Buscar

Fisiologia Humana Geral - ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Fisiologia Humana Geral
O que é protoplasma e qual a sua composição? Explique sua composição.
As diferentes substâncias componentes da célula são, em seu conjunto, chamadas protoplasma. O protoplasma é composto, principalmente, por cinco substâncias básicas: água, eletrólitos, proteínas, lipídios e carboidratos. 
ÁGUA: O principal meio líquido da célula é a água, presente na maioria das células na concentração de 70 a 85 por cento. É classificado como um solvente universal. 
ÍONS: Fornecem substâncias químicas inorgânicas para as reações celulares. Também, são necessários para a operação de alguns dos mecanismos celulares de controle. Os mais importantes são o potássio, o magnésio, o fosfato, o sulfato, o bicarbonato e pequenas quantidades de sódio, cloreto e cálcio. 
PROTEÍNAS: Depois da água, as substâncias mais abundantes na célula são as proteínas, que, normalmente, constituem 10 a 20 por cento da massa da célula. Essas proteínas podem ser divididas em dois tipos: as proteínas estruturais e as proteínas globulares. 
Nas proteínas estruturais, elas podem ser intracelular ou extracelular. Um exemplo de intracelular é fornecer o mecanismo contrátil de todos os músculos, e o extracelular é encontrado, principalmente, nas fibras colágenas. 
As proteínas globulares são as enzimas da célula, que contrastam com as proteínas fibrilares, são muitas vezes solúveis no líquido celular. 
LIPÍDIOS: Os lipídios são vários tipos de substâncias que são incluídos em um só grupo, devido á sua propriedade comum de serem solúveis e solventes da gordura. São insolúveis em água. Atuem como reserva de energia, isolante térmico e etc. Eles são usados para formar a membrana celular, bem como as barreiras membranosas intracelulares que separam os diferentes compartimentos celulares. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios, colesterol e triglicerídeos geradores de energia do corpo. 
CARBOIDRATOS: Os carboidratos têm pouca função estrutural na célula, exceto como parte das moléculas de glicoproteínas, mas têm participação muito importante na nutrição da célula. A quantidade, em geral, é em média, de cerca de 1 por cento da massa total, mas aumenta até 3 por cento nas células musculares. O carboidrato sob a forma de glicose dissolvida está sempre presente no líquido extracelular circundante. Também, pequena quantidade de carboidrato está praticamente sempre armazenada nas células sob a forma de glicogênio. 
Quais as principais organelas celulares? 
São os centríolos, microtúbulos, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático liso, microfilamentos, ribossomos, nucléolo, membrana nuclear, mitocôndria, lisossomo, cromossomos e DNA, membrana celular, aparelho de golgi e grânulo secretor. 
Qual a composição e como é formada a membrana celular? 
A membrana celular é revestida grande parte por lipídios e proteínas. É composta por uma estrutura elástica delgada e deformável. 
Explique a bicamada lipídica celular e qual sua importância. 
É uma fina película de lipídios, com apenas duas moléculas de espessura, contínua por toda a superfície da célula. Grandes moléculas de proteínas globulares estão inseridas, a intervalos irregulares, nessa película lipídica. Sua função é impedir a penetração da água. 
Quais as funções dos carboidratos de membrana na superfície da membrana celular? 
Muitos deles têm carga negativa, que dão as células uma superfície negativa global que repele outros objetos negativos. O glicocálice de algumas células se prende ao glicocálice de outas células, prendendo as células entre si. Muitos dos carboidratos atuam como substâncias receptoras para fixar os hormônios, como a insulina, e quando fixados, essa combinação ativa as proteínas internas presas que giram ativando uma cascata de enzimas intracelulares. Alguns radicais carboidratos participam das reações imunes. 
Quais as principais funções do retículo endoplasmático, aparelho de golgi, lisossomos, vesículas secretoras, mitocôndrias e núcleo? 
Retículo endoplasmático: Suas membranas fornecem a maquinaria para a parte majoritária das funções metabólicas da célula.
Aparelho de golgi: Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula, fazendo a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso.
Lisossomos: Formam um sistema digestivo intracelular que permite que a célula possa digerir dentro da sua estrutura celular. Tem função de renovação celular, porte de alimentos que foram ingeridos pela célula e matéria indesejada, como bactérias. 
Vesículas Secretoras: São típicas por ficar no interior das células acinares pancreáticas, essas vesículas armazenam as pró-enzimas proteicas (enzimas que não foram ativadas).
Mitocôndrias: As mitocôndrias são chamadas “usinas” das células. Sem elas, as células seriam incapazes de extrair quantidade significativa de energia dos nutrientes e como consequência, essencialmente, todas as cavidades celulares cessariam.
Núcleo: O núcleo é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas celulares. 
ATP (Adenosina Trifosfato) é uma energia liberada, é usada para sintetizar substâncias de alta energia. Então é transportado para fora da mitocôndria, difundindo-se por toda célula, para liberar sua energia onde for necessária para a realização das funções celulares.

Outros materiais