Buscar

3. TGP DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
1. Conceito
É um corte metodológico que analisa o direito processual à luz da constituição. O cenário atual é marcado por uma constitucionalização de direitos e princípios, isso porque a constituição de 1988 é analítica e abrangente e trazem os direitos e princípios expostos em seu texto. Essa é uma questão topológica, onde a norma, mesmo não sendo materialmente constitucional, uma vez colocada na constituição, toma-se formalmente constitucional, portanto o ápice da pirâmide kelseniana. 
2. Novo Paradigma 
O pensamento jurídico pós moderno traz um novo paradigma, onde a palavra-chave é a efetividade, seguindo um instrumentalismo. É visado um neoconstitucionalismo que diz respeito a uma constituição, que se quer efetividade, é uma nova forma de ver o direito, onde a jurisdição se amplia e o princípio da legalidade passa a ser visto de forma substancial. 
3. A Tutela Constitucional dos Princípios Fundamentais
a) Da organização jurídica: vem na busca da independência do Poder Judiciário, sendo uma garantia do princípio da imparcialidade. Essa independência é assegurada pelo autogoverno e garantia da magistratura (vitaliciedade (só perde cargo por processo regular), inamovibilidade (só é transferido e promovido se quiser) e irredutibilidade dos subsídios).
b) Do processo: são exemplos o devido processo legal, contraditório e ampla defesa, presunção de inocência, vedação de provas ilícitas, etc. 
4. Jurisdição Constitucional
Busca garantir a permanente presença e realização do Estado constitucional, a partir do:
a) Controle de constitucionalidade das leis e atos administrativos: ADI, AC e recurso extraordinário
b) Das liberdades: Habeas corpus, habeas data, mandado de injunção e ação popular.

Outros materiais