Buscar

Resumo 2 Botânica (algas)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

By William de Assis
RESUMO 2
ALGAS
 O termo alga não possui um significado taxonômico, já que reúne organismos de linhagens diferentes. Todas as algas possuem clorofila a, que é excencial para a fotossíntese e não são diferenciadas em raiz, caule ou folhas. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. 
Divisão Cyanophita – algas azuis
 Grupo representado pelas cianobactérias (ou cianofíceas), organismos procariontes, que possuem clorofila verde (a), xantofila e alguns carotenoides. Estas espécies podem viver em ambientes extremos (fontes termais, gelo, beira de vulcões) e podem formar associações. Sua morfologia varia desde a formas unicelulares e coloniais, até as formas filamentosas com bainha de mucilagem. A parede celular é complexa (apresenta peptidioglicano). Algumas espécies apresentam vesículas de gás, que auxiliam na flutuabilidade. Possuem uma célula grande, espessa, onde ocorre a fixação de nitrogênio, denominada heterocisto. A reprodução ocorre por simples fragmentação, ou hormogônios, podendo também ser espórica (com endósporos ou exósporos). 
 
Divisão Dinophyta – dinoflagelados
 Os representantes deste grupo são eucarióticos, a maioria das espécies é unicelular e biflagelada. Possuem clorofila a e c, e carotenoides, algumas espécies são autótrofas ou heterótrofas. A reprodução ocorre por simples divisãp, ou gamética: isogamia ou anisogamia. 
Divisão Euglenophyta – euglenas
 Organismos eucarióticos, que possuem clorofila a e b e carotenoides diversos. No seu citoplasma, a reserva é o paramilo. Divisão marcada pela ausência de parede celular, porém há a presença de uma película proteica em espiral ao redor do citoplasma. Possuem uma estrutura fotossensorial, denominada mancha ocelar (estigma). A reprodução é vegetativa, por simples divisão.
Divisão Bacillariophita – diatomáceas
 Estas algas podem ser autótrofas ou heterótrofas, possuem clorofilas a e c e alguns carotenoides, sua parede celular é composta de sílicas, e na grande maioria, são unicelulares, podendo formar colônias. A parede celular é constituída de frústulas, divididas em epiteca e hipoteca. Dentro encontramos a pleura, que é a região de contato entre as frústulas. 
 
Divisão Phaeophyta– algas pardas 
 As algas pardas são eucariontes, multicelulares, apresentam clorofila a e c e carotenoides (entre els a fucoxantina). Suas reservas são a laminarina e o manitol, no vacúolo. A parede celular é constituída por celulose. Quanto à morfologia, não existem formas coloniais, nem unicelulares (exceto gametas e esporos), neste grupo, as algas mais simples são pluricelulares epífitas. A reprodução é vegetativa, espórica e gamética. Quanto à morfologia gamética, verifica-se isogamia, anisogamia e oogamia. 
 Bons estudos!!! 
 Um abraço!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais