraída, provocando a sua curiosidade, envolvendo a criança, estimulando o raciocínio, contextualizando com seus alunos, tendo sua participação na construção do livro, perguntar se eles gostariam que a história tivesse um outro final, deixar que elas construam outro final. Criando assim sujeitos críticos e reflexivos que participam na construção do conhecimento. Esses textos, além de sentido, precisam ter significado, reproduzindo a realidade da criança. 
QUESTÃO 2 
A) Os desvios ortográficos devem ser o ponto de partida para um trabalho pedagógico em direção a escrita correta.
A forma como a professora encontrou de corrigir o erro do aluno não foi eficaz, pois ela deveria analisar que a forma como ele pronuncia a palavra, provavelmente tem origem do lugar onde ele mora, do grupo social ao qual ele pertence as pessoas devem ter o costume de falar “cabeu”, isso faz parte da sua realidade ela precisa trabalhar a diversidade linguística existente na sala de aula.
Piaget e Emília Ferrero encaram o erro como elemento constitutivo da aprendizagem.
A correção através da repetição leva a um método mecânico que não tem sentido para a criança por isso ela não consegue absorver, o ensino precisa ter significado para a criança para que ela possa ter uma aprendizagem significativa, trabalhar com a realidade da criança, construir junto com os alunos. Deve-se conhecer a variedade linguística do aluno.
B) Formar frases com palavras escolhidas pelos alunos, pedir para que eles escrevam uma frase com essas palavras em seu caderno, escreverem depois na lousa, perguntar aos outros alunos o que eles acham se está faltado alguma letra se eles colocaram letras diferentes. Explorar a frase construída com correção em debate, quanto a letra inicial, final, quantidade de letras usada e seu valor sonoro, percebendo a formação das palavras contextualizando-as em pequenos textos coletivos ou individuais. Colocar as crianças para comparar e confrontar a suas ideias com a dos colegas, oferecer e receber informação. 
QUESTÃO 3
Projeto Pedagógico de ciências 
PROJETO 
ÁGUA DE ONDE VEM PARA ONDE VAI
INTRODUÇÃO 
Falar sobre os fenômenos da natureza em específico sobre o ciclo da água, mostrar a importância dela para o nosso planeta e como podemos evitar o desperdício . Utilizar livros, cantigas e uso do computador como ferramenta tecnológica.
JUSTIFICATIVA
Explorar a curiosidade das crianças em saber mais sobre o ciclo da água interagindo com os mais diferentes tipos de textos, com a utilização de ferramentas tecnológicas para que possam aprender pensando e estabelecendo relação entre o mundo e seus objetos, participação ativa, ampliando a consciência sobre a s questões relativas à água e o meio ambiente, assumindo valores voltados para sua proteção e conservação 
OBJETIVOS
	Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento da água seus estados, seu uso e transformações.
	Reconhecer a importância da água e o papel do homem na sua preservação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	Entender sobre o ciclo da água, quais os seus estados: físico, sólido e gasoso
	Identificar o percurso da água do rio até as casas.
	A importância que tem a água para o nosso planeta 
	Conscientizar os alunos para o desperdício .
	Identificar o tratamento da água para o consumo e reaproveitamento da água que usamos.
PÚBLICO ALVO
Crianças de 4 a 5 anos
METODOLOGIA
Iniciar com um a roda e uma cantiga ( planeta água- Guilherme Arantes) sobre a água, perguntar para as crianças de onde elas acham que a água vem? Para onde vai ? Como é formada? como é a água que consumimos?
Iniciar com desenhos e gravuras para elas pintarem
Ir até a sala de informática e fazer uma pesquisa coletiva no google fazendo com que eles digitem a palavra água para verem o que aparece como resposta. Anotar o resultado para se explorado em sala de aula.
Mostrar um vídeo de como a água é formada: https://www.youtube.com/watch?v=BMfdexBnF9Y
Mostrar a água no estado sólido líquido e gasoso. Levando para a sala de aula uma forma de gelo enchendo de água e colocando para congelar. No dia seguinte mostrar as crianças para verem os resultados, levar um nebulizador pra demonstrar o estado gasoso.
Agendar uma visita na ETA ( estação de tratamento de água) e ETE ( estação de tratamento de esgoto) para as crianças poderem vivenciar de maneira significativa o tratamento da água e seu reaproveitamento.
Escreverem o que entenderam sobre o ciclo da água e fazer desenhos representando a sua resposta.
Depois fazer um mural sobre a visita e uma apresentação oral sobre o que aprenderam.
Mostrar formas de evitar o desperdício com imagens para pintar, numerar a ordem certa dos acontecimentos, quebra- çabeças, caça- palavras etc.
FORMA DE REGISTRO: livros , computador, musicas, figuras para colar, cartazes, quebra- cabeça, caça-palavras.
RESULTADOS
Espera-se que ao término do projeto as crianças conheçam os vários estágios da água, que estejam conscientes da importância da água para o meio ambiente e para a vida do homem que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados e aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas como fontes de pesquisas.
AVALIAÇÃO
Através da exposição dos trabalhos apresentados, na observação diária dos avanços de cada aluno e no diagnóstico.
ANEXOS:
 
QUESTÃO 4 
a)Conceitue:
	Alfabetização digital – Desenvolver habilidades básicas para o uso das novas tecnologias, numa perspectiva de usuário consumidor de bens, serviços e informações. Na perspectiva da inclusão, é mais do que essas habilidades básica, significa a possibilidade de desenvolver habilidades que permitam o uso crítico, a produção do conhecimento a partir do uso da tecnologia na ampliação do próprio processo de alfabetização na perspectiva de uma alfabetização que permita a inclusão social e a formação de uma verdadeira cidadania. Uso e compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindíveis aos programas de inclusão digital.
	Sociedade da informação – Sociedade que se estrutura com base no acesso à informação impondo uma nova relação com o saber e com o conhecimento onde o processamento da informação ocorre de forma dinâmica.
B)
	Vantagens- habilidades de leitura e escrita em diferentes espaços de texto; integração entre a tecnologia e a realidade da criança no mundo e na sociedade onde vive; proximidade e interação das atividades em sala de aula.; utilização de material diversificado; aprendizagem mais dinâmica;
	Desvantagens- Quando não se utiliza a tecnologia de forma a integrar o trabalho em sala de aula;
exclusão .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais