Buscar

AA1 Seminário Integrador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXPLIQUE, com suas palavras, por que a ciência é considerada um "método de pensamento e de ação". DISCUTA sua importância no mundo atual e especificamente no campo da administração pública.
O ser humano usa suas experiências cotidianas de vida sem nenhuma comprovação científica, e as passa de geração para geração, impondo um senso comum aos descendentes, porém a partir do momento que o homem começa a questionar tudo a sua volta, buscando as verdades e o apreço pelo saber, esta opinião (doxa) "ignorante" que não pode ser comprovada, leva-o até a busca de um conhecimento necessário e universal, logo, toda ciência (episteme) parte do princípio da ignorância. Hoje a ciência possui papel fundamental na investigação e questionamento da opinião, pois é a partir da pesquisa, do questionamento, da investigação metódica e organizada que ela - ciência - nasce. A opinião pode ser modificada quando a ciência se torna válida, sendo assim, a ciência torna-se real quando a busca por opinião segue o caminho da investigação através do raciocínio, chegando até o ponto de ser esclarecida, e por fim, torna-se conhecimento.
A busca pelo conhecimento universal acontecerá por meio do processo de observação direta da realidade, através das experiências cotidianas, ou seja, pela bagagem de vida; ou/e de forma indireta da realidade, mediante a comunicação com outras pessoas, seja pela leitura ou por meio do que ouvimos.
No decorrer da formação universitária devemos praticar o hábito da leitura sistêmica. A procura de meios que enriqueçam o nosso saber, faz com que busquemos diferentes tipos de textos e obras de autores de áreas afins a nossa, essa busca deve ser feita em fontes confiáveis, o que nos possibilita ampliar e explorar um novo conhecimento de forma segura. Daí a importância da leitura de periódicos científicos na construção de um pensamento autônomo.
Após a leitura, deve-se fazer uma compreensão dos principais conceitos propostos pelos autores, e logo após, associar essas ideias abordadas as nossas interpretações pessoais, sempre questionando e levantando perguntas sobre os conteúdos lidos duma forma crítica. Essa investigação através de interrogações fará com que o leitor produza respostas e soluções criativas para todas as dúvidas que foram surgindo no decorrer da leitura, assim nascerá um ponto de vista mais concreto, com base nos textos de referência.
Sendo o ato da pesquisa um grande instrumento na construção do conhecimento, devemos retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado, e com a base desse resumo, criarmos o nosso próprio pensamento científico, o ponto de partida para um novo conceito.
Devemos ter o cuidado de não plagiar esses textos usados como referência no desenvolvimento do nosso próprio texto científico. A apropriação indevida é crime, o autor e a obra devem ser citados quando forem usados como fonte de pesquisa, lembrando sempre que uma pesquisa não deve ser uma mera cópia do original e sim uma síntese de um conjunto de informações, que serão o ponto de partida para a construção do nosso próprio conhecimento.
Portanto, é através da busca pelo conhecimento e pala verdade sobre a realidade que a ciência se torna consequentemente um trabalho racional e de constante ação.
Atualmente, a universidade tem por objetivo formar o cidadão para atuar amplamente na sociedade, indo desde o seu aperfeiçoamento contínuo do conhecimento para o uso no âmbito profissional e pessoal, até a formação científica e política. A Administração Pública tem papel fundamental na formação de futuros servidores públicos portadores da ética. Indivíduos conhecedores do saber, que sempre estão em busca de novos conhecimentos, e ao buscar a sabedoria sempre estariam no caminho da justiça, em prol de todos, senão simplesmente viveriam sem a ética e em busca apenas de seus próprios interesses.
APRESENTE três vantagens e três desvantagens do uso da internet em processos educacionais e no mundo atual e EXPLIQUE-AS, construindo argumentos para cada um dos elementos apontados por você.
Com a influência do avanço tecnológico em âmbito mundial, a internet tem como alvo principal a disseminação da comunicação. A internet torna tudo bem mais próximo e acessível entre as pessoas, faz com que a informação chegue em tempo real a todos, o que nos permite explorar, ampliar e trocar novos conhecimentos com pessoas de culturas diferentes. Essas informações diversificadas sobre dados econômicos, políticos e sociais também contribuem para o avanço de muitas áreas do saber.
Com o intuito de ser uma grande aliada no desenvolvimento dos processos educacionais, assim como no campo cientifico, a internet contribui na construção de um pensamento mais crítico, diversificado e com possibilidade de constante mudança, pois hoje, por exemplo, se há uma nova descoberta num determinado campo de estudo realizado em algum país, o restante do mundo passar a ter conhecimento dessa novidade quase que em tempo real.
Podemos destacar também como vantagem no uso da internet, a possibilidade do estudo a distancia (EAD), a tendência atual é aliar a tecnologia e a educação e, em virtude desta nova realidade, há uma grande procura por este método de ensino, o que tem sido uma grande ferramenta na formação de jovens e adultos.
Porém a internet tem suas desvantagens, uma delas é a forma desigual com que se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas ou chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões. Essas regiões afetadas, por exemplo, não serão amplamente beneficiadas numa educação com método a distancia. Outra desvantagem, também referente à desigualdade, está no ritmo e no direcionamento dos fluxos de informações. Algumas regiões, principalmente aquelas pertencentes a países desenvolvidos, conseguem expandir mais facilmente seus valores e suas informações, algo que não ocorre com regiões mais periferizadas. Assim, por exemplo, as culturas dos países desenvolvidos serão facilmente reconhecidas em todo o planeta, já outras culturas são marginalizadas porque seus locais de origem não conseguem transmiti-las pelos meios de expansão da globalização.
Podemos destacar também como sendo desvantagem, o grande fluxo de conteúdo sem fundamento ou comprovação cientifica. É tanta variedade que o individuo muitas vezes perde o foco e não consegue discernir quais abordagens são ou não superficiais, o que prejudica no desenvolvimento de seus estudos.
Por fim, além das desvantagens supracitadas, o maior erro para o desenvolvimento educacional, é o uso da internet para fins de roubo de informações, o que é considerado crime. Além de não acrescentar conteúdo na pesquisa; o que seria a construção dum conhecimento, o ponto de partida para um novo conceito, torna-se apropriação indevida, e isso é plágio. Pois, o autor e a obra sempre devem ser citados quando forem usados como fonte de pesquisa.

Outros materiais