Buscar

2010 1 AD2 de gestao de marketing II gab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD
Gestão de Marketing II 
Marco Antonio Ferreira de Souza
Avaliação
1 - Quais são as principais decisões a serem tomadas na gestão de um composto de produto?
De acordo com a Aula 1 desta disciplina, página 14, as principais atividades para gerenciar o composto de produto de uma empresa são:
• administrar compostos e linhas de produtos;
• desenvolver marca;
• desenvolver embalagens e rótulos.
2 – Fale sobre os tipos de marca
Na aula 1, página 32, aborda-se o tipo de marca a ser colocada. Nesse item da aula é dito que as marcas podem ser criadas baseadas em imagem, funcionalidade e experiência.
• Marcas funcionais: produtos com esse tipo de marca são comprados para satisfazer as necessidades funcionais dos consumidores. As marcas funcionais estão intimamente ligadas a produtos que fazem parte do dia-a-dia dos compradores, facilitando-o e elevando sua qualidade de vida. São marcas, por exemplo, de máquinas de lavar, remédio para dor de cabeça, carros etc.
Marcas de imagem: desenvolvem valor principalmente por meio da projeção de uma imagem significativa para o consumidor. São marcas utilizadas em produtos pertencentes a categorias difíceis de diferenciar, em que a qualidade é difícil de ser avaliada ou cujo consumo seja evidente. Por isso, oferecem um conjunto único de associações e imagens (distintividade) e transmitem personalidade e símbolos valorizados pelos compradores.
Marcas de experiência: preocupam-se com os sentimentos dos consumidores ao interagirem com a marca. Essa experiência é criada em conjunto pela marca e pelo consumidor na hora em que o produto é consumido. Conseqüentemente, é única e pessoal.
3 - E comumente dito que os canais de distribuição são a fronteira para ganhar competitividade na complexa briga de produtos e marcas em todas as categorias de produtos disponíveis. É onde ainda há chance para real diferenciação, dizem os profissionais de marketing, numa referência ao fato de que produto, preço e comunicação são ações que podem ser copiados facilmente pelos concorrentes. Algumas perguntas emergem quando se considera esse fator:
Essa realidade pode ser aplicada a todas as categorias de produto, indistintamente? 
Aqui o aluno deve colocar a opinião dele. Por exemplo, ele pode mostrar que sim, que as ações de canais de marketing, como aprendido na Aula 3, dão oportunidade real para tornar competitiva toda e qualquer categoria de produto. Principalmente por ser dito na aula que as empresas deixam de gerenciar com mais cuidado as relações no canal de distribuição, o que acaba interferindo na maneira como o produto é vendido lá na ponta. Ou, o que é pior, as empresas não conhecem ou não se importam com a experiência de compra e consumo que os indivíduos tem ao procurar os produtos dessas empresas. Ele poderia complementar dizendo que a saída é buscar a implantação de relações como as que ocorrem nos sistemas verticais de marketing.
O que você aponta como ação de canal de marketing apropriada para cada tipo de categoria de produto para que se ganhe essa competitividade?
Aqui o aluno daria sua opinião sobre o que fazer em termos de canal de marketing para os tipos de bens/produtos estudados na Aula 1, paginas 17 e 18.
O que é um Sistema Vertical de Marketing (SVM)?
um canal que é administrado centralmente a fim de obter maior eficiência e impacto em Marketing. Esses sistemas surgem como resposta estruturada das empresas aos problemas de relacionamento, determinação, objetivos e motivação dentro da comercialização. O foco está no desempenho do canal com um todo (Kotler e Armstrong, 2003), dado que os sistemas convencionais têm fraco desempenho devido ao desinteresse dos atores ou ao fato de uma empresa querer maximizar seus ganhos sem considerar o ganho dos outros membros. O SVM é uma lógica de organização das atividades comerciais baseada em mecanismos e procedimentos formais para atribuição de metas, papéis e de resolução de conflitos. 
o SVM consiste de fabricantes, atacadistas e varejistas que atuam como um sistema unificado, em que um membro é dono dos outros ou trabalha com eles sob contrato ou tem poder suficiente para obter cooperação.
		
O aluno deveria responder o que é um SVM Corporativo (ou
Empresarial), SVM Contratual ou SVM Administrado.
Os SVM se adequariam bem à proposta de oferta de serviço ao cliente para bens de especialidade e de compra comparada?
Nesta resposta o aluno deveria demonstrar que para esses tipos de bens, cujas compras solicitam mais do comprador em função da complexidade e do preço, quanto mais ingerência a empresa tiver sobre a experiência de compra melhor será para ela. Os sistemas que fornecem essa maior ingerência são os SVM’s Empresariais e Contratuais.
4 - Comente os fatores a serem considerados quando as empresas pensam sobre os preços dos seus produtos.
Na Aula 2, página 11, são encontrados os seguintes fatores:
• o comportamento do consumidor e sua sensibilidade ao preço; 
• como o mercado está segmentado; 
• a influência das forças do macroambiente; 
• o ciclo de vida do produto; 
• a concorrência. 
• objetivos estratégicos; 
• o cliente-alvo (quem);
• o posicionamento do produto (como);
• refletir a posição competitiva (a empresa é líder de mercado? Tem participação dominante? Ou é uma participação mais fraca?).
5 - Quais são as abordagens de precificação?
Aqui o aluno deveria falar das abordagens constantes na Aula 2, página 22.

Outros materiais