Buscar

Teoria de Desenvolvimento da Infância e Adolescência de Freud Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Freud
Desenvolvimento da Infância
	
Para Freud, a ideia que temos hoje que o desejo sexual surge apenas na adolescência é um mito. Para ele, a pulsão sexual “nasce” na infância. Em seus estudos, Freud descobriu sobre a libido, que é uma energia voltada para a obtenção de prazer. A libido sofrerá algumas mudanças durante o desenvolvimento e cada mudança marcará uma fase do desenvolvimento infantil como uma etapa psicossexual de desenvolvimento. A libido marcará cinco fases do desenvolvimento infantil: a fase oral, a fase anal e a fase fálica, o período de latência e a fase genital.
Fase oral (0 a 1 ano): Ao nascer, a estrutura sensorial mais desenvolvida é a boca. É a nela que a libido está concentrada nessa fase, pois é pela boca que a criança entrará em contato com o seio da mãe, que será o seu primeiro objeto afetivo. Ao mamar, a criança sente a mãe dentro de si e então o primeiro vínculo com o mundo exterior se inicia. Tudo que a criança pega leva a boca, é com a boca que ela irá conhecer o mundo e sentir prazer. 
Fase anal (1 a 3 anos): Nessa fase, a libido está concentrada no ânus da criança. É nesse período que ela começa a andar, falar e começa a ter o controle das suas necessidades fisiológicas. Nessa fase, as fezes passam a ser o novo objeto de fantasia da criança, pois elas vêm de dentro do seu próprio corpo. A criança sente prazer ao prender as fezes e depois solta-las pois elas são um presente ou um “castigo” para aqueles com quem ela tem afeto.
Fase fálica (3 a 4 anos): A libido está concentrada nos genitais. Nessa fase, a criança desenvolve um interesse pelos genitais, a masturbação torna-se frequente e normal e a preocupação sobre a diferença entre meninos e meninas também aparece. Essa diferença é apenas sobre a presença ou não do pênis. As meninas dizem que o delas ainda vai crescer e na medida que vão amadurecendo entendem que só o homem pode ter o pênis. A maior parte dos vínculos de prazer na infância estão relacionados a mãe. Os meninos, sentem essa atração sexual pela mãe. Na sua fantasia a mãe será sua namorada, sua esposa. E então entra o pai, uma figura de autoridade que vai mostrar para ele que ele não pode ter essa relação. O menino começa a sentir um certo ódio e temor do pai, e começa a desejar que essa pessoa não exista mais, pois ela está impedindo seu relacionamento com a mãe. Segundo Freud, esse processo é normal e ele chama de Complexo de Édipo. Já a menina se afasta da mãe, por que ela não foi capaz de lhe dar um pênis e então se apega ao pai. 
Período de Latência (5 a 12 anos): É um período de intervalo entre a fase fálica (infantil) e a fase genital (adulta). Com a repressão do Édipo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Ela é canalizada para o desenvolvimento intelectual e social da criança. Isto se chama “realizações socialmente produtivas”. É a fase de desenvolvimento de amizades e laços sociais.
Fase Genital (12 em diante): Nessa fase, os adultos já estão sexualmente maduros e conseguem se preocupar com o seu parceiro, são capazes de amar. Eles canalizam toda a energia sexual para o trabalho, para poder construir uma boa família, tornando assim, o trabalho prazeroso.
Desenvolvimento da Adolescência
	Com a chegada da puberdade começam as mudanças da vida sexual infantil para a vida sexual adulta. Antes, a pulsão sexual era auto erótica; agora, há a presença de um objeto sexual. O objeto sexual das mulheres está mais relacionado ao sentimento, enquanto que o dos homens está relacionado apenas ao prazer. 
	Segundo Freud, quando se atinge essa maturidade sexual, vê-se claramente a mudança. As genitálias externas crescem e as internas também, possibilitando a formação de um novo ser vivo. Desse modo, se formou um aparelho que está à espera para ser usado. Para acionar esse aparelho, existe três caminhos: o mundo externo, o interior do organismo e a vida anímica. Acessar esse aparelho por qualquer um desses caminhos obtém-se o mesmo efeito. A excitação sexual, que se exprime por dois tipos de sinais: Anímicos, que é um sentimento de tensão e os Somáticos, que causa uma alteração no corpo como uma forma de preparação para o ato sexual (a ereção do membro masculino e a umidificação da vagina).
	A tensão da excitação sexual nos traz um problema. Enquanto se está no estado de excitação, você está sentindo um certo prazer, mas ao mesmo tempo está sentindo um desprazer pela tensão da excitação, e essa sensação de desprazer não vai passar até que se permita a presença de um prazer maior que esse desprazer.
		A zonas erógenas tem um papel de serem estimuladas para aumentar o prazer, para então se obter o prazer final. Essa excitação das zonas erógenas é o que chamamos de pré-prazer. Ele sempre vem antes do prazer final ou prazer da satisfação do ato sexual. Portanto, o pré-prazer, é aquele prazer produzido da infância, só que em menor intensidade e o prazer final, é o novo prazer. Podemos dizer que a função final das zonas erógenas é: serem empregadas para possibilitar, por meio do pré-prazer, a produção do prazer de maior satisfação.

Outros materiais

Outros materiais