Buscar

TP2 SEMINARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Pesquisa 2 – TP2 – Caderno de Respostas (2017-2) 
Profa. Coord. Marina Cordeiro
Disciplina: Seminário Integrador
Nome da Atividade: Trabalho de Pesquisa 2
Nome do aluno:
Pólo: Volta Redonda - RJ Matrícula: 
(1) IDENTIFIQUE e RETIRE do artigo de OLIVEIRA e SAUERBRONN (2007), os trechos que identificam o objetivo e o interesse principal do texto. Atenção: você fará duas citações diretas!
	Oliveira e Sauerbronn (2007, p. 150) descrevem como objetivo “promover uma breve revisão do ensino superior de administração (AD) e administração pública (AP) no Brasil.” E como principal interesse do texto dizem ser: 
(...) “Recai sobre os rumos do ensino de administração e administração pública no Brasil. Mas, para tal, acreditamos ser necessário congregar as diferentes percepções e contribuições recentes de autores nacionais e internacionais sobre o tema.” (OLIVEIRA, SAUERBRONN, 2007, p. 150)
(2) IDENTIFIQUE e EXPLIQUE a justificativa apresentada pelas autoras para a importância do trabalho. 
	A justificativa do trabalho apresentada pelas autoras é a recuperação de conteúdos e conhecimentos de autores que contribuíram, como forma fundamental, para o desenvolvimento do ensino de administração. Ou seja, essa contribuição para o desenvolvimento é essencial para uma melhor qualificação de pessoas que queiram ingressar no ensino superior e mais especificamente na área administrativa, tanto na administração quanto na administração pública.
(3) De acordo com as autoras, “Recuperar os debates e contribuições desses autores apresenta algumas finalidades fundamentais ao desenvolvimento do ensino da administração enquanto área de conhecimento das ciências sociais” (OLIVEIRA & SAUERBRONN, 2007:150-151). O texto aponta três finalidades para tal; IDENTIFIQUE e APONTE que finalidades são essas.
	As três finalidades para a recuperação de debates e contribuições são: primeiro reconhecer a área como um campo de conhecimento, segundo recuperar os eixos centrais em relação ao ensino e incentivar a diversidade de visões e por último agrupar todos esses conhecimentos para um melhor desenvolvimento do ensino da administração e da administração pública.
A primeira finalidade tem o intuito de reconhecer que essa área é um campo de conhecimento, pois seus representantes estão em uma constante busca por questões que contribuam para o enriquecimento intelectual, além de uma reflexão constante sobre o tema para possíveis alterações ou até mesmo atualizações.
A segunda finalidade tem como objetivo recuperar as reflexões já feitas e ainda deixar de lado a singularidade de uma mesma visão, promovendo um pluralismo de opiniões diversificadas.
A terceira finalidade é conseguir juntar todos esses pensamentos, tanto de representantes quanto de acadêmicos, que sejam conhecimentos que sirvam para a atualidade para que assim seja possível causar uma transformação e consequentemente, um desenvolvimento no ensino da administração e da administração pública.
(4) APONTE, de acordo com as autoras, qual a finalidade do item 2 “Uma trajetória do ensino superior de administração”.
	A finalidade do item 2 é explanar os principais desafios enfrentados e as tendências da área da administração no ensino superior. Ou seja, o intuito deste item é explanar o assunto desde a origem do ensino em questão até os dias de hoje com assuntos que sejam referência na área.
(5) APONTE o contexto nacional em que se desenvolveu inicialmente o campo da administração pública no país. 
	Pode-se atrelar ao marco inicial do ensino da administração pública no Brasil, a criação da Revista do Serviço Público em 1937 e a fundação do Departamento de Administração do Setor Público (Dasp) em 1938, isso aconteceu na época do Golpe que instaurou o Estado Novo. A criação da revista tinha o intuito de divulgar as ideias e os princípios da administração, isso foi acontecendo através do Dasp, que promoveu a estruturação básica para o Estado que então se constituía. Em 1940, com o fim do Estado Novo e o declínio do Dasp, surgiu a ideia de instituir um centro de estudos, foi quando se instalou a FGV no RJ.
(6) EXPLIQUE o trecho a seguir: “Porém, a trajetória de constituição do ensino superior de administração é marcada por uma certa ambigüidade” (idem, 2007:152). 
O trecho se refere ao percurso que o ensino de nível superior da administração pois foi definida por possuir duas interpretações diferentes. Por um lado, seu início foi em parte ligada a carência por uma modernidade no Estado e de um progresso na economia do país. Por outro lado, o seu trajeto imediato refletiu em dificuldades fundamentais junto a formação do ensino superior no país. 
(7) APONTE e EXPLIQUE os elementos discutidos pelas autoras no subitem “Pontos principais nos rumos da administração”. 
Os principais pontos apontados são os elementos centrais para uma nova estrutura curricular; foco na prática e no praticante; novas estratégias de ensino e iniciativas correspondentes; iniciativas de transformação do ensino via capacitação docente.
Um elemento central na constituição de novas estruturas curriculares deve ser o protagonismo do estudante. É fundamental considerar os alunos sujeitos que devem e precisam contribuir para o enriquecimento dos temas e abordagens desenvolvidos durante a formação superior.
O elemento foco na prática e no praticamente quer que a barreira que existe entre o aluno e o professor seja superada em função da administração e o processo de educar e colocar em prática empresarial, fazendo com que os administradores já atuantes possam melhorar suas capacidades.
Novas tecnologias e a regulamentação do ensino, com a tecnologia avançando, internet, software, meios de comunicação, fez com que encurtasse a distância de acadêmicos e praticantes, tendo o ensino a distância por exemplo, e foi com que tivessem uma preocupação maior para não desregulamentar e ter um descontrole do ensino.
Uma iniciativa para a transformação do ensino via capacitação docente, é a preparação do docente para encarar e incentivar novas práticas e perspectivas de ensino no intuito de melhorar o ensino da administração, já que alguns são resistentes e críticos a essa prática, e envolver projetos e atividades que articulam pesquisa e ensino de apoio à formação e requalificação docente.
(8) Considerando a leitura do artigo, ESCREVA suas reflexões sobre o ensino à distância em administração pública e JUSTIFIQUE sua perspectiva, APRESENTANDO ARGUMENTOS. CITE pelo menos dois dados estatísticos disponíveis no item 2 em sua argumentação. 
O ensino a distância não só em administração pública, mas em todos os cursos que são oferecidos nos dias atuais são vantajosos, pois ajudou muitas pessoas a conseguirem uma graduação por exemplo, já que não exige a presença diária na sala de aula, o aluno programa sua agenda, com seus horários e ainda consegue manter contato com os docente. O curso de administração pública com a formação a distância é muito importante, faz com que o administrador seja disciplinado e organizado principalmente, é um curso que tem uma boa abrangência e o aluno tem várias possibilidades de especialização.
“O ensino de administração pública é ainda pouco debatido na academia brasileira. Se considerarmos os artigos publicados na RAP no período de 1992 a 2002, apenas 2% tinham o foco no ensino de administração pública. Porém, deve-se destacar o recente crescimento dos artigos (tanto na RAP, quanto na RAE e nos Cadernos EBAPE) que debatem os desafios e tendências do ensino de administração e administração pública no país.” (OLIVEIRA e S AUERBRONN ,2007,p.162). O curso de Administração Pública ainda é pouco debatido, mas vem tendo um considerável aumento devido a gestão pública estar buscando mais orientação, ter uma norma, para que seja de qualidade, fazendo com que todos fiquem satisfeitos com os resultados obtidos.

Outros materiais