Buscar

Ácido Fólico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ácido Fólico:
(Tradução de parte do artigo presente no site do mestre e PhD, editor do Serviço de Notícias da Medicina Ortomolecular e membro do conselho editorial do Jornal de Medicina Ortomolecular, Andrew W. Saul, em 15/02/2016.)
"Folium" em latim significa folha. O ácido fólico contém três partes: ácido glutâmico, ácido pteróico e ácido para-aminobenzóico (PABA). O ácido fólico é uma importante coenzima no seu corpo o que ajuda a transportar unidades de carbono relacionadas e necessárias para a síntese de purinas e pirimidinas contendo nitrogênio, as quais são essenciais para a síntese de nucleótidos... que compõem o seu RNA e DNA. O folato também é necessário para sintetizar a heme (a parte não proteica que contém ferro da hemoglobina) para as células vermelhas do sangue.
 
Pouquíssimo ácido fólico causa anemia megoblástica nutricional (que são grandes células vermelhas imaturas no sangue que não conseguem transportar o oxigênio adequadamente). Isto é especialmente importante durante situações de crescimento, tais como a gravidez e a infância.
 
Vacas obtêm bastante ácido fólico, porque comem muita folhagem (folhas verdes, como o pasto). Elas também são felizmente livres de um "ladrão" silencioso de folato: a pílula anticoncepcional. Contraceptivos orais aumentam dramaticamente (pelo menos o dobro) a necessidade de ácido fólico nas mulheres. Doenças, em geral, aumentam a necessidade de ácido fólico.
 
Meninas adolescentes, em particular, são susceptíveis a apresentarem deficiências de ácido fólico (Williams, 6ª, p 245) Por que? Porque os alimentos que são fontes de folato são muitas vezes bastante impopulares. Eles são:
1. vegetais folhosos verdes (Os adolescentes AMAM estes. Só que não.)
2. carnes de órgãos ( "Legal!")
3. aspargos ( "McAspargos! O meu fast food favorito!")
 
É provável que, durante o período de crescimento pré-adulto, quando elas mais necessitam, as adolescentes não estejam obtendo a quantidade adequada de ácido fólico através da alimentação. Adolescentes do sexo feminino atingindo a menarca (início da menstruação) são, portanto, desnutridas. A subnutrição do folato é provavelmente um dos fatores da endometriose.
Outros nutrientes que Dr. James F. Balch recomenda para a endometriose incluem a vitamina C em quantidade, vitaminas do complexo B, os ácidos graxos essenciais (encontrados na lecitina ou no óleo de prímula), ferro, iodo, cálcio e magnésio (Balch, p 167).
Sua argumentação concisa a respeito da endometriose (páginas 165-168) inclui uma discussão da teoria de que a endometriose possa realmente ser uma "deficiência congênita não reconhecida." Se isso for verdade, a correção cirúrgica pode ser necessária. Mas, da mesma forma, se for verdade, a prevenção deve ser enfatizada. Uma vez que não há dúvida alguma de que a desnutrição causa defeitos de nascimento, uma revisão da alimentação faz sentido. O que é bom para as novilhas é bom para os seres humanos. Eu voto para uma dieta similar a dos bovinos.

Outros materiais