Buscar

ad2 out 2017 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 2 – 2017/2
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
	
Nome: __________________________________________________
Matrícula: ___________
Polo: ______________________________
Caros estudantes de Literatura na Formação do Leitor,
Esta atividade consiste de 6 (seis) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 8 a 20. Escolha somente 4 (quatro) para responder. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, lembrando de citar, conforme as regras da ABNT as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. 
Apresente seu trabalho, preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado, impresso com tinta preta sobre papel branco. Se não puder digitar, faça o trabalho manuscrito, com caneta azul ou preta, em folha de papel almaço pautada. Nesse caso, certifique-se de que a caligrafia seja facilmente legível. Digitalize para enviar pela plataforma. Prazo final: 20/10.[1: Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. Recomendamos a consulta à cartilha sobre plágio acadêmico, disponível na Plataforma. ]
Questão 1: (valor: 2,5) 
Em nossas aulas, os verbetes trazem definições relevantes para a compreensão dos conteúdos. Nesta atividade, pesquise e incremente as definições que trazemos em algumas aulas, sem esquecer de citar as fontes utilizadas. Amplie cada um destes verbetes, de modo a aprofundar as definições trazidas nas aulas. 
a) Verossímil (Aula 9) / Verossimilhança (Aula 18):
b) Cantares de escárnio (Aula 11):
c) Arquétipo (Aula 11):
d) Modernismo (Aula 16):
e) Leitor implícito (Aula 20):
Questão 2: (valor: 2,5)
Acesse no Youtube este trecho da entrevista com a autora Ana Maria Machado , na TV Brasil (disponível em: https://youtu.be/SrJrJ8CF3qg ) e se posicione sobre a afirmação dela de que a "Literatura nunca tem uma função didática". Elabore um texto argumentativo, tomando como base o que trabalhamos em aulas anteriores de nosso curso. Acrescente, como nota de rodapé, por exemplo, uma pequena biografia de Ana Maria Machado, mencionando suas principais obras para o público infanto-juvenil. 
Questão 3: (valor: 2,5)
É importante que você, como estudante de licenciatura, tome conhecimento da base Scielo http://www.scielo.br/ . Acesse este banco de produções acadêmicas e selecione 3 (três) artigos relacionados à Literatura na Formação do Leitor. Liste-os conforme as orientações de citação de referências da ABNT e justifique suas escolhas, indicando um aspecto ou temática de cada artigo que pode ser aproximado do que estudamos nas aulas de nossa disciplina.
Questão 4: (valor: 2,5)
Escolha uma fábula e aponte, tomando como base o texto escolhido, suas principais características. 
Questão 5: (valor: 2,5)
Em 1997, a professora e pesquisadora Marisa Lajolo concedeu uma entrevista, para a Revista Linha D´Água. Escolha três questões respondidas por ela e que, em sua visão, não estejam datadas, e elabore um fichamento em tópicos dos principais pontos abordados pela professora, que dialoguem com nossa disciplina.
A entrevista pode ser acessada em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37190/39911
Questão 6: (valor: 2,5)
Elabore uma atividade para o 3º ou 4º ano do Ensino Fundamental que permita que os alunos e alunas percebam o que é um texto literário na prática e por que ele tem profundas diferenças com, por exemplo, um texto científico. 
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Estética da Recepção. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN Lúcia Osana (org). Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: UEM, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais