Buscar

Sistema gastrointestinal enfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia do sistema GI
O sistema Digestorio(ou trato Gatro Intestina) é um caminho de que varia de 7 a 8 metros de comprimento , que se inicia desde a boca descendo até o esofago, estomago,intestinos delgado e grosso, o reto e sua estrutura terminal o anus.
Função do sistema Digestório:
As celulas do nosso corpo precisam de micro e macronutrientes, que vem da ingestam dos alimentos contendo gorduras , lipidios , proteinas , saisminerais, vitaminas etc.
Tudo se inicia no ato da mastigação quando o alimento é cortado em particulas pequenas e são deglutidas juntamente com a ajuda de enzimas salivares, logo apos a deglutição impulsiona o blo alimentar para dentro da parte superior do esofago, a musculatura do esofagica relaxa afim de permitir que o alimento passe até o estomago , quando isso ocorre o esficter esofagico se fecha rapidamente para empedir que aocrra refluxos do conteudo gastrico para o esofago.
O estomago tem a função de armazenar e mistura o alimento , tambem secreta um liquido ácido em resposta a ingestão antecipada do alimento, esse liquidocontem PH muito baixo (1-2) e deriva sua acidez do acido cloridrico (HCL) QUE TEM DUAS FUNÇOES “ esterelizar “ o alimeto contra bacterias e digerir o alimento em componentes mais absorviveis , logo apos as contraçoes gastricas levam o QUIMO para o piloro depois duodeno, que com ajuda de glandulas de outros orgaos acessorios (pancreas , figado e visicular biliar)liberam secrçoes juntamente com a parede do proprio intestino, que contem enzimas digestivas ealcalinas para neutralizau o (hcl) cada enzima digere nutrientsdiferentes ( proteinas e gorduras )
 A bile secretadas no figado servem para emulsionar e digererir as gorduras Os nutrientes atravessam as paredes do iontestino delgado, passam para o sangue e são transportados para todos os órgãos do corpo, alimentando todas as células.
 Depois do intestino delgado é o intestino grosso, com dois metros de comprimento. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes.
  O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes que são eliminadas atraves do ânus , que começa pela contração do reto que inicia contraçoes reflexas dessa musculatura e relaxa o esfincter anal normalmente fechasdo. Durante a defecação o esfincter anal externo relaxa voluntariamente para permitir que o conteudo colonico seja expelido.A frequencia media de defecação em seres humanos é 1 /vez por dia , podendo variar.
AVALIAÇÃO DO SITEMA GASTROINTESTINAL:
Uma avaliação GI completa começa com uma historia completa. Obter informaçoes sobre dor abdominal, padrão alimentar, dispesia, vomito , náuseas , diarréias, incontinencia fecal , ictericia,gases etc.
SINTOMAS COMUNS
Dor :a dor pode ser principal sintoma de doença gastrointestinal, avaliar natureza da dor , intensidade;frequencia ;localização e distruibuição da dor aferida.
Dispesia: é o desconforto abdominal conhecido como má digestão é o sintoma mais comum e pacientes com doenças gastrointestinais, mas que podem ser outros fatores como a alimentação do paciente
*Nauseas e vomitos:as nauseas são uma sensação vaga , desconfortavel de indisposição ou “enjoo” que pode ou nao ser sguida por vomito.
CUIDADOS COM PACIENTES COM DISTURBIOS GASTRICOS
GASTRITE: Inflamação da mucosa gastricaou do estomago) é um probelma GI muito comum, a mucosa gastrica se trona edemaciada(congesta com liquido e sangue) e sofre erosão superficial, secreta pouco suco gástrico contendo pouco acido , porem muito muco, pode ocorrer ulceraçãp superficial e pode levar a hemorragia.
,e que pode ser aguda ou cronica em decorrencia a exposição a agentes irritantes , a gastrite aguda é cauada por imprudencia alimentar ou seja o paciente ingere um alimento prejuduicial .
 Outras causas da gastrite incluem o uso excessivo de AINES e outros inflamatorios estereoidais ( acido acetilsaicilico) o consumo excessivo de alcool, radioterapia e refluxobiliar .
A gastrite cronica e a infalmaçao prolongada do estomagopodem ser a causa de ulceras benignas ou malignas do estomago ou pela bacteria “ helicobacter pylori”,gastrite cronica tbm é associaada com transtornos auto imunes: ingestão de cafeinas , uso de medicamentos (AINES); alcool e tabagismo.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Redução da ansiedade: devido a dor o paciente pode estar muito ansioso A enfermeira oferece terapiade suporte para o paciente e familia , com abordagem calma ,e rspondendo todas suas duvidas de maneira clara e completa ,é importante explicar todos os procedimentos de acordo com o entendimento do paciente.
Promoção da nutrição otima: o paciente nao deve ingerir nehum alimento liquido VO , durante alguns dias possivelmennte , ate o desaparecimentos dos sintomas se for aguda possibilitando a cicatrização da mucosa gastrica.
Se houver necessida de terapia IV a enferm. Monitora o balanço hidrico junto com valores eletroliticos sericos, apos a resolução dos sintomas a enferm pode oferecer lascas de gelos ou liquidos leves, introdução de alimentos solidos mais rapido possivel para que digestaão volte ao normal , diminuir a necessidade de terapia IV e reduzir a irritação da mucosa gastrica
Desencorajar o consumo de bebidas cafeína que é estimulante do sistema nervosoe aumenta a atividade gastrica , bem como a enfermeira deve desencorajar o consumo de bebbidas alcolica . Qunado apropriado a enfermeira inica e encaminha o paciente para programas de aconselhamento sobre alcool e abandono ao tabagismo.
PROMOÇÃO DO BALANÇO HIDRICO
O balanço hidrico diário é feito para detectar sinais de desidratação(aporte mininoo de liquido 1,5 l/ dia, débito minimo de 30 ml/h )Valores de eletrolitos(sodio potassio, cloreto) são avaliados a cada 24 horas
A enfermira deve estar atenta aos indicadores de gastrite hemorragica que incluem hematemese , taquicardia e hipotensão.
ALIVIO DA DOR
Instruie paciente e familia a evitar alimentos e bebidas que possam ser irritantres para a mucosa gastrica , bem como instru-lo sobre o uso correto de medicamentos para aliviar a gastrite cronica .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais