Buscar

Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Ressocialização dos presidiários
Problema: Quais os principais desafios que os presidiários enfrentam na sua ressocialização?
A falta de investimentos do Estado na ressocialização dos presidiários. Poderia ser em curso profissionalizantes com o objetivo de qualifica-lo para o retorno ao mercado de trabalho.
A superlotação dos presídios, fazem com que todos fiquem juntos na celas.
Objetivo Geral
Analisar o que levam os ex-presidiários voltam a cometer novos crimes e retornam para a prisão.
Buscar dados e informação do presidiário que não consegue se inserir no mercado de trabalho e as dificuldades de reintegrar o mesmo na sociedade.
Justificativa
A constituição de 1988, prevê expressamente a responsabilidade do Estado perante todos os cidadãos, garantindo-lhes direitos e deveres fundamentais, abrangendo também a população prisional que ingressa no sistema penitenciário. Acredito ser de fundamental importância reingressar o preso na sociedade para se tornar pessoas conscientes dos seus atos. A reinserção social e profissional dos mesmos está na educação, pois a maioria deles não teve nem a oportunidade de estudar antes de entrar para o mundo do crime.
Outro direito fundamental violado é a integridade física e moral, descrita na Constituição Federal, Art. 5°, XLIX , no qual de forma expressa assegura o respeito à integridade física e moral aos presos e aos cidadãos. A CF ainda é mais especifica quando garante no mesmo artigo, inciso III: “ Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. A pena prisional deveria restringir apenas o direito de ir e vir, visando mais do que a simples sanção diante de um crime praticado, mas a recuperação e a reinserção plena do indivíduo no meio social
A Lei de Execução Penal n° 7.210 de 1984 (LEP), ao ser criada, representou um avanço na legislação, pois passou a reconhecer o respeito aos direitos dos presos e assim previu um tratamento individualizado. Esta lei não visou apenas à punição dos presos, mas também a ressocialização dos condenados.

Outros materiais