Buscar

AULA 1 TRYPANOSSOMA CRUZI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 1 – PARASITOLOGIA
Trypanossoma Cruzi – é um flagelado, agente etiológico da Doença de Chagas. 
A doença é a presença de sinais e sintomas. Pois tem pessoas que tem o parasita, mas não manifesta sintomas, uma forma latente. A doença de chagas é uma doença crônica. Ela não mata rapidamente, é um doença que deixa a pessoa limitada, com um tempo. O órgão mais afetado é o coração, é uma doença que gera muito preconceito. 
Monoxinico – um hospedeiro, definitivo.
Heteroxinico – dois hospeideiros, um definitivo e um intermediário. 
Vetor biológico – é quando o parasita se multiplica ou se desenvolve no vetor. 
Protozoários são seres unicelulares, eucariontes. Ele tem grande variação de forma. 
Tripomaxigota é a forma infectante do Trypanossoma Cruzi. Amaxigota, epimaxigota. Isso são estágios diferenntes do Trypanossoma Cruzi, que vai depender onde ele esta no seu ciclo biológico. 
Nos temos padronizado 4 fases em que os parasitas podem se encontrar, não são todos que apresentam essas fazes. Que é a fase trofozoitica, é o parasita que se nutri e se reproduz dentro do hospedeiro definitivo. Forma de cisto e oociso, são formas de resistência do parasita. Por que não é o objetivo do parasita morrer. Ele não quer matar o hospedeiro, ele quer viver em equlibrio com o hospedeiro, a doença é um acidente de percurso. O Trypanossoma Cruzi ele é liberado nas fezes do barbeiro, o homem coça e a forma tripomaxigota entra pra dentro da pele. Ai é o começo da doença a fase aguda, ela começa a se replicar fazer divisão binária, 1 vira 2 4 6 enfim... compromete sistematicamente a pessoa, seu sangue, iniciando a fase aguda que é a trofozoito. A partir daí seu sistema imunológico começa a responder, com isso o parasita fica em formas de cisto, diminui o seu metabolismo e vai formar ninhos, que são os cistos, que tem um metabolismo menor, os cistos que no caso do Trypanossoma Cruzi são fromados no coração e no intestino, e ficam cheio de ninhos de amaxigota. Que é uma forma de resistir a resposta imunológica. 
Fase de oocisto também é uma forma de resistência. 
E essas fases estão tanto no hospedeiro como no vetor.
Forma de gameta: que é presente no filo apicompleza. Onde tem a reprodução sexuada.
Alguns parasitas fazem reprodução sexuada outros reprodução assexuada e alguns fazem as duas reproduções. 
O gênero tripanossoma tem muitas espécies. 
O Trypanossoma Cruzié um parasita obrigatório, heteroxinico, apresenta variação de formas dependendo de seu hospedeiro. E a doença de chagas é uma doença antiga, descoberta pó Carlos chagas em 1909 em MG ele era um estudante de medicina recém formado. Pesquisava malarias, e as medidas profiláticas, e nas suas pesquisas e atendimentos junto com Oswaldo Cruz, ele encontrou flagelados no mico, e pesquisando a comunidade e encontrou no barbeiro hemoflagelados no sangue do barbeiro, onde Oswaldo cruz viu que era os mesmo encontrados no mico. E em seguida encontrou uma pessoa, que tinha sido picada por barbeiro, e ela apresentou um sinal de romana, quando o olho incha quando o barbeiro pica. Quando observou seu sangue encontrou o flagelado. Dessa forma, encontrando o flagelado no barbeiro no micro e na criança Oswaldo Cruz conseguiu fechar seu ciclo. Descobrindo assim a Doença de chagas. 
É uma zoonose transmitida entre animais e homens.
O barbeiro é o hospedeiro intermediário e o homem o definitivo.
Desenvolve-se no tubo digestivo de triatomíneos que no caso é o barbeiro ( hematófagos, que se alimentam de sangue), no sangue e nos tecidos de diferentes mamíferos (gambá, tatu, morcego, rato, macaco, coelho, cão, gato e homem)
Não infecta aves nem repteis, pois o sistema imune deles impedem que o Trypanossoma Cruzié se desenvolva 
So tem reprodução assexuada. 
O Trypanossoma Cruzié tem 3 formas diferentes que ele pode apresentar. São eles, amastigota (sem flagelo exteriorizado), epimastigota, tripomastigota)
Na forma tripomastigota apresenta o núcleo, e uma estrutura chamada cinetoplasto que esta na porção posterior ao nucleo. De onde o flagelo sai é a porção anterior, cinetoplasto é um acumulo de DNA mitocondrial extranuclear. E ela é encontrada no sangue no barbeiro, e tem outra forma que é encontrada no homem.
A epimastigota é encontrada somente no barbeiro, tem o núcleo e o cinetoplasto é perinuclear na porção anterior. 
Amastigota, tem forma circular, cujo o flangelo não é exteriorizado, tem o núcleo e o cinetoplasto. Ela esta presente nos ninhos das fibras cardiacas do coração do homem, por exemplo.
De acordo com a posição do núcleo a gente consegue diferenciar essas 3 formas. Lembrando que cada uma dessas formas esta presente em um tipo de hospedeiro. 
CICLO BIOLOGICO DO PARASITA (DESENHO NA FOLHA DE PAPEL)
QUAIS SÃO AS NOSSAS CELULAS DE DEFESA ? macrófago
O tripomastigota vão enfrentar o macrofago, so que ele conseguem se multiplicar dentro dos macrófagos. Dentro dessas células a forma tripomastigota que são alojadas vão se diferenciar em amastigota. E vão fazer divisão binária, reprodução assexuada. 
A tripomastigota sanguínea encontrada somente no homem. 
Fase aguda é o inicio, ainda n teve ua resposta efetiva imunológica, e que o parasita ta se replicando. É assintomáticos. Mas pode sentir sintomas locais. 
Fase crônica: resposta imune começou a produzir uma resposta. Produção de IgM, pentamaro. E em seguida substituída por IgG. 
FASE CRONICA, MAIOR SINTOMAS É ALTERAÇÃO DO TAMANHO DO CORAÇÃO, INSUFICIENCIA CARDIACA, FALTA DE CIRCULAÇÃO, TROMBOSE, PODENDO ATE TER INFARTO. 
Em alguns casos tem alteração intestinal completa. 
Diagnostico: clinico e laboratorial.
Clinico na fase aguda o paciente relata que mora em lugares que tem o barbeiro, febre.
Fase crônica, raio x , palpitações, sorologia. 
Laboratorial:
- Fase aguda: até 3 meses após a infecção - alta parasitemia → pesquisa direta do parasito no sangue ( exame a fresco, esfregaço corado por Giemsa)
	- Fase crônica: baixa parasitemia → métodos sorológicos (pesquisa do Ac – testes sorológicos) e xenodiagnóstico (diagnóstico indireto do parasito). Na sorologia busca anticorpos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes