Buscar

EXERCÍCIO DE FÍSICA: CINEMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Física
Jeferson Rodrigues...
OLIMPO
UEPB
OLIMPO
Um professor de Física, verificando em sala de aula que todos os seus alunos se encontram sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem sobre alguns conceitos de movimento. Das afirmações a seguir formuladas pelo professor, a única correta é:
a) Pedro (aluno da sala) esta em repouso em relação aos demais colegas, mas todos nós estamos em movimento em relação a terra.
b) Mesmo para mim (Professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso.
c) A velocidade dos alunos que eu consigo observar, agora sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador Humano.
d) Como não há repouso absoluto, nenhum de nós esta em repouso, em relação a nenhum referencial.
e) O sol esta em repouso em relação a qualquer referencial.
2
cefet- pr
Um menino esta parado dentro de um ônibus em movimento com velocidade constante. Em certo instante, o menino deixa cair uma bola. Considerando tal situação analise as afirmações abaixo:
Nerds
Para um observador dentro do ônibus, a trajetória da bolinha é retilínea.
Para um observador fora do ônibus, a trajetória da bolinha é retilínea.
Para um observador fora do ônibus, a trajetória da bolinha é parabólica.
A velocidade da bolinha depois de solta é a mesma para o observador fora ou dentro do ônibus.
Está(ão) correta(s) ´somente:
I e II 
I e III
I, II e IV
I, III e IV
III
Nerds
ufmg
Dois carros, A e B, movem-se numa estrada retilínea com velocidade constante, Va = 20m/s e Vb = 18m/s respectivamente. O carro A está, inicialmente, 500m atrás do carro B. Quanto tempo o carro A levará para alcançar o carro B ?
270s
260s
250s
240s
230s
ufpe
Nerds
Em um terreno montanhoso um ciclista tenta manter a velocidade escalar média de V = 6km/h, na subida, e de V = 24km/h, na decida. Sabendo que o percurso de subida e de decida tem a mesma extensão e que após a subida o retorno é imediato, determine a velocidade média do ciclista em todo percurso, considerando que as trajetórias de subida e decida são distintas. 
9,6km/h
8,6km/h
7,5km/h
10,5km/h
5,5km/h
(ENEM-2012) Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80km/h e a distância a ser percorrida é de 80km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60km, a velocidade máxima permitida é 120km/h.
Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega? 
0,7 B) 1,4 C) 1,5 D) 2,0 E) 3,0
  (ENEM-2014) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.
As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la. 
O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 11 jan 2014. A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é 
25 km/h b) 69 km/h c) 90 km/h d) 102 km/h e) 110 km/h
 (ENEM-2009) O mapa ao lado representa um bairro de determinada cidade, no qual as flechas indicam o sentido das mãos do tráfego. Sabe-se que esse bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Desconsiderando-se a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto y?
25 min 
b) 15min 
c) 2,5 min 
d) 1,5 min 
e) 0,15min

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais