Buscar

prova parcial

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707985165)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
		
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	 
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707732682)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da Antropologia como ciência foram os relatos elaborados por viajantes, missionários e funcionários dos Impérios Coloniais na África e América no século XIX. A primeira geração de antropólogos formulava, portanto, suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I.A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II.Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III.A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	 
	As alternativas II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707682826)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
		
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	 
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	É considerada uma ciência nova
	
	Ficou conhecida como Física Social
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707682839)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar:
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
 
		
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Somente II está correta
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I está correta
	
	Somente I e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707836690)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707836685)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os fatos sociais são processos presentes em toda e qualquer sociedade, tendo o individuo como elemento que faz com estes fatos ocorram. Assim, os fatos sociais dependem exclusivamente das ações de cada pessoa.
	 
	O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por fatores sociais.
	
	A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às nossas consciências individuais.
	
	O sistema eleitoral é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.
	
	A escola é um fato social e como instituição cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consciência coletiva.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707819055)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
		 GabaritoComentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707349166)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.).
Neste texto Durkheim se refere ao processo de:
		
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais.
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.
	 
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade política.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707732829)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Marx era fundamental que todos os indivíduos combinassem educação intelectual, educação profissional e educação física, na sua formação. Com esse tipo de educação Marx esperava que todos os indivíduos se tornassem:
Marque a opção que não está de acordo com a ideia de Marx.
		
	
	formados harmoniosamente dividindo seu tempo entre o trabalho manual.
	
	valorizados pela superar da divisão entre trabalho mental e trabalho manual.
	 
	dsesenvolvidos somente nas capacidades físicas.
	
	integralmente desenvolvidos na capacidade intelectual e física.
	
	capazes de desenvolver diferentes tarefas e atividades sociais.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707355447)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relação aparece como intermediário um elemento essencial: o trabalho humano (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 33). De acordo com esta perspectiva de análise das sociedades, baseada nos princípios do materialismo histórico, Karl Marx percebia as sociedades como:
		
	 
	modos de produção.
	
	formações socioculturais.
	
	blocos comunistas.
	
	povoados burgueses.
	
	coletividades produtivas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes