Buscar

Atividade discursiva 2

Prévia do material em texto

Questão 1: 
 O projeto de transposição do Velho Chico, após vários anos de estudo e de novos ideais, vem sendo realizado pelo governo com grande repercussão, além de gerar muitas discussões, pois enquanto o projeto vem sendo desenvolvido, sendo afirmado pelo governo que não há risco quanto ao meio ambiente e explicando que o projeto se divide em dois eixos norte e leste, que já em andamento com suas primeiras bases de bombeamento entregues, grupos de defesa ambiental alegam que o projeto é irresponsável e deve desiquilibrar o meio ambiente nativo. As opiniões se dividem, pois o bombeamento de agua pelos eixos e seus reais resultados, só poderão ser vistos ao fim do projeto que está previsto para este ano de 2017. Durante muitos anos se discute uma forma de acabar com a seca no nordeste, e a mudança do curso do rio São Francisco, pretende beneficiar milhões de pessoas no nordeste brasileiro. Desde os anos 90 até os dias atuais ainda se discute sobre a relevância do projeto, que aos declínios vai se adaptando, para alcançar o desejado resultado. 
Questão 2:
Com intuito de beneficiar o povo que vive no sertão nordestino com a falta d’água, o governo desencadeou o projeto de transposição do Rio São Francisco, todavia este projeto que se encontra em andamento para benefícios de uns acaba por retirar e degradar outros que vivem em suas margens. Povos indígenas já relutaram para ter em suas terras aonde o trajeto vem desvinculando aos nativos que com as baixas quantias doadas, não conseguem retomar suas vidas em outros locais, desta forma questiona-se a responsabilidade social para com os que estão sendo dali expulsos sem uma chance e uma nova perspectiva de vida. 
Questão 3:
Tamanho projeto de transposição do Rio São Francisco, vem desencadeando aos órgãos competentes vários momentos de fragilidade ao que se diz respeito sobre a prevenção e precaução do desenvolvimento da transposição. Ressalva que o projeto apresentado, é um estudo feito sem resultados concretos, podendo assim por ambição do homem colocar em risco todo sistema ambiental em todo seu percurso. O meio ambiente e as famílias que do rio sobrevivem, correm sérios riscos no que se diz ao futuro deste arriscado projeto. Os interesses políticos e a busca pelo poder, faz deste projeto uma fonte inesgotável de irresponsabilidade e de risco. 
NÃO AUTORIZO A PUBLICAÇÃO DAS MINAHS RESPOSTAS.

Outros materiais