Buscar

AD3 Introdução à Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Existem três condições que um bem deve desempenhar para que possamos considerar o mesmo como moeda: ser meio de troca, servir como unidade de conta e funcionar como reserva de valor. Explique cada uma delas. (3,0 pontos)
 Ao longo do tempo, a moeda evoluiu, primeiramente tínhamos a moeda-mercadoria (sal, animais, etc), passando pela moeda metálica (ouro, prata, metais preciosos) até chegarmos ao que temos hoje, o papel-moeda. Em termos econômicos, moeda é tudo aquilo que é geralmente aceito para liquidar as transações, isto é, para pagar pelos bens e serviços e para quitar obrigações, ou seja, qualquer coisa pode ser moeda, desde que seja aceita como forma de pagamento. A moeda é considerada o instrumento básico para que se possa operar no mercado, pois poderá atua como meio de troca quando um indivíduo vende seu produto, e recebe moeda pelo produto vendido e, por conseguinte, terá moeda para comprar aquilo que desejar. Além disso, a moeda desempenha a função como unidade de conta, isto é, fornece um padrão para que as demais mercadorias expressem seus valores, e forneçam um referencial para que os valores dos demais produtos sejam cotados no mercado. E a terceira função da moeda é a chamada reserva de valor, função que decorre do meio de troca, onde o poder de comprar adquirido ao vender sua mercadoria mantem-se ao longo do tempo. Em outras palavras, a moeda deve preservar o poder de compra, assim como acontece com os títulos, pois eles têm valor de compra e rentabilidade ao longo do tempo.
2. As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes, e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos e diga qual a importância do Balanço de Pagamentos para a economia de um país. (3,0 pontos)
Balanço de pagamentos é o nome dado ao registro contábil de todas as transações econômicas e financeiras que um determinado país faz com outros países ao redor do mundo. Os governos acompanham anualmente estas transações realizadas entre os países para saber o que acontece no campo dos pagamentos internacionais e para poder avaliar sua situação econômica. Sendo assim, o governo utilizará instrumentos de política econômica com a finalidade de corrigir eventuais desequilíbrios. O Balanço de pagamentos é composto por duas contas principais, que são:
1 - Conta corrente ou transações correntes é composta por três subcontas:
Saldo da balança comercial que registra a movimentação de mercadorias, sendo seu saldo a diferença entre a venda de mercadorias efetuadas pelo país ao exterior; e compras de mercadorias efetuadas pelo país no exterior. Se as exportações excederem as importações, temos um superávit, e ocorrendo o contrário, temos déficit na balança comercial;
Balança de serviços registra as transações consideradas intangíveis, com os serviços.
Transferências unilaterais registra as transferências de bens e serviços; as doações recebidas ou dadas sem existência de uma contrapartida.
2 - Conta Capital e Financeira registra todo o fluxo que entra e sai do país, inclusive as transações de fundos, empréstimos e transferências.
3. Para atender as necessidades de financiamento do setor público, três procedimentos se destacam: a cobrança de impostos, emissão de moeda e emissão da dívida pública. Explique cada um deles, apontando seus aspectos negativos. (4,0 pontos)
Cobrança de impostos: mesmo sendo uma forma comum de financiar gastos públicos, apresentam uma série de limitações, pois quando existe déficit, os impostos são insuficientes para atender os gastos.
Emissão da moeda: consiste na emissão de moeda, ou seja, “criação de dinheiro” O Banco Central emite o dinheiro para atender o financiamento do déficit, sendo que este procedimento ocasionará aumento da inflação e perda do valor monetário.
Emissão de dívida pública: ocorre quando o Estado libera a venda de títulos públicos, essa medida traz implicações monetárias, pois sendo os fundos financeiros limitados, a emissão de dívida pública reduzirá o financiamento privado, podendo aumentar a taxa de juros.

Outros materiais