Buscar

ARTIGO DE OPINIÃO - MAIORIDADE PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A redução da maioridade penal é uma tentativa de esconder os problemas e não resolvê-los 
A redução da maioridade penal tem se tornado um tema polêmico na vida social da população, de fato, a maioria da população é a favor de tal ato. Porém o endurecimento de punições aplicadas a adolescentes infratores não é solução para reduzir a prática de atos equivalentes a crimes por pessoas de 12 a 18 anos. Pelo contrário, a cadeia é hoje uma escola para delinquentes. Reduzir a maioridade penal seria uma tentativa de esconder o problema, mas não resolvê-los, já que de imediato, é impossível resolver tais causas. 
É uma grande falácia o que é pré-estabelecido pela Lei de Execução Penal, onde deixa claro, que a função do sistema carcerário é a ressocialização do condenado. A pena deve ser a última alternativa, como o Direito Penal, essa pena de prisão deve ser apenas para os que são sujeitos a inviabilizar nossa vida em liberdade e para infrações mais graves. As penitenciárias precisam de soluções que diminuam o número de detentos e não aumentem. Hoje, encontram-se problemas como superlotação, falta de política de ressocialização, falta de separação entre presos com penas leves e pesadas, falha na aplicação de penas da justiça criminal e a falta de política pública para o egresso. Então, de fato, se jovens menores de 18 anos entrarem em lugares como esses, sairiam mais violentos e acabaria com qualquer esperança de uma ressocialização do detento, e sim, aumentaria o número de infrações cometidas por eles. E a busca é por uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais.
Na tentativa de resolver esses problemas, já foram criadas leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente, que se postas em pratica serviriam como soluções. Existem formas de punição encontrados no ECA, que são mais eficientes, como as seis medidas para punição do adolescente que violar a lei. Então, podemos constatar que o problema não se encontra na lei em si, mas sim na capacidade e recursos usados em sua aplicação.
Um dos grandes problemas da criminalidade seria que nenhuma política criminal substitui políticas públicas de emprego, salário digno, moradia, saúde, lazer, escolarização etc. Deixando de lado a democracia real. Todavia, diante da realidade atual, não há a possibilidade de uma resolução imediata de problemas tão abrangentes e compostos. Porém, devemos buscar alternativas que possam, ao menos, amenizar o problema da criminalidade. Mas para isso, devemos, primeiramente, deixar de ser hipócritas e admitirmos o fracasso na aplicação das leis que serviriam de integração social para adolescentes que embarcam no mundo criminoso. A solução para isso seria a disponibilidade de recursos e de vontade para que se concluísse, de fato, a democracia real.

Continue navegando