Buscar

AD1 História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 01 – AD1 – 2017.1
Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva	
Aluna: Lucília do Nascimento Martins
Matr.: 16212080245
Polo: Paracambi 
Cidade onde reside: Belford Roxo 
1ª Questão:
Observando a pintura sobre a 1ª missa no Brasil, de Victor Meirelles, percebem-se elementos da composição que demonstram os esforços dos jesuítas para educar-catequizar os povos nativos do Brasil. Associando-os à leitura do texto da primeira aula, “Educação jesuítica: contexto, surgimento e desdobramentos”, de Carin Carvalho, essa questão propõe que seja feita uma análise do projeto de educação jesuítica na América Portuguesa, buscando:
Entender o projeto da Companhia de Jesus no contexto das Reformas Religiosas europeias; 
Os objetivos dos jesuítas era  propagar a doutrinação do catolicismo para as regiões recém descobertas. Catequizar os índios, transmitindo-lhes a língua do colonizador (Português), os costumes europeus e a religião católica, promovendo missões evangelizadoras e regras educacionais, tais como, controle do corpo, disciplina e memorização. Difundir o catolicismo evitando o avanço do protestantismo. A Companhia de Jesus buscava um resgate da hegemonia da Igreja Católica, uma ferramenta criada pela Contrarreforma. 
Articular a ação educativa dos jesuítas com o projeto colonizador do Estado português; 
A ação educativa dos jesuítas com o projeto colonizador do Estado português se deu através da “disciplinarização”, pois assim, teriam a mão de obra indígena. Com isso, a ação educativa facilitaria na colonização. Entretanto, o primeiro objetivo era a obra da catequese, porém cedeu lugar a educação da elite. A educação jesuítica acabou empreendendo-se na formação da elite letrada no Brasil, embora sua principal missão fosse à conversão dos índios.
Identificar dois momentos da educação jesuítica recuperando seus métodos, propostas e finalidades. 
A educação jesuítica passou por dois momentos principais. A primeira  iniciou em1549 com a chegada dos jesuítas e durou até 1570, com o objetivo de catequização para os nativos. A segunda fase seguiu a característica da proposta pedagógica com a orientação do Real Colégio das Artes de Coimbra, chamava-se Ratio Studiorum, um manual de instrução que tinha como concepção uma pedagogia tradicional, com a meta de na formação do homem perfeito, um bom cristão. 
A educação jesuítica visava à formação do individuo por meio de um conteúdo que defendia ascensão social de um pequeno grupo, uma política ligada a manutenção da ordem. Uma formação da classe dominante, preparada para o trabalho intelectual, de acordo com o modelo religioso católico. 
Educação para os nativos: Catequização
Educação para a elite: levar ao ensino acadêmico
2ª Questão: 
No texto “A construção da escola pública no Rio de Janeiro imperial” de Tereza Fachada Levy Cardoso, temos alguns aspectos da formação da escola pública brasileira. Entre outras afirmações, a autora nos diz: “educação pública não significava educação popular, comprometida com a cidadania e a constituição da nacionalidade” (2003, p. 10). Sobre a discussão, disserte, com base no texto, sobre os pontos destacados abaixo:
As características da educação após a expulsão dos jesuítas, a partir da segunda metade do século XVIII;
No século XVIII com a reforma educacional promovida por Pombal, os jesuítas foram expulsos tirando o comando da educação das mãos dos mesmos, passando para o Estado. As aulas régias foram criadas, sendo elas aulas independentes, com um único professor, sem articulação com outras disciplinas.
Os cruzamentos entre os debates sobre cidadania e aqueles sobre garantia à educação; 
Os debates sobre cidadania estariam em torno da definição de cidadão. Cidadão Ativo seria aquele com direitos políticos e civis, e Cidadão Passivo teria somente direitos civis. A diferença entre as duas categorias seria o exercício do voto. A propriedade seria o ponto principal para atividade cidadã.
A importância da Lei de 15 de outubro de 1827 para a escola pública do início do século XIX; 
Lei que instituiu um mesmo programa de ensino para todos no país, moldando a escola nacional, sem obrigatoriedade. Porém, a educação pública não era direito de todos. 
As mudanças promovidas pelos Ato Adicional de 1834 na educação nacional. 
O Ato Adicional é visto como fator determinante na definição das políticas de instrução pública, pois cada Província, a partir de então, tinha autonomia para se organizar ao seu modo, descentralizando o ensino primário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes