Buscar

Portifólio Estágio

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ELLEN MARQUES TAVARES
MARIELLE MARTINS
PAULO EDUARDO GOMES AGUIAR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ELLEN MARQUES TAVARES
MARIELLE MARTINS
PAULO EDUARDO GOMES AGUIAR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 Rio de Janeiro - RJ
2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado à Universidade Norte do
Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
 Rio de Janeiro 
RESUMO
O presente trabalho vem apresentar uma analise de viabilidade financeira para a abertura de um Posto de Combustível. Sabendo que todas os ramos de atividade envolvem incertezas instigou-se a fazer sobre o Posto de Combustível. A ideia surgiu devido ao grande valor agregado neste produto e que as pessoas obrigam-se a pagar, desta forma buscou-se saber quais os reais custos para tal empreendimento. Este estudo desenvolveu-se mediante revisão da literatura para o estudo dos métodos de análises de investimentos.
Palavras-Chave:Posto de Combustível. Análise de investimentos. Viabilidade
2016
RESUMO
O presente instrumento vislumbra uma analise de viabilidade financeira para a abertura de uma empresa do ramo de cosméticos; Uma perfumaria. Neste momento da economia, onde a maioria dos setores da sofre com instabilidades e incertezas, nota-se crescente avanço no mercado de cosméticos.
O fundamento para aprofundar-nos neste tema, foi à relação consumo e necessidade, pois o asseio básico faz parte do cotidiano das pessoas e independentemente de classe social, trata-se de um mercado que atende a todas as pessoas que de forma involuntária ou por real necessidade investem nesses produtos. Este estudo desenvolveu-se mediante revisão da literatura para o estudo dos métodos de análises de investimentos.
Palavras-Chave: Loja de Cosmético, Perfumaria. Análise de investimentos. Viabilidade Financeira.
LISTA DE QUADROS
Quadro 01 – Alvarás Anuais	14
Quadro 02 – Quadro de funcionários	17
Quadro 03 – Encargos Trabalhistas (valor mensal)	18
Quadro 04 – Provisões mensais	19
Quadro 05 – Demonstrações Contábeis Obrigatórias	21
Quadro 06 – Cálculo de juros sobre empréstimo	23
Quadro 07 - Estrutura Física	26
Quadro 08 – Estrutura de pessoal	28
Quadro 09 – Projeção de Compras	29
Quadro 10 – Projeção de vendas	36
Quadro 11 - Projeção do Fluxo de Caixa	37
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	7
DA ATIVIDADE E PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA EMPRESA	8
ESTUDO DAS PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE ECONÔMICA	8
Justificativa	8
Histórico	8
Tributação	9
Federal	10
Estadual	10
Municipal	11
Contribuições sociais	12
Livros Fiscais	13
Encargos Trabalhistas	14
Livros Contábeis	16
Demonstrações Contábeis	17
PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA EMPRESA	18
Estrutura de Capital	18
Estrutura Física	19
Estrutura de Pessoal	22
Projeção de Compras	22
Projeção de Vendas	23
Projeção do Fluxo de Caixa	24
CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIA	26
CONTRATO SOCIAL...................................................................................................27
A indústria de cosméticos constitui um dos segmentos mais importantes da economia mundial. Em produção, o Brasil passou ao terceiro lugar no ranking mundial e ao primeiro na América Latina. O mercado internacional de cosméticos entre todos os circuitos é estimado em US$90 bilhões, divididos entre maquiagem (19,3%), perfumes (54,7%) e demais produtos (26%). Este mercado é caracterizado por múltiplos intervenientes que vão desde gigantes internacionais a pequenos produtores regionais, que precisam incorporar, com rapidez, as inovações científicas e tecnológicas do setor.
Sendo assim, este trabalho será elaborado, tendo como finalidade mostrar a viabilidade financeira para a abertura uma empresa de Cosméticos (Perfumaria), considerando os recursos necessários e a perspectiva de mercado. Será feito uma análise desde seus custos iniciais com licenciamentos e projetos, até chegar ao seu resultado final. O trabalho compreenderá um período de três meses de acompanhamento do patrimônio da empresa, para que possa ter um resultado mais relevante.
O desígnio deste trabalho consiste em uma série de projeções como: Projeções de compras, vendas, estrutura de capital, custo de pessoal e ainda uma projeção de fluxo de caixa.
O trabalho está estruturado em quatro (4) seções além desta introdução. A seção que segue refere-se ao desenvolvimento bibliográfico, embasamento teórico do mesmo. A seção três (3) apresenta as conclusões do trabalho, na seção quatro (4) tem-se as referências e por fim os anexos que é onde encontram-se o desenvolvimento prático do trabalho.
1 INTRODUÇÃO
ESTUDO DAS PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Justificativa
As lojas de perfumes, conhecidas como perfumarias, são bem aceitas e requeridas pelo mercado consumidor. É fato que as pessoas não abrem mão de produtos relacionados à estética e com o passar dos anos, o número de consumidores apenas aumenta. Sendo assim, um excelente investimento para quem está pensando em se enveredar pelo ramo de um novo empreendimento e já possui uma verba em mãos. Hoje não se imagina a vida sem cosméticos. Cremes, loções, xampus e uma vasta gama de produtos fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhões de pessoas, mas poucos consumidores se dão conta de que sem a química os cosméticos não existiriam. Os efeitos obtidos pelos cosméticos são resultados de componentes e reações químicas cuidadosamente estudados. Na verdade, a ciência cosmética é extremamente vasta porque trabalha com a inter-relação de muitas disciplinas, como a química, a dermatologia, a biologia, a farmácia e a medicina, além de ser diretamente afetada por hábitos culturais, moda e fatores econômicos.
A indústria de cosméticos adquiriu tal dimensão hoje que seus lucros são contabilizados em bilhões de dólares.
Diante de tais fatos, instigou-se buscar novos conhecimentos sobre o assunto, verificando assim a viabilidade de instalação de uma Perfumaria, a Clean Care no município do Rio de Janeiro/RJ. Para isso optou-se pelo Comércio de esmaltes, maquiagens e perfumes, além de dermocosméticos.
Embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza, à juventude e à saúde é uma forte tendência dos hábitos e costumes modernos. Isso tem se acentuado nos últimos anos, fruto da competição e de mudanças do comportamento social, dentre elas o ingresso da mulher no mercado de trabalho, além do aumento da expectativa de vida das pessoas. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosméticos e do mercado de embelezamento. E para elaboração dos cálculos apresentados no decorrer do trabalho, as aulas de Contabilidade de Custos foram fundamentais.
Histórico
A história dos cosméticos começa com os homens pré-históricos, que há 30 mil anos pintavam o corpo e se tatuavam. Usavam para isso terra, cascas de árvores, seiva de folhas esmagadas e orvalho. Na Antiguidade, placas de argila encontradas em escavações arqueológicas na Mesopotâmia trazem instruções sobre asseio corporal, já mostrando a importância dada à higiene. Mas tudo indica que foram os egípcios os primeiros a usar os cosméticos e produtos de toucador em larga escala. Há milhares de anos eles já empregavam óleo de castor como bálsamo protetor e tinham o hábito de tomar banho usando como sabão uma mistura perfumada à base de cinzas ou argila. Também usavam o khol (pigmento preto), um minério de antimônio ou manganês; o verde de malaquita, um minério de cobre, e o cinabre, um minério de sulfeto de mercúrio, para pintar os olhos e a face.
 
Os antigos egípcios também usavam extratos vegetais, como a henna. Eles tinham caixas de toalete para guardar seus cosméticos, e enterravam os faraós junto comseus cremes e poções de beleza. No sarcófago de Tutankhamon (1400 a.C.) foram encontrados cremes, incenso e potes de azeite usados na decoração e no tratamento.
 
