Buscar

Apostila 2018.1

Prévia do material em texto

Sumário
Homem e Sociedade
Unidade I
1 SER HUMANO, CULTURA E SOCIEDADE.................................................... 2
1.1 A relação entre indivíduo e sociedade........................................................... 8
1.2 A questão da influência da natureza sobre a cultura .................................. 11
2 O SURGIMENTO DA CULTURA................................................................... 18
2.1 A teoria da evolução ................................................................................... 18
2.2 O aparecimento do Homo Sapiens - uma espécie que trabalha ................. 21
2.3 A cultura do Homem – uma espécie que troca e se organiza .................... 27
3 O SENSO COMUM E A CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA EXPLICAM A CULTURA......................................................................................................... 36
3.1 A cultura explicada pelo senso comum ....................................................... 38
3.2 O conceito antropológico de cultura ............................................................ 39
4 A COMUNICAÇÃO HUMANA É SIMBÓLICA................................................ 49
4.1 O símbolo, o ato de simbolizar e a cultura .................................................. 50
Unidade II
5 AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS ......... 69
5.1 As mudanças de regras e valores .............................................................. 75
6 CADA POVO UMA CULTURA, CADA CULTURA UMA SENTENÇA: A DIVERSIDADE CULTURAL............................................................................. 84
6.1 A diversidade cultural ................................................................................. 85
6.2 Cultura e visão de mundo ........................................................................... 92
7 DIFERENTES CULTURAS, CARACTERÍSTICAS HUMANAS UNIVERSAIS.................................................................................................... 99
7.1 A pesquisa de campo produz o conhecimento antropológico................... 101
8 QUEM SOMOS, QUEM SÃO ELES: ADMIRAÇÃO E PRECONCEITO NA ALDEIA GLOBAL .......................................................................................... 107
8.1 Globalização e diversidade cultural........................................................... 107
8.2 Identidade cultural em tempos de globalização ........................................ 110
Unidade I
Apresentação
A Antropologia Social é uma das ciências da sociedade, voltada à compreensão do comportamento humano orientado pela cultura. 
A disciplina Homem e Sociedade baseia-se na antropologia como uma ciência fundamental para que você possa compreender como nossas relações sociais฀ são profundamente influenciadas pelo conjunto complexo que forma a cultura.
Em nossa convivência com outros, podemos perceber como os objetivos pessoais ou dos grupos aos quais pertencemos se chocam o tempo todo com limites, conflitos ou falta de compreensão. Compreender a cultura leva a uma nova postura que permite perceber nossa vida em sociedade como uma fonte inesgotável de estabelecimento de regras e padrões, e suas constantes mudanças. A isso chamamos diversidade.
Conhecer o comportamento humano da perspectiva da cultura nos possibilita analisar muitas situações de uma perspectiva enriquecida pela diversidade. Trabalho em equipe, capacidade comunicativa e desenvoltura social são habilidades que podem ser desenvolvidas conforme ampliamos a compreensão sobre acultura e a diversidade.
Você terá a oportunidade de entrar em contato com conceitos da antropologia, tais como socialização, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo cultural, identidade cultural, reciprocidade, e perceber como se aplicam à nossa vida cotidiana e ao mundo do trabalho e das relações interpessoais.
Iniciando com o conhecimento sobre as origens humanas e o surgimento da cultura, chegaremos a questões atuais como a globalização e as relações entre diferentes povos.
Objetivos gerais
Apoiada na antropologia, a disciplina Homem e Sociedade vai possibilitar o desenvolvimento de muitas habilidades profissionais e pessoais. A partir de seus conceitos será possível compreender a vida cotidiana, além de:
• Proporcionar enriquecimento social, cultural, afetivo e cognitivo ao estudante.
• Comparar, contrastar e desenvolver temáticas ou perspectivas presentes em outras áreas do conhecimento de sua formação específica.
• Proporcionar a integração e o aproveitamento de saberes, tradições e experiências dos vários membros componentes das comunidades de seu trabalho, moradia ou lazeres.
• Desenvolver capacidades como autonomia para a seleção, avaliação e utilização das informações obtidas, possibilitando uma maior capacidade crítica na tomada de decisões em vários contextos da vida.
• Ampliar a participação cidadã do estudante por meio de aprofundamento das capacidades críticas para avaliar a importância das mudanças e das reproduções de situações no mundo atual.
• Valorizar a importância da diversidade cultural, do conhecimento mútuo e da autonomia, visando incrementar a consciência da diferença e o respeito pela mesma

Outros materiais