Buscar

Células do sangue - Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Células do sangue:
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, parte líquida, na qual os primeiros estão suspensos. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemáceas, as plaquetas (fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea) e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
O sangue é principalmente um meio de transporte. Por seu intermédio, os leucócitos, células que desempenham várias funções de defesa e constituem uma das primeiras barreiras contra a infecção, percorrem constantemente o corpo, atravessam por diapedese a parede das vênulas e capilares e concentram-se rapidamente nos tecidos atacados por microorganismos, onde desempenham suas funções defensivas.
O sangue também transporta O2 e CO2, o primeiro ligado à hemoglobina dos eritrócitos e o segundo ou ligado à hemoglobina e a outras proteínas dos eritrócitos, ou dissolvido no plasma.
Composição do plasma:
O plasma é uma solução aquosa, sendo que suas principais proteínas são as albuminas, as alfa, beta e gamaglobulinas, as lipoproteínas e as proteínas que participam da coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio. As albuminas (sintetizadas no fígado) desempenham papel fundamental na manutenção da pressão osmótica do sangue. As gamaglobulinas são anticorpos e, por isso, também chamadas de imunoglobulinas.
Eritrócitos:
Os eritrócitos, ou hemáceas dos mamíferos, são anucleados e contêm grande quantidade de hemoglobina, uma proteína transportadora de O2. Sempre permanecem no interior dos vasos, ao contrário dos leucócitos.
A forma bicôncava dos eritrócitos normais proporciona grande superfície em relação ao volume, o que facilita as trocas de gases. São flexíveis, passando facilmente pelas bifurcações dos capilares mais finos. Os eritrócitos usam energia derivada da glicose.
Durante a maturação na medula óssea, o eritrócito perde o núcleo e as outras organelas, não podendo renovar suas moléculas. Após 120 dias, em média, as enzimas já estão em nível crítico, o rendimento dos ciclos metabólicos geradores de energia é insuficiente e o corpúsculo é digerido pelos macrófagos, principalmente no baço.
Leucócitos:
Os leucócitos têm a função de proteger o organismo contra infecções, são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem temporariamente no sangue. São classificados em dois grupos, os granulócitos e os agranulócitos.
Os granulócitos têm núcleo de forma irregular e mostram no citoplasma grânulos específicos. Distinguem-se três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. O núcleo dos agranulócitoss tem forma mais regular e o citoplasma não possui granulações específicas. Há dois tipos de agranulócitos: os linfócitos e os monócitos.
Os leucócitos deixam os capilares e vênulas por diapedese, passando entre as células endoteliais para penetrar no tecido conjuntivo.
Quando os tecidos são invadidos por microorganismos os leucócitos são atraídos por quimiotaxia, isto é, substâncias originadas dos tecidos, do plasma sanguíneo e dos microorganismos provocam nos leucócitos uma resposta migratória, dirigindo-se estas células para os locais onde existe maior concentração dos agentes quimiotáticos.
Neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares):
Os neutrófilos têm núcleos por dois a cinco lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. A célula muito jovem tem núcleo não segmentado em lóbulos, sendo chamada de neutrófilo com núcleo em bastonete ou, simplesmente, bastonete.
O citoplasma do neutrófilo apresenta predominantemente grânulos específicos e azurófilos. Enquanto os grânulos azurófilos (lisossomos) contêm proteínas e peptídeos destinados à digestão e morte de microrganismos, os grânulos específicos, além de possuir enzimas importantes no combate aos microrganismos, também possuem componentes para reposição de membrana e auxiliam na proteção da célula contra agentes oxidantes,
O neutrófilo é uma célula em estágio final de diferenciação, realizando uma síntese protéica muito limitada.
Eosinófilos:
Os eosinófilos são muito menos numerosos do que os neutrófilos, têm aproximadamente o mesmo tamanho dos neutrófilos e apresentam núcleo, em geral, bilobulado. A principal característica para a identificação do eosinófilo é a presença de granulações ovoides que se coram pela eosina (granulações acidófilas).
Os eosinófilos fagocitam e digerem complexos de antígenos com anticorpos que aparecem em casos de alergia, como asma brônquica, por exemplo.
Basófilos:
O basófilo tem núcleo volumoso, com forma retorcida e irregular, seu citoplasma é carregado de grânulos maiores do que os outros granulócitos, os quais muitas vezes obscurecem o núcleo.
A membrana plasmática dos basófilos, como a dos mastócitos, também possui receptores para a imunoglobulina E. Os basófilos liberam seus grânulos para o meio extracelular, sob a ação dos mesmos estímulos que promovem a expulsão dos grânulos dos mastócitos. Os basófilos também liberam citocinas e leucotrienos, que são mediadores inflamatórios.
Linfócitos:
Os linfócitos são responsáveis pela defesa imunológica do organismo, estas células reconhecem moléculas estranhas em diferentes agentes infecciosos, combatendo-as por meio de resposta humoral (produção de imunoglobulinas) e resposta citotóxica mediada por células.
Podem ser separados em dois tipos principais, linfócitos B e T, com diversos subtipos. Ao contrário dos outros leucócitos que não retornam ao sangue depois de migrarem para os tecidos, os linfócitos voltam dos tecidos para o sangue, recirculando continuamente.
Monócitos:
Os monócitos têm o núcleo ovóide, em forma de rim ou de ferradura. Devido ao arranjo pouco denso de sua cromatina, o núcleo dos monócitos é mais claro do que o dos linfócitos.
O citoplasma do monócito é basófilo e contém grânulos azurófilos (lisossomos) muito finos. A superfície celular mostra muitas microvilosidades e vesículas de pinocitose.
Os monócitos do sangue representam uma fase na maturação da célula mononuclear fagocitária originada na medula óssea. Esta célula passa para o sangue, onde permanece apenas por alguns dias, e, atravessando por diapedese a parede dos capilares e vênulas, penetra em alguns órgãos, transformando-se em macrófagos, que constituem uma fase mais avançada na vida da célula mononuclear fagocitária. Assim, o monócito faz parte do sistema mononuclear fagocitário ou sistema histiocitário.
Plaquetas:
As plaquetas são corpúsculos anucleados, com a forma de disco, derivados de células gigantes e poliploides da medula óssea, os megacariócitos. As plaquetas promovem a coagulação do sangue e auxiliam a reparação da parede dos vasos sanguíneos, evitando perda de sangue.
As plaquetas permanecem no sangue por aproximadamente 10 dias. Esses corpúsculos têm um sistema de canais, o sistema canalicular aberto, que se comunica com invaginações da membrana plasmática da plaqueta. Assim, o interior da plaqueta se comunica livremente com sua superfície, disposição que tem importância funcional por facilitar a liberação de moléculas ativas que são armazenadas nas plaquetas.

Outros materiais