Buscar

Hemocitopoese - Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hemocitopoese:
Hemocitopoese ou hemopoese é o processo de formação de células do sangue a partir de células tronco indiferenciadas comprometidas com a formação de células sanguíneas. Cada tipo de célula do sangue tem a sua linhagem própria de diferenciação: há uma linhagem eritrocítica, uma linhagem granulocítica, uma monocítica e uma linfocítica. Em cada uma destas linhagens as respectivas células-tronco sofrem mitoses e gradativamente se diferenciam em células adultas.
Além disto há o processo de produção das plaquetas as quais se originam a partir de fragmentos do citoplasma que se soltam de células denominadas megacariócitos.
Principais acontecimentos da eritropoese:
Durante a eritropoese as células tronco denominadas proeritroblastos diminuem bastante de tamanho, a cromatina dos núcleos se torna cada vez mais densa, isto é, escura e granulosa, o citoplasma é bastante basófilo devido à grande quantidade de RNA nele presente -esta célula é o eritroblasto basófilo.
 À medida que estas células se diferenciam elas iniciam a síntese de hemoglobina. Devido a isto o citoplasma passa a se corar por uma mistura de corantes basófilos e acidófilos por causa da coexistência de RNA e hemoglobina - esta célula é o eritroblasto policromatófilo.
Com a perda gradual do RNA citoplasmático as células atingem a cor de uma hemácia -é o eritroblasto ortocromático.
Nas últimas etapas deste processo o núcleo é expulso para fora da célula originando uma hemácia.
Principais acontecimentos da granulocitopoese:
A célula tronco da linhagem granulocítica é uma célula grande, com núcleo volumoso de cromatina frouxa e citoplasma basófilo, porém menos que o citoplasma do proeritroblasto. Esta célula é denominada mieloblasto. 
 Durante as etapas seguintes de diferenciação a célula diminui de tamanho, a cromatina do núcleo se torna mais densa e há o progressivo acúmulo de grânulos específicos, característicos de cada célula adulta.
 Os mieloblastos originam os promielócitos, diferentes para cada sublinhagem: promielocito neutrófilo, eosinófilo e basófilo.
Nos mielócitos os núcleos apresentam uma chanfradura, isto é, uma indentação.
 Na fase seguinte, de metamielócito, as células são bastante menores, de tamanho aproximado ao de uma hemácia ou de um neutrófilo. Seu núcleo é alongado como uma salchicha, em forma de U ou C, às vêzes um pouco retorcido. 
 As células da fase seguinte já são encontradas em pequena quantidade no sangue circulante: células com núcleo em bastão ou bastonetes. Os bastonetes neutrófilos existem em pequena porcentagem no sangue normal, o que não ocorre com os bastonetes eosinófilos.
 A última fase é aquela que corresponde às células normalmente encontradas no sangue circulante: neutrófilo segmentado, eosinófilo segmentado e basófilo segmentado.

Outros materiais