Buscar

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA DE 4 A 10 ANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA DE 4 A 10 ANOS
Na fase pré-escolar a criança apresenta velocidade de crescimento e ganho de peso menor do que nos dois primeiros anos de vida, com consequente diminuição nas necessidades nutricionais e no apetite. Por desconhecimento, os familiares atribuem este fato a uma doença e não a um fator fisiológico, chegando aos serviços de saúde com a queixa de inapetência. Isto pode acarretar o uso inadequado de medicamentos estimulantes do apetite.
Além disto, o comportamento alimentar da criança pré-escolar pode ser imprevisível e variável: a quantidade ingerida de alimentos pode oscilar, sendo grande em alguns períodos e nula em outros; caprichos podem fazer com que o alimento favorito de hoje seja inaceitável amanhã; ou que um único alimento seja aceito por muitos dias seguidos. Se os pais não corrigirem este comportamento, ele poderá se transformar em distúrbio alimentar real e perdurar em fases posteriores. O apetite é variável, momentâneo e depende de vários fatores, entre eles, idade, condição física e psíquica, atividade física, temperatura ambiente, ingestão na refeição anterior.
A criança desenvolve ainda mais a capacidade de selecionar os alimentos a partir de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas, sendo que essas escolhas irão influenciar o padrão alimentar futuro. O cardápio das mesma nessa faixa etária já está adaptado às disponibilidades e costumes dietéticos da família. Assim, é importante, reforçar às famílias sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, pois isso irá refletir na saúde da criança da mesma forma.
Na idade pré-escolar, a criança tem necessidades nutricionais elevadas e estão sujeitas às doenças contagiosas como catapora, sarampo e coqueluche. Nessa fase, ocorre um predomínio da altura em relação ao peso (estirão), dando à criança a aparência de estar magra e alta. A falta de apetite, principalmente nas refeições básicas (almoço e jantar), é uma característica forte do pré-escolar, mas que deve ser observada com atenção e cuidado, para evitar possíveis carências nutricionais.
PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA 
Ao ingressar na vida escolar, o processo de educação o nutricional da criança sofre ainda mais influência do meio: a criança passa a fazer refeições fora de casa (seleção e compra), o alimento passa a ter uma representação social importante e a escola torna-se a principal fonte de conhecimento sobre nutrição. 
Diante dessa realidade, a qualidade dos alimentos consumidos pela criança passa a ser uma responsabilidade também da escola.
No ambiente escolar, a cantina, presente em quase todos os estabelecimentos de ensino, configura-se como um espaço no qual é possível observar algumas práticas de alimentação dos estudantes. No entanto, para Silvia (1994) afirma que na cantina, além dos aspectos importantes relacionados à manipulação, ao preparo e ao armazenamento dos alimentos comercializados, verificam-se outros fatores importantes no âmbito da educação nutricional dos alunos. Dentre esses fatores, elas destacam que são comercializados principalmente doces, balas, refrigerantes e salgadinhos, alimentos pobres em nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das crianças. É preciso que se discuta os tipos de alimentos comercializados pela cantina. 
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DURANTE A FASE PRÉ-ESCOLAR
 A fase pré-escolar, entre dois anos e sete anos incompletos, caracteriza-se por estabilização do crescimento estrutural e do ganho de peso. Assim, nessa etapa do desenvolvimento infantil, há uma menor necessidade de ingestão energética quando comparada ao período de zero a dois anos e a fase escolar. A criança desenvolve ainda mais a capacidade de selecionar os alimentos a partir de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas, sendo que essas escolhas irão influenciar o padrão alimentar futuro. Nessa faixa etária, as escolhas alimentares da criança sofrem intensas influências dos hábitos alimentares da família. A formação da preferência da criança pode, então, decorrer da observação e imitação dos alimentos escolhidos por familiares ou outras pessoas e crianças que convivem em seu ambiente. As crianças dessa faixa etária podem apresentar uma relutância em consumir alimentos novos prontamente (neofobia). Para que esse comportamento se modifique, é necessário que a criança prove o alimento de oito a dez vezes – em diferentes momentos e diversos tipos de preparação – mesmo que em quantidades mínimas. Somente dessa forma ela conhecerá o sabor do alimento e estabelecerá, assim, seu padrão de aceitação. Importante esclarecer aos pais que recusas são comuns. Dá mais certo estimular o prazer da alimentação sem impor a aceitação, pois quando se utiliza coerção, a chance do alimento ser recusado é maior. Atitudes excessivamente autoritárias ou permissivas dificultam o estabelecimento de um mecanismo saudável para o controle da ingestão alimentar.
10 Durante essa faixa etária, a anemia ferropriva apresenta uma relevante prevalência, assim, é de extrema importância que os cuidadores estejam atentos quanto à suplementação adequada de ferro através da dieta ( tabela 4 e 5 - anexo). O Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde adotam os “10 passos” como guia para alimentação saudável para crianças nas fases pré-escolar e escolar:
1.Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia. 2.Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/ aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches ao longo do dia. 3.Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches. 4.Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana. 5.Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal. 6.Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. 7.Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. 8.Diminua a quantidade de sal na comida.
9.Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo. 10.Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DURANTE A FASE ESCOLAR
 A fase escolar compreende crianças de 7 anos a 10 anos incompletos e é caracterizada por um período de crescimento e demandas nutricionais elevadas. O cardápio das crianças nessa faixa etária já está adaptado às disponibilidades e costumes dietéticos da família. Assim, é importante, reforçar às famílias sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, pois isso irá refletir na saúde da criança da mesma forma. Nessa fase é comum a criança ter um alto gasto energético devido ao metabolismo que é mais intenso que o do adulto. Além disso, há nessa faixa etária intensa atividade física e mental. Assim, a falta de apetite comum à fase pré-escolar é substituída por um apetite voraz. É comum, nessa idade, também, a diminuição da ingestão de leite e, consequentemente, limitação do suprimento de cálcio. As mães devem estar atentas a fim de compensar a falta de ingestão de leite por meio de outros alimentos ricos em cálcio (tabelas 6, 7 e 8 - Anexo 1).
Quando a criança vai para a escola: Verifique o sistema de alimentação adotado, isto é, veja se a escola oferece a alimentação escolar ou se é necessário enviar o lanche de casa. Se a escola for da Prefeitura de Curitiba, incentive seu filho a comer a alimentação servida na escola e, nesse caso, não mande lanche de casa, para evitar que ele coma os dois lanches, diminuindo assim os riscos da criançacomer mais do que é necessário para o período que permanece na escola.
Se a escola não fornece alimentação, siga as dicas abaixo: O lanche deve ser composto por alimentos saudáveis e que não necessitem de refrigeração, para evitar que estraguem. Esse cuidado diminui os riscos do seu filho ficar doente por contaminação do lanche. Não envie doces, guloseimas, salgadinhos de pacote, frituras e refrigerantes. Escolha uma das opções abaixo e coloque junto um suco, uma água de coco ou um achocolatado de caixinha:•Mini pão de leite, integral ou de centeio com margarina livre de gorduras trans ou com geléia de frutas (máximo duas unidades de mini pão). Frutas da época. Biscoitos simples sem recheio do tipo: maisena, maria, rosquinha, cream crackers ou integral (máximo 4 unidades de biscoitos).Pedaço pequeno de bolo simples sem recheio (tamanho 5cm por 5cm).Uma barrinha de cereais com frutas, sucrilhos ou granola. Sempre que possível envie também uma garrafinha com água fervida, filtrada ou mineral para que seu filho crie o hábito de tomar água e mantenha-se sempre em hidratado. Quando a criança vaipara a escola. Caso a escola possa armazenar o lanche do seu filho na geladeira, você poderá enviar sanduíches com queijo e vegetais, iogurte, leite com cereais, leite fermentado e gelatina. Quando a criança estiver em casa no período contrário ao da escola e durante os finais de semana – siga as dicas abaixo para os lanches: Sempre ofereça primeiro uma fruta, que pode ser ao natural ou amassada com algum tipo de cereal (aveia, cereal de arroz, de milho), batida com leite ou como salada de frutas. Gelatina, mingau no prato, leite com cereal tipo sucrilhos® ou com granola, barrinha de cereais, iogurte ou coalhada caseira também podem ser opções para lanches mais saudáveis. Os sanduíches de preferência, deverão ser feitos com pão integral ou pão francês, recheados com alface, tomate, cenoura ou beterraba ralada mais uma fatia de queijo magro ou frango desfiado ou outro recheio sem gordura. Se utilizar hambúrguer ou ovo não frite em óleo, coloque o hambúrguer ou o ovo partido (estalado) em uma frigideira com pouca água (suficiente para cobri-los) e deixe cozinhar. A medida que a água for secando você poderá acrescentar umas gotas de óleo suficientes apenas para que a carne ou o ovo não grudem na frigideira. Assim que estiver pronto, você terá uma preparação mais saudável. Evitar colocar maionese e catchup nos sanduíches. Se quiser faça um molho natural de tomate quase sem óleo e passe no pão antes de colocar os outros recheios. Ficará muito saboroso. Se optar por biscoitos ou bolos, prefira os biscoitos simples (4 a 5 unidades) e os bolos sem recheios (uma fatia no tamanho 5 por 5 cm).Evite os salgadinhos de pacote, os salgados fritos (pastel, coxinha, etc.), os doces e guloseimas em geral e também outros lanches que tenham excesso de açúcar, gordura e sal.

Outros materiais