Buscar

AD2 Gestão de Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://www.proppi.uff.br/posgraduacao/sites/default/files/logo_uff_brasao.jpg" \* MERGEFORMATINET ���� INCLUDEPICTURE "http://www.revistaon.com.br/images/stories/cidade/tresrios/2010/junho/inscricoes_cederj.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Aluna: Juliana Cristina Ribeiro Matrícula: 17113110247
AD2 – 2017/2
Gestão de Marketing
Com base na leitura do Texto04 (FROEMMING, L. O composto de marketing no setor público. In: FROEMMING, L. Marketing público Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2009.), faça uma análise dos 4P´s para um produto (bem ou serviço) público (a sua escolha):
Descreva o Produto (em seus 3 níveis - central, real e ampliado);
Aponte a estratégia de adequação de Preço e a descreva; Classifique em termos de Incentivos/Desincentivos Financeiros;
Defina o Canal de Distribuição/Acesso e no que concerne a escolha dos canais; 
Defina as Estratégias de Comunicação utilizadas.
 
Segundo Froemming, é de grande importância a adoção do marketing no âmbito da gestão pública, sendo que a esfera que tem autonomia de decisão e estuda as bases do gerenciamento de marketing dentro de uma organização é denominada Mix de Marketing ou também chamada de 4Ps. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Portanto, um programa eficaz de marketing reúne todos os elementos do Mix de Marketing de forma coordenada, destinado a atingir os objetivos de marketing da organização através da oferta de um serviço de qualidade aos usuários.
Creche Pública
PRODUTO – Com os avanços da vida moderna e a crescente necessidade do aumento da renda familiar, muitas famílias têm que deixar seus filhos em creches para que possam exercer outras atividades, como por exemplo, trabalhar. Com isso, mais frequentemente o serviço de creche se torna necessário para atendimento dessa demanda. Portanto, as creches exercem hoje importante papel educacional para crianças de até três anos de idade.
Após uma pesquisa pública, a Prefeitura decidiu investir dinheiro arrecadado de impostos na construção de uma creche para atender a população mais carente do bairro X. Normalmente o perfil dos usuários que desejam colocar seus filhos na creche pública são famílias que apresentam algum tipo de vulnerabilidade decretada em lei (como crianças em risco familiar); e/ou famílias com baixa renda per capita ou nenhuma renda declarada. Nesse caso são as famílias que apresentam dificuldades para pagar uma babá ou até mesmo uma creche particular devido os altos custos desse serviço.
PRODUTO CENTRAL – Prestação de serviço educacional à comunidade de baixa renda local e estendido a outros bairros próximos a localização das instalações; ofertando vagas para crianças a partir de 6 (seis) meses até os 3 (três) anos e 11 meses  de idade. A creche também conta com uma estrutura adequada para receber crianças portadoras de necessidades especiais.
PRODUTO REAL – Envolvem todos os processos internos da creche e as atividades das quais a criança terá direito a usufruir, tais como:
Instalações ampla e aconchegante; com boas condições de ventilação e iluminação; com paredes pintadas ou revestidas com material lavável; com piso de material de fácil limpeza; mobiliário de dimensões e características que proporcionem conforto e segurança às crianças atendidas. Todas essas características são capazes de transmitir uma imagem positiva a todos àqueles que passem pela creche (desde a passagem gradativa da criança, deixada pelos pais aos cuidados da creche até os visitantes);
Espaço destinado para reunião com pequenos grupos de pais, onde possa também publicar avisos, exposição de fotos, desenhos e atividades realizadas pelas crianças. Possui uma decoração aconchegante com cadeiras, bancos ou sofás, além de ter sempre a disposição uma agenda para anotações e recados que os pais desejem fazer a direção;
Acompanhamento psicológico e com assistente social constantemente, tanto para as crianças quanto para os pais e responsáveis (quando for constatada necessidade);
A creche também conta com o apoio pedagógico, com atividades certas para cada etapa desenvolvimento da criança, onde a ela terá a seu dispor brinquedos, jogos, papéis, lápis, tintas, etc;
Sala de atividades será um espaço para atividades especiais, que possibilite a instalação de equipamentos de suporte utilizados nas atividades recreativas, educacionais, com estimulação psicomotora, etc. (narrativa de histórias, projeção de filmes e slides, teatrinho de vara, fantoches, sombras, danças, audição de músicas, brinquedos cantados, atividades típicas de educação física e atividades sociais);
A área externa, com parte obrigatoriamente coberta, com piso de vegetação natural, destinada à recreação dirigida, ao lazer e à prática de educação física e jardinagem. Seu piso pode ser natural ou revestido;
Salas adequadas a cada faixa etária, com área para “hora do descanso” e local para banho e higiene das crianças, com instalações sanitárias destinadas aos alunos de uso exclusivo das crianças, adequadas à faixa etária, e em número suficiente;
Refeitório apropriado para servir grandes quantidades de refeições várias vezes ao dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, janta);
Higiene no preparo das refeições que serão feitas com alimentos saudáveis e a supervisão de nutricionistas;
Área de serviços adequada para o bom desenvolvimento das atividades da organização: despensa, cozinha, lavanderia, copa, além do vestiário para colaboradores.
PRODUTO AMPLIADO – Além das atividades básicas e essenciais de qualquer instituição educacional, a creche pública ofertará aulas (não obrigatórias) de natação; balé; capoeira e judô às crianças matriculadas e as quais os pais tenham interesse de participar.
A creche também disponibilizará transporte público (van) aqueles alunos que comprovadamente não tenham condições (físicas ou econômicas) de se locomover de suas residências até a creche.
E contará com os serviços de saúde bucal para todas as crianças matriculadas.
PREÇO – A creche por ser uma instituição pública não terá fins lucrativos, então o meio financeiro mantenedor principal da creche pública será o dinheiro dos impostos municipais revertidos para o pagamento dos custos da instalação, dos profissionais, dos alimentos, materiais de limpeza e secretaria, além dos produtos de higiene pessoal das crianças; todos eles fornecidos pela prefeitura. 
Já os incentivos fiscais que compreendem formas variadas de dispensa de impostos, como adiantamentos, deduções, créditos, isenções ou taxas preferenciais, podem ser considerados como uma ideia de que a receita que poderia ser coletada pelo governo, não será, beneficiando assim a creche pública, por isso podemos citar a isenção do pagamento do IPTU sobre as instalações da creche; e a isenção do pagamento do IPVA da Van escolar. 
Já a pessoa jurídica poderá destinar recursos para os Fundos da Criança e do Adolescente municipais. Cada fundo é gerido por um conselho formado por representantes do poder público e da sociedade civil. O Doador deve comunicar-se com o conselho escolhido e pedir instruções de repasse. Apesar de o procedimento variar dependendo do Conselho, o repasse é simples. Preenche-se um formulário e há emissão de comprovante, o qual poderá ser utilizado para dedução do valor doado do IR, até o limite de 1% do valor devido, válido apenas para as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real. Micro e pequenas empresas que optem pelo Simples não podem deduzir estas doações. A creche também terá a colaboração de instituições privadas, as quais o município dá benefícios fiscais àquelas que fazem as doações significativase mensais à instituição. 
Aos pais e responsáveis que tenham suas crianças matriculadas e com frequência regular, terão o benefício em seus empregos dos incentivos financeiros, os quais estimulam as crianças a frequentarem a creche, recebendo abono por filho matriculado.
Já a creche em parceria com empresas locais que reciclam lixo, incentiva de forma não financeira, os pais e responsáveis e estendido a comunidade, a terem uma visão ambiental sustentável, com a coleta seletiva.
PRAÇA – A localização da creche se encontra no bairro X, pois em pesquisa pública foi o bairro do município que mais necessitava da instalação do novo empreendimento público. E também por ser de fácil acesso e com transporte público com itinerário na rua, servindo assim, para atender aos demais bairros próximos.
A PROMOÇÃO – A prefeitura informa a sociedade sobre o novo projeto, desde a pesquisa pública, passando por todos os processos da construção, até sua inauguração e o cotidiano da creche por meio do site de transparência da prefeitura. Também buscar informar a sociedade por meio da fan page no facebbok do prefeito e também nos meios de comunicação locais: jornal impresso; rádio; televisão, etc...

Outros materiais