Na Grécia antiga os banhos eram uma prática comum, e a higiene e o asseio eram valorizados. Nos manuscritos de Hipócrates já se encontram orientações sobre higiene, banhos de sol e de água e a importância do exercício físico. As palavras cosmético e cosmética originam-se do grego kosmétikos e do latim cosmetorium, ou de Cosmus, perfumista romano famoso do século I, que fabricava o cosmianum, ungüento antirrugas de grande fama, além de vários preparados. Durante o Império Romano, um médico grego chamado Galeno de Pérgamo (129 a 199 d.C.) desenvolveu um precursor dos modernos cremes para a pele a partir da mistura de cera de abelha, óleo de oliva e água de rosas. Galeno deu o nome de Unguentum Refrigerans a seu produto, na verdade um cold cream. O creme se funde em contato com a pele, liberando a fase interna aquosa, o que produz uma sensação refrescante. A mesma fórmula ainda é utilizada atualmente nas emulsões de água em óleo.
Tributação
A Perfumaria Clean Care objeto deste trabalho, terá como foco a comercialização de produtos ligados higiene pessoal, tais como esmaltes, maquiagens e perfumes, além de dermocosméticos. Estará também a disposição dos clientes os serviços de estética tais como embelezamentos de unhas e cabelos. Assim sendo, explicitamos os impostos pagos pela perfumaria Clean Care nas esferas federais e estaduais.
Federal
Na esfera Federal à incidência dos impostos de PIS e COFINS, regime monofásico do PIS e da COFINS consiste em mecanismo semelhante à substituição tributária, pois atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia. Nesse sentido, com a edição da Lei nº 10.147/00, o Governo Federal criou o regime monofásico para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos, que tornou os importadores e industriais desses produtos responsáveis pelo recolhimento do PIS e da COFINS incidentes sobre a cadeia de produção e consumo mediante a aplicação de uma alíquota global de 12,50% e reduziu a zero a alíquota do PIS e da COFINS para revendedores e varejistas.
A Lei nº 10.147/2000 (com alterações na Lei nº 10.548/2002) criou a tributação monofásica do PIS e COFINS para produtos da indústria farmacêutica e de cosméticos. Assim, as empresas que industrializam ou importam esses produtos pagam o PIS e a COFINS utilizando alíquotas mais elevadas, permitindo às demais empresas do processo produtivo o não pagamento das contribuições. Portanto, distribuidores, atacadistas e comerciantes varejistas que revendem produtos farmacêuticos, de perfumaria, toucador e cosméticos, estão isentos do pagamento da PIS e da COFINS.
Serão aplicadas alíquotas de 2,20% para o PIS e 10,30% para a COFINS sobre as receitas com venda, pelo industrial ou importador, de produtos classificados na TIPI nas posições 33.03 a 33.07 e nos códigos 3401.11.90, 3401.20.10 e 9603.21.00.  São exemplos de produtos incluídos na lista:
- Perfumes e águas-de-colônia;
- Produtos de maquilagem para os lábios e olhos;
- Cremes de beleza;
- Xampus;
- Cremes de barbear;
- Desodorante;
- Fio dental.
Na industrialização ou importação de produtos farmacêuticos classificados nas posições 30.01, 30.03, exceto no código 3003.90.56, 30.04, exceto no código 3004.90.46, nos itens 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3006.30.1 e 3006.30.2 e nos códigos 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10, 3006.60.00, as alíquotas aplicadas serão 2,10% para o PIS e 9,90% para a COFINS. 
Contudo foi concedido regime especial de utilização de crédito presumido da contribuição para PIS e COFINS às pessoas jurídicas que procedam à industrialização ou à importação dos produtos classificados na posição 30.03, exceto no código 3003.90.56, nos itens 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3006.30.1 e 3006.30.2 e nos códigos 3001.20.90, 3001.90.10, 3001.90.90. 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10 e 3006.60.00 e na posição 30.04, exceto no código 3004.90.46, todos da TIPI, pelas alíquotas utilizadas no regime monofásico. Na prática, os produtos farmacêuticos listados neste parágrafo não pagam PIS e COFINS.
As distribuidoras de remédios e as farmácias, quando revendem os medicamentos com tributação monofásica, não pagam PIS e COFINS. No entanto, devem recolher as duas contribuições calculadas sobre as demais receitas não tributadas no modelo monofásico, aplicando as alíquotas de 0,65% e 3% (se estiver no lucro presumido) ou 1,65% e7,6% (se estiver no lucro real), para o PIS e COFINS, respectivamente.
A Lei nº 10.865/2004 disciplinou que, nas importações de alguns produtos farmacêuticos, sejam aplicadas alíquotas de 2,10% para o PIS e 9,90% para a COFINS. Nas importações de produtos de perfumaria, de toucador ou de higiene pessoal, as alíquotas são de 2,2% e 10,30%.
Em relação a dedução de créditos, a Instrução Normativa SRF nº 594, de 26 de dezembro de 2005, esclarece o assunto no artigo 26, permitindo às empresas com tributação monofásica, a dedução de créditos nos mesmos moldes permitidos para as demais empresas tributadas pelo lucro real e submetidas ao método não-cumulativo.
Sendo assim, na tributação pela modalidade do Lucro Real os impostos são calculados com base no lucro da empresa, ou seja, apuram-se as receitas, menos os custos e despesas, faz-se as adições e exclusões previstas em Lei e por fim aplicam-se as alíquotas cabíveis, de acordo com o regulamento do Imposto de Renda.
Estadual
O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal. 
O ICMS é o único imposto de competência estadual, sendo instituído pela Constituição Federal (Art. 155, II e §§ 2.º a 5º), pela Lei Kandir e a Lei Complementar 87/96, que regulamenta esse imposto. Tem como características essenciais a não cumulatividade e o fato de que o montante do tributo integra sua base de cálculo. (MACIEL, 2011).
 O imposto incide sobre:
I – operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
II – prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;
III – prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;
IV – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;
V – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos Municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à incidência do imposto estadual.
VI – a entrada de mercadoria importada do exterior, por pessoa física ou jurídica, ainda quando se tratar de bem destinado a consumo ou ativo permanente do estabelecimento;
VII – o serviço prestado no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior;
VIII – a entrada, no território do Estado destinatário, de petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e de energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou à industrialização, decorrentes de operações interestaduais, cabendo o imposto ao Estado onde estiver localizado o adquirente.
Desta forma, assim como os impostos federais (PIS/COFINS), o ICMS está embutido no valor de compra dos Produtos de Cosméticos, Perfumaria, Artigos de Higiene Pessoal e de Toucador.
Quadro 01 – Alvarás 
	 DESCRIÇÃO
	 VALOR
	Alvará de Fiscalização e localização
	R$ 744,14
	Alvará Sanitário ( Anual)R$ 75,91
	Autorização de Funcionamento de Empresas – AFE (ANVISA)
	418,66
	FUNESBOM ( Anual)
	
