Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas ITPA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas (ITPA)
O principal objetivo deste teste é a detecção de possíveis falhas ou dificuldades no processo de comunicação (deficiências na percepção, interpretação ou transmissão) que causam a maioria dos problemas de aprendizagem escolar . No mesmo tempo, em uma forma complementar, tenta destacar as habilidades ou condições positivas que podem servir de suporte para um programa de recuperação.
O modelo psicolinguística que se baseia ITPA tenta relacionar os processos envolvidos na transmissão das intenções de um indivíduo para outro (seja verbal ou não) e a maneira em que estas intenções são recebidos e interpretados. Em suma, ITPA considera as funções psicológicas do indivíduo que opera nas comunicações. Ele baseia-se no modelo de comunicação de Osgood ,modelo ITPA abrange três processos: associação receptiva e expressiva, de dois canais: auditivo-verbal e visual-motora e dois níveis de organização: Representante e automáticas. É o teste padronizado mais abrangente. 
Engloba 12 subtestes que a avaliam a recepção auditiva e visual, a memória seqüencial visual e auditiva, a associação auditiva e visual, a ‘’closura’’ visual, auditiva e gramatical, a expressão verbal e manual e a combinação de sons. O ITPA possui critérios bem especificados para análise das respostas e uma normatização realizada em aproximadamente 700 crianças entre 2 e 10 anos de idade.
Este teste foi elaborado por Kirk e McCarthy (1961) e fundamenta-se no referencial teórico da psicolinguística neobehaviorista.
A utilização do ITPA é recomendada para avaliar crianças entre 2 e 10 anos de idade cronológica ou mental.
Materiais: 
Manual;
Caderno de anotações: onde vai conter os dados pessoais, respostas do sujeito e anotações de seu desempenho durante o teste.
Caderno de estímulos: inclui os suportes gráficos que acompanham as perguntas em vários dos subtestes.
Modelo de correção: para a prova visual.
O examinador deverá conter um cronômetro, dois lápis para que o sujeito realize os desenhos do subteste 3 e uma cartolina para esconder as realizações prévias do sujeito em um mesmo subteste. 
Os sub testes são divididos em duas categorias:
- Nível representativo, que avalia:
 Compreensão auditiva
 Compreensão visual
 Associação auditiva
 Associação visual
 Expressão auditiva
 Expressão visual.
- Nível automático, que avalia:
 Memória sequencial visomotora
 Memória sequencial auditiva
 Interação visual
 Interação gramatical
 Interação auditiva
O ITPA é dividido em 11 sub testes:
Avalia a capacidade para obter significado a partir de um material apresentado oralmente.
(A criança escuta uma história e associa as perguntas com as imagens)
Avalia a capacidade para obter significado de símbolos visuais (imagens) associando, a partir de um conjunto de desenhos, o que é semelhante ao desenho-estímulo.
(É mostrado, por exemplo, o desenho de um cão, depois é mostrado 4 imagens e a criança tem que associar 1 das 4 imagens com a do cão)
Avalia a habilidade para reproduzir, usando a memória, sequencias de figuras não significativas, depois de ver a sequência durante um período de tempo.
Avalia a capacidade para relacionar conceitos que se são apresentados oralmente. A habilidade para manejar símbolos linguísticos de maneira significativa é proposta nessa prova mediante uma serie de analogias verbais de dificuldade crescente.
(Quem aplica o teste começa uma frase e espera que a criança a termine, por exemplo, um ditado conhecido)
Avalia a memória imediata através da repetição de series que vão de até 8 dígitos, apresentados em uma velocidade de dois por segundo e permitindo duas tentativas a cada sequência.
Avalia a capacidade para relacionar conceitos apresentados visualmente. A criança tem que escolher um desenho que está relacionado com o desenho-estímulo.
(Por exemplo: mostra uma imagem de um cão e depois 4 imagens: a de um osso, a de uma boneca, a de um caderno e a de uma mesa... espera-se que a criança relacione a imagem do osso com a do cão)
Avalia a habilidade da criança para identificar animais ou objetos parecidos/ semelhantes, a partir d uma representação incompleta dos mesmos em um contexto relativamente complexo.
 
Avalia a fluência verbal da criança, medida a partir do número de conceitos expressados verbalmente.
Avalia a habilidade para usar a gramatica de uma maneira automática, por meio de uma tarefa de completar frases apoiadas em desenhos.
 Avalia a capacidade para expressar significados por meio de gestos manuais.
 Avalia a habilidade para produzir uma palavra a partir de palavras pronunciadas parcialmente.