Buscar

APOL 1 (Controle Interno e Externo da Administração Pública)

Prévia do material em texto

Nota: 100
Disciplina(s):
Controle Interno e Externo da Administração Pública
Gestão de Políticas Públicas
Questão 1/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
É necessário não confundir a provisão de bens públicos com a produção de bens públicos. A provisão diz respeito a necessidade de o governo providenciar, regular ou dispor de bens e serviços públicos à sociedade, mas isso não implica que a produção deve ser feita diretamente pelo Estado ou por meio da estrutura estatal. (CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta relativa à provisão de bens públicos:
Nota: 20.0
	
	A
	Consiste na decisão social sobre o que produzir, quando produzir e com que recursos produzir.
	
	B
	Consiste na decisão político-administrativa somente sobre o que produzir.
	
	C
	Consiste na decisão de empresas privadas sobre o que produzir, quando produzir e com que recursos produzir.
	
	D
	Consiste na decisão político-administrativa sobre o que produzir, quanto produzir e com que recursos produzir.
Você acertou!
A provisão pública consiste na decisão político-administrativa sobre o que produzir, quanto produzir e com que recursos produzir.
Referência: CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 34.
	
	E
	Consiste na decisão popular sobre o que produzir e quando produzir.
Questão 2/5 - Gestão de Políticas Públicas
A “crise do Estado” ocorrida no Brasil se tornou clara a partir da segunda metade da década de 1980, e foi diagnosticada por Bresser Pereira com três componentes  principais: a) fiscal, que diz respeito ao desequilíbrio das finanças públicas; b) o modo como o estado intervém na economia; e c) a forma como o Estado é administrado. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo I).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, pode-se dizer que o terceiro componente diagnosticado por Bresser Pereira, qual seja, a forma como o Estado é administrado, é o mais importante dentre os três componentes da crise do modelo de Estado.
Analise se em relação a este terceiro componente (forma como o Estado é Administrado) as proposições a seguir são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
(  ) encontra-se capturado por interesses privados.
(  ) a burocracia apresenta baixa ou nenhuma qualificação.
(  ) há clientelismo, fisiologismo, nepotismo.
(  ) a governança e governabilidade em evolução.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
Consta em bibliografia da disciplina quadro explicativo sobre “a crise no modelo de Estado e seus componentes”, o qual identifica o componente da crise relativo a forma como é administrado o Estado da seguinte maneira: efeitos característicos (encontra-se capturado por interesses privados, burocracia com baixa ou nenhuma qualificação); disfunções produzidas (clientelismo, fisiologismo, nepotismo, empreguismo elevado, rente-seeking, governança e governabilidade precários).
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 33 a 35)
	
	E
	F, V, F, V
Questão 3/5 - Gestão de Políticas Públicas
Nas últimas décadas e na esteira da crise de Estado, em alguns países, distorções relacionadas ao grau de desempenho da burocracia pública levaram ao surgimento do estereótipo do burocrata ou da burocracia, visto como algo emperrado que não funciona. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012,  capítulo I).
Segundo Queiroz (2012), é necessária uma burocracia treinada para assegurar à sociedade e aos próprios políticos que as decisões ocorram sempre orientadas para o interesse público e não sejam influenciadas ou determinadas por interesses ilegítimos. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo I).
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta relativa a burocracia treinada:
Nota: 20.0
	
	A
	tem adequada independência, autonomia e é portadora de “espírito público”, sendo uma instituição imprescindível ao Estado democrático de direito.
Você acertou!
Uma burocracia treinada, bem remunerada, com adequada independência, autonomia e portadora de “espírito público” é uma instituição imprescindível ao Estado Democrático de Direito.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 57.
	
	B
	não tem independência ou autonomia, mas faz parte do Estado democrático de direito.
	
	C
	é lenta para poder analisar com exatidão o interesse público e alcançar o bem comum
	
	D
	assegura que os interesses sejam primeiramente para o Estado, e após para o bem comum.
	
	E
	assegura que os interesses sejam primeiramente para o Estado, após para os particulares, e após para o bem comum.
Questão 4/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
... De uma perspectiva histórica, verifica-se que a administração pública evoluiu através de três modelos básicos que se sucederam no tempo, sem, contudo, serem completamente suplantados: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial ... O primeiro modelo implementado na administração pública brasileira foi a patrimonialista ... surge na segunda metade do século XIX, a administração pública burocrática.... na segunda metade do século XX , principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, temos a administração pública gerencial.
(CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 34, 35, 36)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito a administração pública gerencial analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) denominada empreendedora
( ) preocupa-se com a eficiência do Estado
( ) busca o gerenciamento dos custos e qualidade dos serviços públicos
( ) reduz custos, torna mais eficiente a administração de bens/serviços públicos
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V
Você acertou!
A administração pública gerencial, denominada empreendedora, por Osborne e Gaebler, preocupa-se com a eficiência do Estado – busca o gerenciamento dos custos e a qualidade dos serviços públicos ... Matias-Pereira (2007) lembra que a administração pública gerencial surgiu como estratégia para reduzir custos, tornar mais eficiente a administração de bens/serviços públicos
Referência: CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 37
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, V
	
	E
	F, V, F, V
Questão 5/5 - Gestão de Políticas Públicas
Conforme Queiroz (2012), o que tem sido denominado falhas de governo é essencial para o entendimento das dificuldades existentes, principalmente nos países em que as instituições democráticas ainda não são suficientemente sólidas, caso da maioria dos países em desenvolvimento... (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012capítulo I).
As falhas de governo inserem-se no âmbito de uma teoria desenvolvida a partir da década de 1960, então, de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas assinale a alternativa correta que apresenta esta teoria relativa as falhas de governo.
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria da razão públicaB
	Teoria da falha pública
	
	C
	Teoria da escolha particular
	
	D
	Teoria da escolha pública
Você acertou!
Analisamos que o que tem sido denominado falhas de governo é essencial para o entendimento das dificuldades existentes, principalmente nos países em que as instituições democráticas ainda não são suficientemente sólidas, caso da maioria dos países em desenvolvimento, e para o necessário avanço na qualidade de suas políticas públicas.
As falhas de governo inserem-se no âmbito da teoria da escolha pública, desenvolvida a partir da década de 1960, principalmente por James McGill Buchanan (1919-), que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1986, e Gordon Tullock (1922-), que, juntos, publicaram The calculus of consent (1963), considerada por muitos como a obra que deu origem a teoria da escolha pública.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 38
	
	E
	Teoria da visão particular

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes