Buscar

portfólio 3º SEMESTRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

portfólio:
Produção Interdisciplinar.
COMPONENTES:
JAILMA DOS SANTOS gUEDES
KERGINALDO DA COSTA LEAL
MARISA JORDANA DA COSTA LIMA
ritchelle esteves costa bezerra
INTRODUÇÃO
Trabalho em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplina de Introdução à Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais e Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física: Fundamentos da Educação.
 
Orientador: Profs. Anísio Calciolari Junior, Alexandre Schubert, Raphael Gustavo Testa, Thiago Camata e João Paulo Manfre.
 
ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O BACHARELADO E LICENCIATURA
DISCIPLINAS-BACHARELADO
Musculação
Treinamento esportivo
Psicologia aplicadas ao esporte e a educação física.
Gestão e organizaçãodesportiva
Iniciação as artes marciais e lutas
Qualidade de vida e educaçãofísica
 
DISCIPLINAS-LICENCIATURA
Pratica pedagógica
Estrutura do ensino fundamental e médio
Psicologia aplicada a educação física escolar.
Didática e metodologia de ensino
Organização e gestão da escola
Processos de ensino eaprendizagem
Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1 Na escola onde trabalha tem aula de educação física? 
R- Sim 
2 Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física? 
R- Sim 
3 O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior? 
R- Todos os professores da escola tem licenciatura plena. 
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4 Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física? 
R- São realizadas 2 aulas por turma, uma aula no horário normal de aula, (denominada pela coordenação da escola de aula teórica ) e outra aula no contra turno, (conhecida como aula prática).
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5 A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola? 
R- A estrutura física da escola não é adequada temos um ginásio poli esportivo e uma quadra que fica grande parte do dia sem condições de ter aula por causa do sol. Em relação ao material a escola não disponibiliza de nenhum material para essas aulas, o pouco material que temos são os professores que disponibiliza uma parte do seu salario para compra de alguns materiais, como: bolas, cones, redes, etc. 
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
6 Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo?
Seguimos aqui as orientações dos PCNs. Trabalhamos com o esporte, jogos, lutas, ginástica, atividades rítmicas, expressivas e conhecimento sobre o corpo. 
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
7 Quais são as principais dificuldades encontradas para realização das aulas de educação física na sua escola?
R- Primeiro é a falta de material, se o professor quiser realmente trabalha mesmo com o mínimo, e mesmo que utilize material reciclável, ele terá que arcar com todos os custo que isso possa trazer. Segundo, é o espaço e horários para a realização das aulas, que envolve deslocamento de alunos, merendas, tomar água na escola no bebedouro da escola pode promover uma discursão, entre professor e gestão escolar. 
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
8 Qual é o papel do professor de educação física na escola?
Para mim não existe o papel do professor de educação física e sim o papel do professor, pois não somos diferentes dos demais professores, é promover a educação integral dos discentes. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
“Historicamente a Educação Física passou por diversas transformações e entendimentos no âmbito escolar, conforme consta nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), passando pelo higienismo, militarismo, até sofrer forte influência dos pensamentos pedagógicos. A partir daí, iniciam-se algumas tendências pedagógicas no âmbito escolar através de abordagens, sendo elas a psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e crítica.” (PRUDÊNCIO, 2012)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em cada grau de escolaridade, a Educação Física Escolar tem sua atuação planejada conforme a idade e a capacidade de entendimento do educando, desenvolvendo com responsabilidade os conteúdos previstos.
	Ao finalizar este trabalho podemos concluir que as dificuldades que o professor de educação física encontra em seu campo de trabalho são inúmeras, apesar disso ele deve se manter consciente que seu trabalho é de tremenda importância tanto no contexto escolar como fora dele. O professor de Educação física é responsável por disseminar a cultura do movimento dentro do ambiente escolar, ele é responsável por ensinar a prática esportiva, despertar na criança o interesse de se manter ativo e ter uma melhor qualidade de vida, além disso, ensinar ética, moral e valores que as crianças vão levar para toda a vida além da prática esportiva educacional. 
	Para isso o professor tem que se manter consciente e atualizado, saber seu papel na sociedade e manter-se instruído e preparado para lidar com os conflitos cotidianos, é necessário que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA. 
PRUDÊNCIO E. J. A importância do professor de Educação Física nas escolas. 05 de julho de 2012. Disponível em://www.crefsc.org.br/a-importancia-do-professor-de-educacao-fisica-nas-escolas/. Acesso em: 18/05/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais