Buscar

Revisão AV1 Fundamentos Epistêmicos da Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 – Quais as principais características da modernidade?
Esse período vai ser considerado uma fase de transição entre o antigo e o novo. Nesse período vão ocorrer grandes transformações no mundo europeu como a descoberta do novo mundo, que teve seu início quando Colombo chegou às Antilhas. Foi a partir desse período que se iniciou o mercantilismo, também teve a questão da descoberta de novos territórios, novos povos com uma cultura totalmente diferente da europeia, fazendo com que os europeus passassem a questionar sobre a natureza humana e a valorização do ser humano; Outro evento importante foi o humanismo renascentista, que foi um movimento artístico e intelectual que defendia que o homem era o centro do universo (antropocentrismo), ao contrário do teocentrismo (Deus é o centro do universo). Os humanistas acreditavam que o homem era um ser “perfeito”, “puro”, dotado de razão, eles acreditavam no melhor do ser humano sem a presença da religião; outro evento foi a Reforma Protestante, que teve seu início com Lutero. A Reforma vai romper coma tradição de que a Igreja Católica não vai ter mais o controle do povo. Ela vai defender a liberdade individual e da consciência como lugar da certeza, sendo o indivíduo capaz pela sua luz natural de chegar a verdade (em questões religiosas) e contestar a autoridade institucional e o saber tradicional; e o último evento que marcou essa época foi a Revolução Científica, foi um movimento iniciado por Copérnico, que através de cálculos matemáticos, defendeu a teoria do heliocentrismo (Sol no centro) e rejeitou o geocentrismo (Terra no centro). Galileu também foi importante, pois ele veio com a teoria mecanicista, onde ele passa a considerar a natureza como uma “máquina”, um mecanismo em funcionamento. Os fenômenos físicos seriam assim explicados pelas leis do movimento
2 – Por que a ideia de “moderno” tem frequentemente para nós um sentido positivo?
Porque está sempre relacionado ao que é “novo”, ao que é contemporâneo, por que nos trás uma ideia de que o que vai acontecer está “rompendo” relação com o passado e vai nos trazer um futuro melhor, com novas oportunidades de melhorarmos as nossas condições de vida.
3 – O que significa “humanismo”?
	É a valorização do ser humano. Foi um movimento artístico e intelectual que defendia que o homem era o centro do universo (antropocentrismo), ao contrário do teocentrismo (Deus é o centro do universo). Acreditavam que o homem era um ser “perfeito”, “puro”, dotado de razão, eles acreditavam no melhor do ser humano sem a presença da religião.
4 – Qual a importância da arte no Renascimento?
	Vai ser uma arte voltada para o homem, o homem comum, cidadão, e não o senhor feudal ou uma pessoa importante da igreja. Começa-se a valorizar o corpo humano dotado de uma beleza própria, que corresponde nas artes plásticas ao ideal da dignidade humana.
5 – Em que sentido a Reforma protestante pode ser considerada parte da modernidade?
	No sentido de que a Reforma vai romper coma tradição de que a Igreja Católica não vai ter mais o controle do povo. A Reforma vai defender a liberdade individual e da consciência como lugar da certeza, sendo o indivíduo capaz pela sua luz natural de chegar a verdade (em questões religiosas) e contestar a autoridade institucional e o saber tradicional.
6 – Quais as ideias centrais da revolução científica moderna?
	Iniciada por Copérnico, quando ele defende matematicamente (através de cálculos dos movimentos dos corpos celestes) um modelo de cosmo em que o Sol é o centro do universo (heliocentrismo), e a Terra apenas mais um astro gigante em torno do Sol, rejeitando o modelo geocêntrico (Terra é o centro do universo). Em seguida, vem Galileu com o mecanicismo, que passa a considerar a natureza como uma “máquina”, um mecanismo em funcionamento. Os fenômenos físicos seriam assim explicados pelas leis do movimento.
7 – Em qual sentido o conceito moderno de ciência difere do antigo?
	No sentido de que a ciência moderna utiliza do método experimental, observatório e a ciência antiga, utilizava o método teórico, sem experiências, para provar as teorias.
8 – Qual o impacto da descoberta do Novo Mundo sobre a visão de mundo europeia tradicional?
	Com a descoberta do Novo Mundo que teve seu início quando Colombo chegou às Antilhas. Vai mostrar qual é a verdadeira dimensão da Terra, ou seja, tinha-se em mente que a Terra era quadrada e quando começaram as navegações descobriu-se que isso era mentira. Foi também com a navegação que se desenvolveu o mercantilismo e também teve a questão da descoberta de novos territórios, novos povos com uma cultura totalmente diferente da europeia, fazendo com que os europeus passassem a questionar sobre a natureza humana e a valorização do ser humano.
9 – Qual o principal objetivo da filosofia de Descartes?
	Defender a possibilidade do conhecimento científico, refutando o ceticismo. Apesar de não ser cético, Descartes dizia que devemos levar o ceticismo a sério, mas é claro, sempre refutando. Ele afirmava isso por que os céticos diziam que é sempre possível questionar uma teoria. Já Descartes, dizia que devemos buscar uma certeza sem levar em conta o questionamento cético, ou seja, colocar em perguntas tudo o que aprendemos e em seguida, encontrar um método seguro para reconstruir o nosso conhecimento.
10 – Por que Descartes considera importante a fundamentação do conhecimento científico?
	Porque para ele, as únicas coisas que não devemos duvidar é do nosso pensamento e de Deus. Então em sua teoria, ele propôs que questionássemos todas as nossas crenças e opiniões, pois algumas dessas crenças e opiniões nós não podemos confiar pois nos trazem dúvidas, então deveríamos nos esvaziar de todos esses pensamentos e então formular outros, onde teremos certeza de que esse “novo” está realmente certo.
11 – Como entender a oposição mundo interior x mundo exterior na filosofia de Descartes?
	Para Descartes, o mundo interior é o mundo do cogito, do pensamento. E o mundo exterior é onde Deus garante sua existência, Ele é o único que tem conhecimento sobre o mundo. Ele está entre o mundo interior e exterior.
12 – Qual o sentido básico do “empirismo”?
	É um pensamento filosófico que diz que o conhecimento se determina pela experiência, ou seja, nós nascemos uma tábula rasa, sem conhecimento nenhum, e só obtemos o nosso conhecimento através de nossas experiências vivenciadas e as aprendizagens só acontecem na prática, por meio de tentativa e erro.
13 – Discuta o lema do empirismo: “Nada está no intelecto que não tenha estado antes nos sentidos”.
	Esse pensamento quer dizer que eu não posso ter ideia de um conhecimento sem antes ter experienciado essa vivência, ou seja, nós nascemos uma tábula rasa, sem conhecimento nenhum. Para os empiristas o conhecimento não é inato. Para obtermos conhecimento do que é um objeto precisamos antes ter tido uma experiência com esse objeto, para então termos a ideia, a noção do que é esse objeto.
14 – Como caracterizar o sentido da importância da “teoria dos ídolos” de Bacon?
	A sua teoria foi importante porque ele se preocupou com o progresso humano e para que o ser humano progrida, ele dizia que devemos evitar os ídolos, que são distrações que podem prejudicar o processo científico no método empírico indutivo. Esses ídolos são: 
Ídolo da tribo: O ser humano tem distrações da própria mente humana que distorcem a realidade interferindo negativamente na experiência. Na hora de realizar a experiência devemos ser um pouco mais parciais.
Ídolo da caverna: A nossa subjetividade pode interferir negativamente na experiência.
Ídolo do foro: A linguagem tem que ser clara para que a comunicação entre os membros da experiência seja objetiva.
Ídolo do teatro: Críticas aos filósofos antigos.
15 – Como Locke explica a origem das ideias?
	Ele explica a origem das ideias quando diz que o homem é uma tábula rasa, ou seja, que o homem não tem o conhecimento inato. O homem vai atribuindo o conhecimento através das experiências.
16 – Que tipo de crítica Hume faz a noção tradicional de causalidade?
	Hume, como os outros empiristas, dizia que a gente só adquire conhecimento através das experiências. Ele criticava a causalidade por que ele acreditava que não existia essa relação de causa e efeito e sim existe uma força do hábito. Que é quando acreditamos que uma “coisa” vai acontecer porque estamos acostumados a ver aquilo acontecendo desde que nascemos, mas nada me garante que vai acontecer no outro dia. Ex: Sabemos que o sol nasce todo dia, mas quem me garante que ele irá nascer amanhã?
17 – Quais as principais características do racionalismo?
	Racionalismo foi uma corrente filosófica que acreditava que a razão era fonte do conhecimento. Esse conhecimento é inato, dado por Deus.
18 – Em que sentido podemos considerar Pascal como um racionalista?
	Podemos considerar Pascal como um racionalista por que em seu argumento da aposta ele dizia que diante da impossibilidade de sabermos racionalmente sobre a existência de Deus, nós devemos apostar que ele existe, pois não temos a perder e tudo a ganhar que é a salvação eterna.
19 – Qual o conceito fundamental da ética de Spinoza?
	A ética de Spinoza não estava relacionada a moral e sim ao melhor jeito de viver, ou seja, ele questionava os conceitos de “bem” e “mal”, “vício” e “virtude”, questionando o que é útil para a natureza humana.
20 – Qual a importância da lógica para Leibniz?
	Para Leibniz, a lógica é chave para o conhecimento humano, ela é a única capaz de promover esse conhecimento em uma visão unificada de ciência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais