Buscar

Atividade 1 Sistemas Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
III PERÍODO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE PÚBLICA
ALUNA: TATIANA QUEIROZ FONSECA
Atividade 1 – Sistemas Contábeis
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, oferecem produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.
O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
Orçamentário;
Financeiro;
 Custos e 
Compensação. 
Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações a fim de subsidiar a administração pública no desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão, na avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade, na avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento e na avaliação dos riscos e das contingências.
Tanto nas entidades públicas como privada os subsistemas contábeis devem apoiar o processo de gestão, em todas as suas fases, agindo como elemento induzidor de ações que contribuam para a otimização dos resultados da empresa. 
Diante dessas informações conclui-se que os subsistemas contribuem para a eficiência e eficácia de resultados econômicos e organizacionais, além disso, os gestores necessitam dessas informações para conhecer e avaliar os resultados de suas decisões. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Haddad, Rosaura Conceição; Francisco Glauber Lima Mota. Contabilidade pública. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

Outros materiais