Buscar

Relatório de química geral 4

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA – UFOB
CAMPUS REITOR EDGARD SANTOS
CURSO: NUTRIÇÃO
THAYS DJOVANESSA DIAS PEREIRA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
BARREIRAS, 18 DE AGOSTO DE 2017
THAYS DJOVANESSA DIAS PEREIRA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Relatório apresentando desfecho do experimento realizado em laboratório na disciplina prática de Fundamentos de Química Geral.
Prof. Gabriel Fateicha
BARREIRAS, 18 DE AGOSTO DE 2017
RESUMO
	
Este trabalho apresenta o desfecho da prática de teste de chamas, realizada em laboratório e consequentemente os resultados observados por meio da discencia através dos experimentos.
Palavras-chave: Relatório Experimental. Experimentos. Chama.
 INTRODUÇÃO
Durante toda a história da humanidade, o ser humano sempre possuiu a curiosidade de entender tudo o que ocorre no espaço ao seu redor. Buscando desde sempre respostas para suas inquietações, inclusive no espaço químico e físico. 
Uma das pessoas que desenvolveu essa curiosidade de encontrar respostas foi o químico Niels Bohr, que durante toda a sua carreira realizou diversos experimentos, até chegar no que aqui foi proposto, o teste de chamas.
Segundo a teoria de Bohr, foram elaborados por ele três postulados que afirmam, respectivamente, o seguinte: “Enquanto o elétron está numa determinada órbita, sua energia é constante.”, “Se o elétron receber energia suficiente, ele saltará a uma órbita com energia superior.”, “Ao retornar a sua órbita de origem, o elétron emite, na forma de ondas eletromagnéticas, a mesma quantidade de energia absorvida.”.
Sendo assim, quando o elétron salta para a outra órbita com energia superior, ele é excitado, e quando volta ao estado fundamental do átomo, emite luz (ondas eletromagnéticas).
	Quanto a diferença das cores, isso se dá porque cada átomo é formado por diferentes elétrons em diferentes órbitas, possuindo assim diferentes energias que emitem, de acordo com os sais, distintas cores de resultados. Esse teste de chamas feito para identificar a presença de alguns íons metálicos. E de acordo com as cores emitidas por eles quando aquecidos, é possível identificar os elementos ali presentes.
Materiais utilizados:
Fio de zinco
Tubo de ensaio
Bico de Busen
Vidro relógio
Béquer
Espátula de metal
Reagentes:
Ácido Clorídrico
Água destilada
Cloreto de Bário
Cloreto de Cobre
Cloreto de Ferro
Cloreto de Potássio
Cloreto de Sódio
Objetivo:
Observar a cor das chamas de acordo com a presença dos elementos presentes nos sais.
DESENVOLVIMENTO
	Inicialmente foi disposta uma pequena quantidade de cada cloreto sobre os vidros relógios com o auxílio da espátula. O bico de Bunsen foi aceso, mergulhamos o fio de zinco no ácido clorídrico presente no tubo de ensaio, após isso envolvemos o fio no cloreto e levando à chama, repetindo o processo com todos os sais (em fios limpos), e observando a cor emitida por cada um ao ser induzido no fogo.
Os resultados obtidos foram os seguintes:
Cloreto de Bário = Verde-Limão
Cloreto de Cobre = Verde Intenso
Cloreto de Ferro = Amarelo
Cloreto de Potássio = Laranja Púrpura
Cloreto de sódio = Amarelo intenso
CONCLUSÃO
	Foram percebidas então, de acordo com a proposta as alterações que ocorrem na cor das chamas de acordo com o tipo de elemento de cada sal, e associado ao aprendizado da teoria de Niels Bohr.
Percebemos também que o experimento obteve êxito, uma vez que comparados os resultados dos experimentos à teoria, foram absolutamente compatíveis.
Observação: A comparação foi feita a partir de fotos registradas em laboratório, que não constam no relatório por eu não possuir tintas coloridas para a impressão eficiente das mesmas.
REFERÊNCIAS
http://manualdaquimica.uol.com.br/experimentos-quimica/teste-chama.htm
http://www.infoescola.com/quimica/explicacao-em-bohr-para-o-teste-da-chama/
http://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes