Buscar

teste zero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Agenesia-ausencia tanto do órgão como do broto
Aplasia-ausencia do órgão mas tem broto
Hipoplasia-orgao de tamanho menor que o normal
Disgenesia-orgao de tamanho e conformação anormal
Atresia-ausencia de orifícios
 
Distúrbio por adapt.celular-faz com que o órgão aumente d+ o vol ou diminua(hipert)
Hiperp-aumento de n. de células
Metaplasia-sao adaptações do epitélio
Mac-espessamento,mic-trocas do epitélio
Displasia-disturbio de formação-pode ser geral ou patológica
Neoplasia-novas formação,malig ou benig.tem que fazer ex. histopatol.
*+volume,cresce d+,não para mesmo retirado.
Causa-carcinogenos,radiação,ag.infecçao
Benig-não cresce,sem metástase,não invasivo.
Maligno-linfoma,carcinoma-mesenquimal
Benigno-fibroma,osteoma
Maligno-adenoma de mama, prostat-epitelial
Benig-papiloma,adenoma.
*Encefalomielite equina- alphavirus, pelo mosquito (Culex e Aedes),hematófago( aves , roedores ), ocorre em homens e equinos, analise do cérebro infectato, não há cura , sintoma, ataxia, movimentos circulantes, cabeça voltada ao solo. anorexia, falta de coordenação motora,ranger dos dentes,cegueira .Macro e histo= não há nada, o virus ataca os neuronios causando lesão degenerativa que podem levar a necrose.
*Botulismo- Clostridium botulinum , responsável pela intoxicação alimentar, grave. paralisia flácida e afeta inúmeras espécies de aves e mamíferos causado pela ingestão de toxina. andar cambaleante tremores muculares incapacidade de levantar a cabeça.Macro e histo- não são observadas alterações algumas vezes observa pneumonia por aspiração de conteúdo alimentar.
*Herpisvirus tipo1-causador do aborto, doença neonatal e respiratória(rinopneumonite),todas idades, frequente em animais jovens, égua prenhes é comum no inverno, infecçao via respiratória, após o período de incubação infecta células endoteliais dos vasos do encéfalo e da medula espinhal. Sinais rapidamente,e atingem severidade máxima em 48 hrs. andar cambaleante, debilidade dos membros toraxicos, ataxia, incoordenacao.,Macro e histo= são encontrados focos hemorrágicos por toda a parte do encéfalo predominantemente na medula espinhal, tanto na subst branca como na cinzenta,coloração amarela bronzeada,diagnostico-isolamento viral,
*Toxosplasmose- gatos são peculiares pelo fato de serem hospedeiros ,int ou def, T.gondii, causa lesão em tecidos , fígado, pulmão, coração músculo esquelético, pâncreas intestino olhos.Macro-hiperemia e hemorragia submeninges ocasionais, infartos hemorraficos, edema cerebral.micro caracterizado por defeneracao da parede dos vasos e edema.
*Neosporose- CAEs. Parecido com o T.gondi em tudo. mecanismo de infecccaoé desconhecido a não ser pela infeccao transplacentaria que tem sido demonstrada em caninos equinos ovinos, felinos.Tanto jovens quanto adultos são afetados.Paralisia ascendente que afeta acentuadamente os membros posteriores devido a polirradiculoneurite .
*Leucoencefalomalacia- micotoxicose , alimentação com milho. altamente letal principalmente snc. sonolência, pressão da cabeça ,cegueira parcial ou completa,paralisia,anorexia,fraqueza,movimentos de pedalagem.Macro e histo- congestão vascular nas meninges,assimetria dos hemisférios.
*Panleucopenia -Causada atravez da secreção de outro felino,com evolução rápida causando febre, vômitos, diarreia, perda do apetiti.Seu causador é o Parvovirus que destrói as células de defesa
*Peritonite infecciosa felina- é um coronavirus ,cosmopolita em gatos domésticos,de varias idades, pico de incidência de 6 a 5 messes.A doença manifesta-se nas formas efusiva e não efusiva.Lesao básica causa inflamação piogranulomatosa, acompanhada por vasculite e graus variados de necrose.O vírus pode ser eliminado e transmitido a outros , o vírus se disseminar via oronasal ou por inoculação direta.
*Criptococase-Doeça infecciosa causada por um fungo, acomete mamíferos,esta enfermidade é micótica.
*Cinomose-Causado por um mobvirus .Afeta a resposta humoral e respostas mediadas por células tornando o animal mais incapaz de se defender de infecções primarias e secundarias.Animal pode morrer de uma infecção aguda,fulminante com disseminação do vírus no organismo.Morte geralmente causada pela infecção secundária.Degeneração esponjosa, ocorre no cerebelo( área bca das folhas) medula oblonga,subst branca do cerebelo, pedúnculo cerebelares.
*Enfecalite em ruminantes por herpesvirus
Pseudo-raiva-Doença de AUJESKY-
*Febre catarral maligna- altamente fatal em bovinos e outros ruminantes.Tecido primário afetado so os órgãos linfoides, tecidos epiteliais. Rins fígado olho articulação e snc podem ser afetados.Lesao macro snc incluem congestão e opacidade das meninges,micro a lesão é uma meningoencefalomielite não purulenta.
*Listeriose –Ovinos e caprinos e bovinos. Infecção de animais prenhes associadas a abortos e natimortos. Lesão macro usualmente são detectadas no snc as quando presentes incluem opacidade das leptomeninges, necrose do tronco encefálico caudal,congestão cerebral e aumento do LCR .Micro são caract. Ppor uma meningoencefalomielite que tipicamente afeta a substancia cinzenta e a subst branca do tronco encefálico.necrose precoce e podem detectar bactérias nos focos celulares há Tb degeneração neural.

Outros materiais