	Alvará dos bombeiros
	R$ 350,00
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
Conforme demonstrado no quadro 01 há também os valores anuais que se referem aos alvarás de fiscalização e localização, sanitário e ainda dos bombeiros os valores descritos foram obtidos junto à Prefeitura Municipal da cidadeem setembro/2016.
As contribuições sociais estão fundamentadas no art. 149 da Constituição, que as divide em três subespécies:
Contribuições sociais em sentido estrito;
Contribuições de intervenção no domínio econômico (CIDE), e;
Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas.
As primeiras são aquelas destinadas ao custeio da seguridade social, as segundas são as instituídas com o objetivo de regular determinado mercado, para corrigir distorções (como a CIDE sobre a importação de gasolina, diesel e gás), e as terceiras são destinadas ao financiamento das categorias econômicas ou profissionais (OAB, SESI, SENAI, etc.).
A contribuição social sobre o lucro liquido (CSLL) é uma das contribuições mais presentes para a empresas do Lucro real, está contribuição apesar de ter a mesma periodicidade de base de calculo do Imposto de Renda os dois não se confundem.
“Os artigos 6º da MP nº. 2.158-35/01 e 37 da Lei nº 10.637/02 ditam que a CSLL será calculada à alíquota de 9%, tanto para o Lucro Real quanto para o Lucro Presumido”. (FIPECAFI, 2007, p.278).
O art. 28 da Lei 9430/96 complementa ditando que a empresa optante pela modalidade de tributação Lucro Presumido deverá pagar a CSLL pelo mesmo critério, o mesmo vale para a empresa que optar pelo Lucro Real. (HIGUCHI; HIGUCHI; HIGUCHI, 2006, p.41).
Entende-se então que depois de escolhido uma forma de tributação, a empresa deverá permanecer neste mesmo critério até o fim do exercício. Daí a importância de fazer uma boa análise tributária.
2.1.3.4 Contribuições sociais
Os livros de escrituração fiscal têm várias finalidades. Uns servem para registrar as compras, outros as vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos fiscais. Há livros onde são registrados os empregados e outros ainda em que se registram Atas das Assembleias.
Os Livros fiscais mais comuns, exigidos pelo fisco Federal, Estadual ou Municipal são:
Registro de Entradas
Registro de Saídas
Registro de Impressão de Documentos Fiscais
Registro de Inventário
Registro de Apuração de IPI
Registro de Apuração de ICMS
Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR
Livro de Movimentação de Combustíveis - LMC
Devido à evolução tanto contábil como fiscal, muitos destes livros não precisam necessariamente ser impressos, pois chegam digitalmente ao fisco, com mais rapidez e agilidade. Em Santa Catarina de acordo com art. 25, inciso VI, do Anexo 11 do RICMS-SC/01, a Escrituração Fiscal Digital - EFD será obrigatória: “VI – a partir de 1º de janeiro de 2013, para os estabelecimentos que tenham o seguinte CNAE principal: 4731800 – Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores”.
Neste mesmo Regulamento em sua 1796ª alteração pelo Decreto n° 1766/2008, publicado no DOE de 15/10/2008, estabeleceu-se que a EFD substituirá a escrituração e impressão dos seguintes livros:
I – Registro de Entradas; II – Registro de Saídas;
– Registro de Inventário;
- Registro de Apuração do ICMS.
2.1.4 Livros Fiscais
Dispensa-se ainda as pessoas jurídicas, em relação aos fatos
ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014, da escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) em meio físico, tendo em vista a instituição da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013.
Encargos Trabalhistas
Quando se fala em salário, muito se pensa naquele ajustado entre empregador e empregado no ato da contratação, todavia, existem alguns custos que devem ser considerados, calculados ou estimados de modo que se conheça a real dimensão do custo da mão de obra. Portanto, cabe lembrar que não se deve levar em consideração somente os custos com o salário do funcionário, e sim todos valores que indiretamente o compõe, incluindo os encargos necessários e ainda as provisões de 13º e férias (Leis Sociais).
Sendo assim, para melhor entendimento, o quadro de funcionários da empresa é composto por:
Quadro 02 – Quadro de funcionários
	CARGO
	SALÁRIO MENSAL
	QUANT.
	TOTAL
	PROMOTORES
	880,00
	4
	3.520,00
	VENDEDORES
	1.100,00
	1
	1.100,00
	OPERADOR DE CAIXA
	1.350,00
	1
	1.350,00
	ESTETICISTA
	2.000,00
	1
	2.000,00
	DIRETOR
	5.000,00
	1
	5.000,00
	GERENTE ADMINISTRATIVO
	3.500,00
	1
	3.500,00
	ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
	1.450,00
	1
	1.450,00
	TOTAL DOS SALÁRIOS
	17.920,00
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
No tocante aos encargos, deve-se levar em consideração as seguintes alíquotas, pagas sobre a remuneração total de cada funcionário.
20% INSS Patronal;
3% referente ao Risco de Acidente do Trabalho (RAT) (pode variar conforme Fator Acidentário de Prevenção (FAP) a partir de janeiro/2010, neste caso, será utilizado 1% pois esse percentual também variar de acordo com o desempenho e responsabilidade de cada empresa);
5,8%	referente	a	outras	entidades (Terceiros) (destinada às entidades SENAI, SESC, SESI, INCRA etc.);
8% FGTS.
Constitui-se fundamental mencionar que além dos valores citados é interessante a empresa deve provisionar os pagamentos extras dos funcionários como 13º e férias além dos encargos sobre os mesmos, para que esta não precise desembolsar tudo em uma só vez. De acordo com o valor dos salários estabelecidos no quadro 01, aplicou-se as alíquotas cabíveis gerando os seguintes valores:
Quadro 03 – Encargos Trabalhistas (valor mensal)
	Cargo
	FGTS
	INSS PATRONAL
	RAT
	TERCEIROS
	PROMOTORES
	 281,60 
	 704,00 
	 105,60 
	 204,16 
	VENDEDORES
	 88,00 
	 220,00 
	 33,00 
	 63,80 
	OPERADOR DE CAIXA
	 108,00 
	 270,00 
	 40,50 
	 78,30 
	ESTETICISTA
	 160,00 
	 400,00 
	 60,00 
	 116,00 
	DIRETOR
	 400,00 
	 1.000,00 
	 150,00 
	 290,00 
	GERENTE ADMINISTRATIVO
	 280,00 
	 700,00 
	 105,00 
	 203,00 
	ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
	 116,00 
	 290,00 
	 43,50 
	 84,10 
	TOTAL INDIVIDUAL
	1.433,60
	3.584,00
	537,60
	1.039,36
	TOTAL ENCARGOS
	6.594,56
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.	
Além dos encargos mensais a empresa, deve-se considerar as provisões de 13º e Férias e ainda os encargos sobre os mesmos, evitando assim surpresas futuras.
Quadro 04 – Provisões mensais
	Cargo
	13º Salario
	Férias + 1/3 
	FGTS
	INSS Patronal
	RAT
	Terceiros
	PROMOTORES
	 293,33 
	 195,56 
	 39,11 
	 97,78 
	 14,67 
	 39,11 
	VENDEDORES
	 91,67 
	 10,19 
	 8,15 
	 20,37 
	 3,06 
	 8,15 
	OPERADOR DE CAIXA
	 112,50 
	 75,00 
	 15,00 
	 37,50 
	 5,63 
	 15,00 
	ESTETICISTA
	 166,67 
	 18,52 
	 14,81 
	 37,04 
	 5,56 
	 14,81 
	DIRETOR
	 416,67 
	 277,78 
	 55,56 
	138,89
	 20,83 
	 55,56 
	GERENTE ADMINISTRATIVO
	 291,67 
	 32,41 
	 25,93 
	 64,81 
	 9,72 
	 25,93 
	ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
	 120,83 
	 80,56 
	 16,11 
	 40,28 
	 6,04 
	 16,11 
	TOTAL INDIVIDUAL
	 1.493,33 
	 690,00 
	 174,67 
	 436,67 
	 65,50 
	 174,67TOTAL ENCARGOS
	 3.034,83 
Fonte: Dados da Pesquisa, 2016.
Referente à parte trabalhista teria ainda o Imposto de Renda Retido na Fonte e o INSS por parte do funcionário, que devem ser aplicado as alíquotas conforme suas respectivas tabelas vigentes, mas, como refere-se à impostos devidos do próprio funcionário, e a empresa só faz o repasse, os mesmos não foram considerados.
Livros Contábeis
Os Livros contábeis são aqueles mais utilizados pelo setor de Contabilidade e Administração da empresa, onde constantemente são utilizados para tomadas de decisões da mesma. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos.
Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas. (DE PAULA, 2016).
Os Livros Contábeis obrigatórios perante a Legislação Brasileira são:
Livro Diário;
Livro Razão.
Há ainda os facultativos, que servem como livros (ou fichas) auxiliares, como o Registro de Duplicatas; o Livro Caixa e o Livro Contas-correntes.
Assim como nos Livros Fiscais, a Instrução Normativa RFB 787/2007 (posteriormente substituída pela IN RFB 1.420/2013) instituiu a Escrituração Contábil Digital (ECD), sendo assim a legislação tributária federal exige que, além do Livro Diário, o contribuinte escriture o Livro Razão. Obriga, também, as pessoas jurídicas não optantes pelo Simples a apresentarem os arquivos eletrônicos que representem a Contabilidade.
O ECD visa à substituição da emissão de livros contábeis (Diário e Razão) em papel pela sua existência apenas digital. Os livros Diário e Razão serão gerados a partir de um mesmo conjunto de informações digitais.
Demonstrações Contábeis
De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC nº 26, um conjunto completo de demonstrações contábeis envolve:
Balanço Patrimonial (BP);
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e
Notas Explicativas.
Existem ainda outras demonstrações que podem ser inclusas nesse quadro, como: a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), (é obrigatória mais pode ser substituída pela DMPL) e a Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), tornou-se facultativa após as alterações trazidas pela Lei 11.638/07. Para melhor compreensão segue quadro explicativo.
Quadro 05 – Demonstrações Contábeis Obrigatórias
	RESUMO DAS NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS
	DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL
	REGRA GERAL
	S/A. CAP ABERTO
	PME’s NBCTG1000
	ME e EPP ITG1000
	Balanço Patrimonial
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
	Obrigatório
	Obrigatório
	Substituída pela DLPA
	Facultativa
	Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
	Substituída pela DMPL
	Substituída pela DMPL
	Substituída pela DMPL
	Facultativa
	Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
	Obrigatório
	Obrigatório
	Substituí a DLPA
	Facultativa
	Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Facultativa
	Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
	Facultativa
	Obrigatório
	Facultativa
	Facultativa
	Notas Explicativas
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
	Obrigatório
Fonte: ANÁLISE CONTABILIDADE, 2013.
Diante do exposto, percebe-se a quantidade de demonstrações que a empresa precisa elaborar, para tomar a melhor decisão em seu investimento, contudo, cabe lembrar que o objetivo final deste trabalho não é tratar das Demonstrações Contábeis como um todo, mas sim abordar sobre a viabilidade de implantação de um posto de combustível, o qual tem como tributação o Lucro Real e obriga-se a apresentação das mesmas.
PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA EMPRESA
Estrutura de Capital
O investimento inicial corresponde ao valor inicial necessário para o início das operações de uma organização. Refere-se à diferença entre as saídas de caixa e as entradas que ocorrem no instante zero, ou seja, no começo das atividades das empresas. As variáveis que interferem para a determinação deste investimento inicial são: os custos de instalação do novo empreendimento, os recebimentos relativos à venda de ativos antigos e as mudanças no capital (GITMAN, 2002).
Ou seja, o investimento inicial é a estrutura de capital que a empresa deve ter para poder abrir o empreendimento, assim como o capital de giro necessário para que a mesma consiga se manter com seus próprios recursos.
Para a abertura da perfumaria Clean Care proposto neste trabalho foram gastos inicialmente um montante de R$ 600.000,00 conforme demonstrado no quadro 06. Mas, entende-se que é necessário ter em caixa pelo menos 20% do valor investido para capital de giro, para manter-se inicialmente até que a empresa consiga se virar sozinha.
Sendo assim, o gasto total foi de R$ 720.000,00 deste valor 60% (R$ 432.000,00) serão integralizados pelos sócios em forma de capital social. E os outros 40% será feito um empréstimo junto ao Banco Nacional do Desenolvimento ( BNDES). O empréstimo será pago em 60 meses através do sistema de financiamento SAC com juros de 5% ao ano conforme demonstrado na tabela abaixo.
Quadro 06 – Cálculo de juros sobre empréstimo
	Mês
	Pagamentos
	Amortizações
	Juros
	Saldo Devedor
	1
	5.973,34
	4.800,00
	1.173,34
	283.200,00
	2
	5.953,79
	4.800,00
	1.153,79
	278.400,00
	3
	5.934,23
	4.800,00
	1.134,23
	273.600,00
	4
	5.914,68
	4.800,00
	1.114,68
	268.800,00
	5
	5.895,12
	4.800,00
	1.095,12
	264.000,00
	...
	...
	...
	...
	...
	58
	4.858,66
	4.800,00
	58,66
	9.600,00
	59
	4.839,11
	4.800,00
	39,11
	4.800,00
	60
	4.819,55
	4.800,00
	19,55
	0
	»
	323.787,10
	288.000,00
	35.787,10
	 
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
Estrutura Física
A Perfumaria Clean Care, aqui abordada será classificada como de médio porte. O Posto de Combustível em questão será de porte médio, com uma estrutura de 500 m², será localizado em área. 
As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação da loja.
Neste ensejo, fez-se uma pesquisa junto à prefeitura sobre a possibilidade de construção e abertura do posto, após aprovação na prefeitura, buscou-se informações e liberações sobre os órgãos ambientalistas e fiscalizadores.
Legalização
Faz-se necessário legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, condensou a legislação aplicável ao setor, das quais destacamos:
- Lei 2.590, de 11 de junho1971, regulamentada pelo Decreto 1 .277-N/79 - dispõe sobre a atividade e discrimina algumas providências, tais como: aprovação da autoridade sanitária; responsável técnico habilitado e registro no Ministério da Saúde.
- Lei 5.991/73. Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de cosméticos.
- Lei 6.360/76. Dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os cosméticos.
- Decreto 793/93. Altera os Decretos 74.710/74 e 79.094/77, que regulamentavam as respectivas leis, e dá outras providências.
- Lei 9.782/99. Cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão fiscalizador.
Em âmbito estadual, a fiscalização cabe à Secretaria Estadual de
Saúde, conforme o Código Estadual de Saúde.
A loja de cosméticos e perfumaria necessita de uma área mínima de 50m2, sendo esta de 500m2. Sendo dividida em três ambientes: uma área de vendas, uma área de administração/depósito e, se for apropriado, uma área reservada para demonstração dermatológica dos produtos.
- Área de vendas: Coexistem dois tipos de atendimentos: o autoatendimento, com gôndolas, e o atendimento por vendedor.
O balcão de atendimento serve para exposição e venda de objetos e mercadorias mais caras, além de permitir a demonstração de produtos, feita pelo vendedor.
- Área de administração e depósito: O depósito deve ser utilizado para o armazenamento de mercadorias, seu desempacotamento e conferência.
A administração é composta apenas por uma mesa de trabalho, cadeira, cofre, telefone, computador e armário.
- Área de demonstração: É importante que os clientes tenham uma demonstração prática dos produtos que os auxiliem na melhor compra. Esta área deve ser composta de uma cadeira inclinável com apoio de cabeça e uma pia para o esteticista lavar as mãos e o cliente lavar o rosto quando necessário.
O layout da loja deve proporcionar circulação livre, iluminação correta e cores adequadas, de modo a obter um ambiente descontraído e moderno. As lojas de cosméticos já são naturalmente aromatizadas.
Quadro 07 - Estrutura Física
	CUSTO LICENÇA
	DESCRIÇÃO
	VALOR BRUTO
	QUANT
	TOTAL
	...
	Licenciamentos
	 R$ 10.000,00 
	1
	 R$ 10.000,00 
	Custos com taxas de alvarás e todas as licenças
	Projetos
	 R$ 18.000,00 
	1
	 R$ 18.000,00 
	Projetos estruturais, arquitetônicos, elétricos e hidro sanitários
	Seguros (Anual)
	 R$ 28.800,00 
	1
	 R$ 28.800,00 
	Segurança contra incêndio entre outros necessários a atividade.
	Mobiliário para a área administrativa:
	Microcomputador Completo
	 R$ 1.500,00 
	3
	 R$ 4.500,00 
	Impressora
	 R$ 300,00 
	1
	 R$ 300,00 
	Telefone
	 R$ 100,00 
	1
	 R$ 100,00 
	Mesas
	 R$ 300,00 
	5
	 R$ 1.500,00 
	Cadeiras
	 R$ 200,00 
	5
	 R$ 1.000,00 
	Armários para escritório
	 R$ 400,00 
	1
	 R$ 400,00 
	Total Mobiliário
	 R$ 2.600,00 
	 
	 R$ 2.600,00 
	Móveis e Equipamentos para áreas de exposição e venda de produtos:
	Balcão para atendimento
	 R$ 1.500,00 
	1
	 R$ 1.500,00 
	Balcão para exposição
	 R$ 1.500,00 
	1
	 R$ 1.500,00 
	Prateleiras ( 40)
	 R$ 375,00 
	40
	 R$ 15.000,00 
	Gondolas (20)
	 R$ 750,00 
	20
	 R$ 15.000,00 
	Display Promocional
	 R$ 12.000,00 
	1
	 R$ 12.000,00 
	Vitrines com rodizio
	 R$ 400,00 
	2
	 R$ 800,00 
	Espelhos
	 R$ 800,00 
	2
	 R$ 1.600,00 
	Check Out
	 R$ 600,00 
	1
	 R$ 600,00 
	Maquinas ECF (1)
	 R$ 1.200,00 
	2
	 R$ 2.400,00 
	Impressora Matricial
	 R$ 1.000,00 
	1
	 R$ 1.000,00 
	Total dos equipamentos: 
	 R$ 35.800,00 
	 
	 R$ 35.800,00 
	IMAGEM
	
	
Totens
	
1
	
Cj.
	
20.000,00
	
20.000,00
	- Placa (Propaganda e Publicidade) + Placa com preços
	
Demais Elementos
	
1
	
Cj.
	
75.000,00
	
75.000,00
	- Propagandas em rádio, folders, carro de som, adesivos, brindes aos novos clientes
	OBRAS
	
	
Edificações
	
500
	
m²
	
800,00
	
6400,00
	- Área para troca de óleo, escritório, atendimento ao cliente (caixas) e sanitários;
	TERRENO
	1
	Un.
	70.000,00
	70.000,00
	
	INVESTIMENTOS TOTAIS
	209.800,00
	
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
* Valores por m² foram feitos com base na tabela SINDUSCON RJ/Ago./2016
Estrutura de Pessoal
A estrutura de pessoal como já apresentada anteriormente será distribuída da seguinte forma:
Quadro 08 – Estrutura de pessoal
	NOME
	CARGO
	SALÁRIO MENSAL
	QUANT.
	TOTAL
	MARIANA, FABIA, ELLEN, MARIELE
	PROMOTORES
	880,00
	04
	3.520,00
	PAULO
	VENDEDOR
	1100,00
	01
	1.100,00
	AMANDA
	OPERADOR DE CAIXA
	1350,00
	01
	1.350,00
	RAQUEL
	TEC. CAPILAR
	2000,00
	
	2000,00
	RODRIGO PINTO
	DIRETOR (PRÓ-LABORE)
	5000,00
	01
	5.000,00
	RAFAEL LACERDA
	GERENTE ADMINISTRATIVO
	3500,00
	01
	3.500,00
	PAMELA
	ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
	1450,00
	01
	1.450,00
	
	09
	17.920,00
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
A divisão da equipe compreende dois grupos distintos, a saber: O primeiro ligado a Administração Geral neste representado pelo Diretor Geral, Gerente Administrativo e Assistente Administrativo
Projeção de Compras
A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
As mercadorias que uma loja de Cosméticos e Perfumaria poderá comercializar, em geral, são classificadas em três segmentos.
- Higiene pessoal: Composto por sabonetes, produtos para higiene oral, desodorantes, absorventes higiênicos, produtos para barbear, fraldas descartáveis, talcos, produtos para higiene capilar e etc.
- Cosméticos: Produtos de coloração e tratamento de cabelos, fixadores e modeladores, maquiagem, protetores solares, cremes e loções para pele, depilatórios etc.
- Perfumaria: Inclui os perfumes, colônias, essências e outros.
Algumas lojas de cosméticos vendem também os chamados “Produtos de Toucador”: pentes, unhas postiças, lixas de unhas, ceras depiladoras.
	
Quadro 09 – Projeção de Compras
	PROJEÇÕES DE COMPRAS
	PRODUTO
	 
	OUTUBRO
	NOVEMBRO
	DEZEMBRO
	
	VALOR
	QUANT.
	TOTAL
	QUANT.
	TOTAL
	QUANT.
	TOTAL
	DIVERSOS
	 absorvente  
	 3,50 
	 500,00 
	 1.750,00 
	 250,00 
	 875,00 
	 1.000,00 
	 3.500,00 
	 algodão  
	 1,12 
	 500,00 
	 560,00 
	 250,00 
	 280,00 
	 1.000,00 
	 1.120,00 
	 aventais  
	 20,00 
	 50,00 
	 1.000,00 
	 25,00 
	 500,00 
	 100,00 
	 2.000,00 
	 bastonetes  
	 2,30 
	 100,00 
	 230,00 
	 50,00 
	 115,00 
	 200,00 
	 460,00 
	 curativo  
	 10,55 
	 500,00 
	 5.275,00 
	 250,00 
	 2.637,50 
	 1.000,00 
	 10.550,00 
	 curvex  
	 25,00 
	 100,00 
	 2.500,00 
	 50,00 
	 1.250,00 
	 200,00 
	 5.000,00 
	 espelhos  
	 28,90 
	 200,00 
	 5.780,00 
	 100,00 
	 2.890,00 
	 400,00 
	 11.560,00 
	 esponja  
	 3,00 
	 50,00 
	 150,00 
	 25,00 
	 75,00 
	 100,00 
	 300,00fita para fraldas  
	 4,00 
	 50,00 
	 200,00 
	 25,00 
	 100,00 
	 100,00 
	 400,00 
	 glicerina  
	 8,00 
	 50,00 
	 400,00 
	 25,00 
	 200,00 
	 100,00 
	 800,00 
	 lenço  
	 5,99 
	 50,00 
	 299,50 
	 25,00 
	 149,75 
	 100,00 
	 599,00 
	 luvas  
	 19,00 
	 200,00 
	 3.800,00 
	 100,00 
	 1.900,00 
	 400,00 
	 7.600,00 
	 modelador de seios  
	 28,00 
	 40,00 
	 1.120,00 
	 20,00 
	 560,00 
	 80,00 
	 2.240,00 
	 pincel  
	 3,50 
	 50,00 
	 175,00 
	 25,00 
	 87,50 
	 100,00 
	 350,00 
	 pincel barba  
	 1,12 
	 50,00 
	 56,00 
	 25,00 
	 28,00 
	 100,00 
	 112,00 
	 preservativo  
	 3,50 
	 100,00 
	 350,00 
	 50,00 
	 175,00 
	 200,00 
	 700,00 
	 pulverizador  
	 2,30 
	 50,00 
	 115,00 
	 25,00 
	 57,50 
	 100,00 
	 230,00 
	 saboneteira 
	 10,55 
	 50,00 
	 527,50 
	 25,00 
	 263,75 
	 100,00 
	 1.055,00 
	 CABELOS 
	 bobs/bigodins  
	 2,00 
	 50,00 
	 100,00 
	 25,00 
	 50,00 
	 100,00 
	 200,00 
	 escova  
	 18,00 
	 300,00 
	 5.400,00 
	 150,00 
	 2.700,00 
	 600,00 
	 10.800,00 
	 grampo  
	 3,50 
	 50,00 
	 175,00 
	 25,00 
	 87,50 
	 100,00 
	 350,00 
	 modelador  
	 3,00 
	 50,00 
	 150,00 
	 25,00 
	 75,00 
	 100,00 
	 300,00 
	 papel para permanente  
	 18,80 
	 100,00 
	 1.880,00 
	 50,00 
	 940,00 
	 200,00 
	 3.760,00 
	 pente  
	 5,00 
	 50,00 
	 250,00 
	 25,00 
	 125,00 
	 100,00 
	 500,00 
	 pincel para tintura  
	 3,40 
	 50,00 
	 170,00 
	 25,00 
	 85,00 
	 100,00 
	 340,00 
	 prancha  
	 100,00 
	 100,00 
	 10.000,00 
	 50,00 
	 5.000,00 
	 200,00 
	 20.000,00 
	 prendedor  
	 1,20 
	 50,00 
	 60,00 
	 25,00 
	 30,00 
	 100,00 
	 120,00 
	 rede  
	 0,80 
	 50,00 
	 40,00 
	 25,00 
	 20,00 
	 100,00 
	 80,00 
	 secador para cabelo  
	 138,80 
	 100,00 
	 13.880,00 
	 50,00 
	 6.940,00 
	 200,00 
	 27.760,00 
	 toucas e mantas  
	 2,91 
	 50,00 
	 145,50 
	 25,00 
	 72,75 
	 100,00 
	 291,00 
	 MANICURE 
	 alicate cutícula  
	 15,00 
	 50,00 
	 750,00 
	 25,00 
	 375,00 
	 100,00 
	 1.500,00 
	 amolecedor de cutícula  
	 5,00 
	 50,00 
	 250,00 
	 25,00 
	 125,00 
	 100,00 
	 500,00 
	 bacia  
	 3,99 
	 50,00 
	 199,50 
	 25,00 
	 99,75 
	 100,00 
	 399,00 
	 bastão tira esmalte  
	 3,88 
	 50,00 
	 194,00 
	 25,00 
	 97,00 
	 100,00 
	 388,00 
	 cortador de unha  
	 15,00 
	 50,00 
	 750,00 
	 25,00 
	 375,00 
	 100,00 
	 1.500,00 
	 escova unha  
	 3,00 
	 50,00 
	 150,00 
	 25,00 
	 75,00 
	 100,00 
	 300,00 
	 lápis hemostático  
	 4,00 
	 50,00 
	 200,00 
	 25,00 
	 100,00 
	 100,00 
	 400,00 
	 lima/lixa (c/10) 
	 3,00 
	 50,00 
	 150,00 
	 25,00 
	 75,00 
	 100,00 
	 300,00 
	 pó hemostático  
	 2,00 
	 50,00 
	 100,00 
	 25,00 
	 50,00 
	 100,00 
	 200,00 
	 protetor para bacia  
	 2,90 
	 50,00 
	 145,00 
	 25,00 
	 72,50 
	 100,00 
	 290,00 
	 separador de dedos  
	 1,50 
	 50,00 
	 75,00 
	 25,00 
	 37,50 
	 100,00 
	 150,00 
	 tesoura  
	 15,00 
	 50,00 
	 750,00 
	 25,00 
	 375,00 
	 100,00 
	 1.500,00 
	 DESODORANTE 
	 aerosol  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 creme  
	 8,80 
	 50,00 
	 440,00 
	 25,00 
	 220,00 
	 100,00 
	 880,00 
	 roll on  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 spray  
	 5,00 
	 50,00 
	 250,00 
	 25,00 
	 125,00 
	 100,00 
	 500,00 
	 stick  
	 9,60 
	 50,00 
	 480,00 
	 25,00 
	 240,00 
	 100,00 
	 960,00 
	 EQUIPAMENTOS 
	 apar para depilação  
	 21,99 
	 50,00 
	 1.099,50 
	 25,00 
	 549,75 
	 100,00 
	 2.199,00 
	 maquinas corte  
	 80,00 
	 50,00 
	 4.000,00 
	 25,00 
	 2.000,00 
	 100,00 
	 8.000,00 
	 HIGIENE BUCAL 
	 anti séptico bucal  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 clareador dental  
	 23,00 
	 50,00 
	 1.150,0025,00 
	 575,00 
	 100,00 
	 2.300,00 
	 creme dental  
	 4,50 
	 50,00 
	 225,00 
	 25,00 
	 112,50 
	 100,00 
	 450,00 
	 escova dental  
	 7,99 
	 50,00 
	 399,50 
	 25,00 
	 199,75 
	 100,00 
	 799,00 
	 fio/fita/raspador  
	 6,00 
	 50,00 
	 300,00 
	 25,00 
	 150,00 
	 100,00 
	 600,00 
	 hálito 
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 KIT CONJUNTO ACIMA DE 2 PRODUTOS 
	 batom + perfume  
	 70,00 
	 50,00 
	 3.500,00 
	 25,00 
	 1.750,00 
	 100,00 
	 7.000,00 
	 colônia + bolsa  
	 70,00 
	 50,00 
	 3.500,00 
	 25,00 
	 1.750,00 
	 100,00 
	 7.000,00 
	 perfume + loção  
	 80,00 
	 50,00 
	 4.000,00 
	 25,00 
	 2.000,00 
	 100,00 
	 8.000,00 
	 perfume + sabonete  
	 60,00 
	 50,00 
	 3.000,00 
	 25,00 
	 1.500,00 
	 100,00 
	 6.000,00 
	 perfume  
	 
	 50,00 
	 - 
	 25,00 
	 - 
	 100,00 
	 - 
	 MAQUIAGEM 
	 acessórios  
	 
	 50,00 
	 - 
	 25,00 
	 - 
	 100,00 
	 - 
	 base  
	 60,00 
	 50,00 
	 3.000,00 
	 25,00 
	 1.500,00 
	 100,00 
	 6.000,00 
	 batom  
	 39,00 
	 50,00 
	 1.950,00 
	 25,00 
	 975,00 
	 100,00 
	 3.900,00 
	 blush  
	 35,99 
	 50,00 
	 1.799,50 
	 25,00 
	 899,75 
	 100,00 
	 3.599,00 
	 brilho labial  
	 60,00 
	 50,00 
	 3.000,00 
	 25,00 
	 1.500,00 
	 100,00 
	 6.000,00 
	 corretivo  
	 39,00 
	 50,00 
	 1.950,00 
	 25,00 
	 975,00 
	 100,00 
	 3.900,00 
	 delineador  
	 35,00 
	 50,00 
	 1.750,00 
	 25,00 
	 875,00 
	 100,00 
	 3.500,00 
	 kit  
	 120,00 
	 50,00 
	 6.000,00 
	 25,00 
	 3.000,00 
	 100,00 
	 12.000,00 
	 lápis olhos  
	 28,00 
	 50,00 
	 1.400,00 
	 25,00 
	 700,00 
	 100,00 
	 2.800,00 
	 pankake  
	 60,00 
	 50,00 
	 3.000,00 
	 25,00 
	 1.500,00 
	 100,00 
	 6.000,00 
	 pó  
	 59,90 
	 50,00 
	 2.995,00 
	 25,00 
	 1.497,50 
	 100,00 
	 5.990,00 
	 pó compacto  
	 59,90 
	 50,00 
	 2.995,00 
	 25,00 
	 1.497,50 
	 100,00 
	 5.990,00 
	 rímel  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 sombra  
	 35,99 
	 50,00 
	 1.799,50 
	 25,00 
	 899,75 
	 100,00 
	 3.599,00 
	 PRODUTOS PARA DEPILAÇÃO  
	 cera  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 creme  
	 23,00 
	 50,00 
	 1.150,00 
	 25,00 
	 575,00 
	 100,00 
	 2.300,00 
	 gel/espuma  
	 4,50 
	 50,00 
	 225,00 
	 25,00 
	 112,50 
	 100,00 
	 450,00 
	 lâmina  
	 7,99 
	 50,00 
	 399,50 
	 25,00 
	 199,75 
	 100,00 
	 799,00 
	 lenço  
	 6,00 
	 50,00 
	 300,00 
	 25,00 
	 150,00 
	 100,00 
	 600,00 
	 luva  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 pinça  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 pós depilação  
	 23,00 
	 50,00 
	 1.150,00 
	 25,00 
	 575,00 
	 100,00 
	 2.300,00 
	 removedor 
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 PRODUTO PARA MÃOS E UNHAS  
	 acetona  
	 1,00 
	 50,00 
	 50,00 
	 25,00 
	 25,00 
	 100,00 
	 100,00 
	 creme mãos  
	 6,00 
	 50,00 
	 300,00 
	 25,00 
	 150,00 
	 100,00 
	 600,00 
	 esmalte  
	 2,50 
	 50,00 
	 125,00 
	 25,00 
	 62,50 
	 100,00 
	 250,00 
	 espátula  
	 1,80 
	 50,00 
	 90,00 
	 25,00 
	 45,00 
	 100,00 
	 180,00 
	 lixa  
	 6,00 
	 50,00 
	 300,00 
	 25,00 
	 150,00 
	 100,00 
	 600,00 
	 palito  
	 1,00 
	 50,00 
	 50,00 
	 25,00 
	 25,00 
	 100,00 
	 100,00 
	 secante esmalte 
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 PRODUTOS PARA PÉS E PERNAS  
	 creme  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 desodorante  
	 23,00 
	 50,00 
	 1.150,00 
	 25,00 
	 575,00 
	 100,00 
	 2.300,00 
	 loção  
	 4,50 
	 50,00 
	 225,00 
	 25,00 
	 112,50 
	 100,00 
	 450,00 
	 pedra  
	 7,99 
	 50,00 
	 399,50 
	 25,00 
	 199,75100,00 
	 799,00 
	 pedra pomes 
	 6,00 
	 50,00 
	 300,00 
	 25,00 
	 150,00 
	 100,00 
	 600,00 
	 PRODUTO PARA CABELOS  
	 afro  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 água oxigenada cremosa  
	 12,00 
	 50,00 
	 600,00 
	 25,00 
	 300,00 
	 100,00 
	 1.200,00 
	 alisante  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 ampolas  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 anti caspa  
	 25,00 
	 50,00 
	 1.250,00 
	 25,00 
	 625,00 
	 100,00 
	 2.500,00 
	 ativador de cachos  
	 26,00 
	 50,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 bálsamo  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 condicionador  
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 creme  
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	 creme pentear  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 defrizante  
	 28,00 
	 50,00 
	 1.400,00 
	 25,00 
	 700,00 
	 100,00 
	 2.800,00 
	 descolorante  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 fixador  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 gel  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 henna  
	 12,00 
	 50,00 
	 600,00 
	 25,00 
	 300,00 
	 100,00 
	 1.200,00 
	 hidratante  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 loção  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 maquilagem  
	 25,00 
	 50,00 
	 1.250,00 
	 25,00 
	 625,00 
	 100,00 
	 2.500,00 
	 máscara  
	 26,00 
	 50,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 modelador  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 mousse  
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 óleo  
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	 permanente  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 pulverizador  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 reparador de pontas  
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 shampoo  
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	 tintura  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 tônico capilar  
	 
	 50,00 
	 - 
	 25,00 
	 - 
	 100,00 
	 - 
	 umidificador 
	 
	 50,00 
	 - 
	 25,00 
	 - 
	 100,00 
	 - 
	 PRODUTOS PARA ROSTO E CORPO  
	 bronzeador  
	 26,00 
	 50,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 esfoliação  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 espuma barba  
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 gel pós barba  
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	 gel redutor  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 hidratante  
	 28,00 
	 50,00 
	 1.400,00 
	 25,00 
	 700,00 
	 100,00 
	 2.800,00 
	 leite tonificador/hidratante/adstringente  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 limpeza facial  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 óleo  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 pós barba  
	 12,00 
	 50,00 
	 600,00 
	 25,00 
	 300,00 
	 100,00 
	 1.200,00 
	 produto acne  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 repelente  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 sabonetes  
	 2,22 
	 50,00 
	 111,00 
	 25,00 
	 55,50 
	 100,00 
	 222,00 
	 tônico  
	 26,0050,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 tratamento facia 
	 120,00 
	 50,00 
	 6.000,00 
	 25,00 
	 3.000,00 
	 100,00 
	 12.000,00 
	 PRODUTOS INFANTIS  
	 chupeta  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 colônia  
	 12,00 
	 50,00 
	 600,00 
	 25,00 
	 300,00 
	 100,00 
	 1.200,00 
	 condicionador  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 creme para assadura  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 creme dental  
	 25,00 
	 50,00 
	 1.250,00 
	 25,00 
	 625,00 
	 100,00 
	 2.500,00 
	 creme para pentear  
	 26,00 
	 50,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 escova de cabelo  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 escova dental  
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 esponja  
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	 fralda  
	 15,99 
	 50,00 
	 799,50 
	 25,00 
	 399,75 
	 100,00 
	 1.599,00 
	 hidratante  
	 28,00 
	 50,00 
	 1.400,00 
	 25,00 
	 700,00 
	 100,00 
	 2.800,00 
	 lenço  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 loção  
	 10,00 
	 50,00 
	 500,00 
	 25,00 
	 250,00 
	 100,00 
	 1.000,00 
	 mamadeira  
	 9,00 
	 50,00 
	 450,00 
	 25,00 
	 225,00 
	 100,00 
	 900,00 
	 óleo  
	 12,00 
	 50,00 
	 600,00 
	 25,00 
	 300,00 
	 100,00 
	 1.200,00 
	 prendedor de chupeta  
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 sabonete  
	 40,00 
	 50,00 
	 2.000,00 
	 25,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 4.000,00 
	 shampoo  
	 25,00 
	 50,00 
	 1.250,00 
	 25,00 
	 625,00 
	 100,00 
	 2.500,00 
	 talco 
	 26,00 
	 50,00 
	 1.300,00 
	 25,00 
	 650,00 
	 100,00 
	 2.600,00 
	 
	 30,00 
	 50,00 
	 1.500,00 
	 25,00 
	 750,00 
	 100,00 
	 3.000,00 
	 
	 29,00 
	 50,00 
	 1.450,00 
	 25,00 
	 725,00 
	 100,00 
	 2.900,00 
	 
	 13,00 
	 50,00 
	 650,00 
	 25,00 
	 325,00 
	 100,00 
	 1.300,00 
	TOTAIS
	 
	 
	 R$ 202.857,00 
	 
	 R$ 101.428,50 
	 
	 R$ 405.714,00 
	RECEITA TOTAL
	
	573.391,50
	
	569.838,75
	
	536.070,25
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
A projeção de compras foi feita de acordo com as vendas estimadas, conforme a necessidade e demanda de cada produto.
Projeção de Vendas
Devido a grande quantidade de vendas diárias de um posto de combustível fica inviável transcreve-las ao trabalho até porque este não é o objetivo final do mesmo. Sendo assim, optou-se por fazer uma venda por dia simbolizando o montante diário vendido. Onde será demonstrado mais detalhadamente no demonstrativo de movimentação de produtos Anexo F.
Quadro 10 – Projeção de vendas
	PROJEÇÃO DE VENDAS
	
TIPO
	VALOR UNIT.
	OUTUBRO
	NOVEMBRO
	DEZEMBRO
	
	
	LITROS
	VALOR TOTAL
	LITROS
	VALOR TOTAL
	LITROS
	VALOR TOTAL
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
RECEITA TOTAL
	
	
654.330,00
	
	
687.046,50
	
	
755.751,15
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
A projeção de vendas foi feita com base num faturamento de
170.000 litros de combustíveis por mês que de acordo com a pesquisa realizada essa é a média de vendas de um posto de médio porte. Com base nisso aplicou-se 5% nas vendas para o segundo mês, pois acredita-se que com o bom atendimento e
a qualidade dos produtos e serviços alcance facilmente essa margem, e por fim no terceiro mês por causa das festividades teve um aumento de 10% das vendas em relação ao segundo.
2.2.6 Projeção do Fluxo de Caixa
	
Com base nas compras, vendas custos e despesas projetados segue Projeção do Fluxo de caixa do período de outubro a dezembro de 2015.
Quadro 11 - Projeção do Fluxo de Caixa
	FLUXO DE CAIXA
	
	OUTUBRO
	NOVEMBRO
	DEZEMBRO
	
	
	
	
	Saldo Inicial
	200.000,00
	86.461,52
	139.775,63
	
	
	
	
	Entradas
	261.732,00
	667.416,60
	714.528,36
	Vendas à vista
	261.732,00
	274.818,60
	302.300,46
	Vendas à prazo
	
	392.598,00
	412.227,90
	
	
	
	
	Saídas
	375.270,48
	614.102,49
	593.822,18
	Impostos a Pagar
	
	5.705,25
	7.139,74
	Compra de Mercadorias a vista
	344.034,90
	341.903,25
	321.642,15
	Compra de Mercadorias a prazo
	
	229.356,60
	227.935,50
	Empréstimos + Juros
	9.955,58
	9.922,99
	9.890,39
	Mão de Obra direta
	7.050,00
	7.050,00
	7.050,00
	Mão de Obra indireta (administração)
	9.000,00
	9.000,00
	9.000,00
	Encargo trabalhistas
	
	5.934,40
	5.934,40
	Despesas Gerais
	5.230,00
	5.230,00
	5.230,00
	
	
	
	
	Saldo Final
	86.461,52
	139.775,63
	260.481,81
Fonte: Dados da pesquisa, 2016.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo geral desse estudo foi analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de uma perfumaria, utilizando os dados tanto da internet como regional. Constatou-se que o mesmo pode ser empregado como parâmetro a outras pesquisas, senão no todo, mas em parte, com a finalidade de embasamento para tomada de algumas decisões pontuais.
O primeiro passo do estudo foi verificar e estimar o investimento inicial necessário para a abertura do empreendimento. Estes valores foram obtidos através de pesquisa junto à prefeitura municipal da cidade do Rio de Janeiro, órgãos fiscalizadores, fornecedores (imobilizados), reserva para capital de giro e ainda construtoras da região.
A partir dos dados encontrados houve a possibilidade de fazer as projeções de compras, vendas e fluxo de caixa, onde notou-se uma grandevantagem financeira com o investimento. Concluiu-se que há um cenário otimista para a abertura do posto de combustível. Por fim, entende-se que os objetivos deste estudo foram alcançados, e pertence ao investidor a decisão se irá ou não aceitar os riscos inerentes ao empreendimento.
REFERÊNCIAS
ANÁLISE CONTABILIDADE. Demonstrações Contábeis - Elaboração e apresentação de acordo com as normas contábeis. 2013. Disponível em:
<http://analisecontabilidade.com.br/capa.asp?infoid=4823>. Acesso em: 07 out. 2016
ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Síntese dos Preços praticados em Santa Catarina. 2016. Disponível em:
<http://www.anp.gov.br/preco/prc/Resumo_Por_Estado_Municipio.asp>. Acesso em: 07 out. 2016.
BRASIL. Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades Por Ações. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm>. Acesso em: 07 out. 2016.
 	. Lei nº 10.865, de 30 de abril de 2004.Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidentes sobre a importação de bens e serviços e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm>. Acesso em: 07 out. 2016.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. CPC-26: Apresentação
das Demonstrações Contábeis. Brasília, dez. 2011. Disponível em:
<http://www.cpc.org.br/pdf/CPC26_R1_final.doc>. Acesso em 07 out. 2016.
DE PAULA. Livros Obrigatórios. 2016. Disponível em:
<http://www.depaulacontadores.com.br/novo/detalhescontabilidade.php?p2=443>. Acesso em: 20 set. 2016.
FECOMBUSTÍVEIS. Tributação.2016. Disponível em:
<http://www.fecombustiveis.org.br/revendedor/tributacao/>. Acesso em: 20 set. 2016.
FIPECAFI. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2007.
GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 7ªed. São Paulo: Ed. Harbra, 2002.
HIGUCHI, Hiromi; HIGUCHI, Fabio Hiroshi; HIGUCHI, Celso Hiroyuki. Imposto de Renda das Empresas. 31 ed. São Paulo: IR Publicações Ltda, 2006,852 p.
IBGE, 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em
<http://www.ibge.gov.br> . Acesso em: 10 set. 2016.
MACIEL, Marcelo Sobreiro. Tributos incidentes sobre os combustíveis.2011. Disponível em:
<http://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/8426/tributos_incidentes_ma ciel.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 set. 2016.
SINDUSCON. Custos Unitários da Construção (Lei nº 4.591/64). 2016. Disponível em: <http://www.sinduscon-rio.com.br/cub.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.
CEARÁ KAP S.A. CONTRATO SOCIAL
RAPHAEL BRANDIDT SOARES, brasileiro, natural do Rio de Janeiro, nascido em 23/05/1983, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, empresároi, portadora do CPF N. 109.876.541-23, e RG N 2345678, expedida pela CRA - RJ, residente e domiciliado à Avenida Rio Branco, 123, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20.040-005, ROGER FREITAS BERNARDITINO, brasileiro, natural de Nova Iguaçu-RJ, nascido em 18/08/1984, solteiro, empresário, portador do CPF N 234.567.891-50, e do RG N 126659, expedida pela CRC-RJ, residente e domiciliado à Rua Barata Ribeiro, 123 Sala 443, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 29966-120, sócios componentes da sociedade empresária do tipo sociedade limitada que gira sob a denominação social de: Clean Care Higiene e Beleza. com sede a Rua do Ouvidor 145 Centro Empresarial Boston- Centro – Rio de Janeiro - CEP: 20.040-005, registrada na Junta Comercial do Estado de do Rio de Janeiro sob o NIRE 12345688 em 01 de Outubro de 2015, inscrita no CNPJ sob o nº 13.564.980/0001-13, resolvem em comum acordo constituir uma sociedade, mediante as seguintes condições e cláusulas abaixo:
CAPÍTULO I
DA DENOMINAÇÃO SOCIAL, SEDE, OBJETIVO, INÍCIO E PRAZO:
Cláusula 1ª - A sociedade gira sob a denominação social de: CLEAN CARE HIGIENE E BELEZA LTDA
Cláusula 2ª- Rua do Ouvidor 145 Centro Empresarial Boston- Centro – Rio de Janeiro - CEP: 20.040-005
Cláusula 3ª - A sociedade tem por objetivo social a exploração do ramo de: Comercio Varejista de Cosméticos
Cláusula 4ª - A sociedade iniciou suas atividades em 01 de outubro de 2015.
Cláusula 5ª - O prazo de duração da presente sociedade é por tempo indeterminado.
CAPÍTULO II
DO CAPITAL SOCIAL, QUOTAS, QUOTISTAS E RESPONSABILIDADE:
Cláusula 6ª – O capital social é de R$ 720.000,00 (setecentos mil reais), dividido em 720.000 (setecentas mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma e já totalmente subscrita e integralizada em moeda corrente nacional, ficado assim distribuído entre os sócios:
	NOME
	PERCENTUAL
	QUANTIDADE DE COTAS
	VALOR
	RAPHAEL BRANDIDT SOARES
	50,00 %
	360.000
	360.000,00
	ROGER FREITAS BERNARDITINO
	50,00 %
	360.000
	360.000,00
	TOTAL
	100,00 %
	720.000
	720.000,00
Cláusula 7ª - As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o expresso consentimento do outro sócio a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço o direito de preferência para a sua aquisição.
Cláusula 8ª - A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, conforme dispõe o artigo
1.052 da Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002;
1 / 4
Contrato Social da Sociedade Empresaria
Clean Care 
CNPJ: 13.564.980/0001-13
CAPÍTULO III
DA ADMINISTRAÇÃO, USO DA DENOMINAÇÃO SOCIAL E PRÓ-LABORE:
Cláusula 9ª - A administração da sociedade é exercida individualmente pelo sócio: RAPHAEL BRANDIDT SOARES com poderes e atribuições de administrador ao qual, fica autorizado o uso do nome empresarial, cabendo assim, representar a sociedade ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, podendo praticar todos os atos necessários ao bom desempenho de suas funções.
Parágrafo Único: É vedado o uso da denominação social em atividades e fins estranhos ao objetivo social ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros. Cláusula 10ª – Pelos serviços prestados a sociedade, os sócios administradores terão direito a uma retirada mensal, a título de “pro labore”, cuja importância será fixada em comum acordo entre os sócios, observadas as disposições regulamentares pertinentes;
CAPÍTULO IV
DO EXERCÍCIO SOCIAL, BALANÇO, DELIBERAÇÃO DOS SÓCIOS, LUCROS OU PREJUÍZOS:
Cláusula 11ª – O Exercício social encerrar-se-á em 31 de dezembro de cada ano.
Cláusula 12ª – Ao término de cada exercício social, os administradores prestarão contas justificadas de sua administração, bem como, proceder-se-á a verificação dos lucros ou prejuízos levantados através da elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, obedecendo-se as técnicas pertinentes à matéria;
Cláusula 13ª – As deliberações sociais serão tomadas em reunião de sócios, convocadas pelos administradores, e os negócios da sociedade serão decididos por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um.
Parágrafo Único: Para a formação da maioria absoluta são necessários votos correspondentes a mais da metade do capital.
Cláusula 14ª – Anualmente, nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, será realizada reunião de sócios para aprovação das contas dos administradores e deliberação sobre o balanço patrimonial e o do balanço de resultado econômico, bem como, para deliberar outros assuntos constantes da ordem do dia;
Parágrafo Primeiro: Até trinta dias antes da data marcada para a realização da reunião de sócios, os documentos a que se refere às contas dos administradores, balanço patrimonial e balanço de resultado econômico, serão postos, por escrito e com a prova do respectivo recebimento, a disposição dos sócios que não exerçam

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes