Buscar

AULA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

08/09/2017
Aula 1 – Direito Processual do Trabalho.
1) Ritos do processo trabalhista até a teoria geral.
2) Recursos em espécie e execução.
Embargos de terceiros houve mudança de prazo. 
Livros: Martins; Gustavo; Bezerra Leite; Saraiva. 
2 verificações: 10 questões objetivas. A média é 6. 
Tendência de uniformização dos Tribunais regionais em termos de sua jurisprudência, para evitar recursos para os Tribunais Superiores. Isso aumenta a segurança jurídica para o jurisdicionado. 
FONTES DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO:
Existe uso alternativo das fontes do Direito e não direito alternativo. 
Quando a relação do trabalho era vista estrito senso, essa relação importava para o direito do trabalho na medida em que se estabelecesse entre trabalhador e empregador. 
Conceito clássico:
Hoje, com a ampliação dada pela emenda constitucional 45. A competência da justiça do trabalho é julgar todas as relações de trabalho e não só as entre empregado e empregador. O conjunto é destinado a regular atividades do Estado…, bem como de outras relações de trabalho inseridas na competência da justiça do trabalho. A relação de emprego é espécie do gênero de relação de trabalho. 
O conhecimento dos princípios do processo do trablho vai notar a justificação da autonomia do processo do trabalho, que não é unânime pelos juristas pátrios. Surgiu teoria sobre a sua autonomia, que são duas: teoria monista e teoria dualista. A monista prega que o direito processual é um só, que não seria regido por leis próprias ou estruturado de modo específico. Muitos autores entendem que o direito do trabalho não conseguiu se separar do processual. Que sua legislação não se justifica, a não ser como um capítulo do código processual. 
A teoria dualista pondera que há autonomia do processo do trabalho, que pode ser dividida em 3: subteoria radical, moderada e subteoria inominada.
A radical sustenta que há independência total do processo do trabalho em relação o direito do trabalho.
A segunda mostra existência de autonomia relativa, que decorre da subsidiariedade das normas aplicáveis do processo civil. Que a própria CLT dispõe que havendo omissão aplica-se o CPC subsidiariamente. Art. 679 da CLT – aplicação do CPC de forma subsidiária. 
Inquérito judicial para apuração de falta grave – empregador tem que entrar com o procedimento judicial. 
Há outra figura no processo do trabalho que é o dissídio coletivo, no qual o tribunal do trabalho cria normas no caso concreto. Isso não ocorre em outros ramos do direito, porque criaria repristinação, ou seja, a norma anterior vigoraria. 
O processo do trabalho – esse é um poder que só eles tem – dissídio coletivo. Eles têm competência originária para julgar dissídios coletivos. Eles dizem não só das nomas aplicáveis para a melhoria das condições do trabalho e também poderão dirimir dúvidas, que são conflitos de direito, cuja função do tribunal é interpretativa das cláusulas, já que o tribunal afirmará o direito. Afirma a interpretação dada às cláusulas das partes. 
A terceira subteoria afirma que o processo do trabalho é autônomo, pois não há disciplina própria. O DPT tem método próprio, mas não é independente do processual, mas espécie do gênero, porque os princípios gerais do direito processual estão harmonizados com o especial. 
Fontes: faz divisão entre fontes formais e materiais (fatoes que ocasionam surgimento das normas, como valores). As fontes formais se classificam entre heterônomas e autônomas. As autônomas são elaboradas pelos interessados.
Fontes primárias e secundários: a primária é a lei, as demais sendo secundárias. Na verdade as primárias são o atrito social, que deles gerariam as normas. Fontes estatais...diretas e indiretas…
A analogia, equidade e princípios gerais do direito seriam critérios de integração da norma jurídica. Mas tem entendimento diverso, para quem as fontes seriam formais. 
As normas jurídicas têm hierarquia diversa, que se inicia com a CF. 
* Eficácia no tempo e no espaço: tem eficácia imediata, ao entrar em vigor a lei, exceto quando tem vacatio legis. Há o direito de recorrer, com a lei que estiver vigendo na data da sentença. Não existe direito adquirido de recorrer. 
A CLT - art. 912.
Eficácia da lei processual no espaço diz respeito ao território. Aplica-se tanto para nacionais quanto para estrangeiros. A lei processual é territorial, aplicando apenas no território brasileiro. A aplicação da sentença estrangeira é feita por homologação do STJ – juízo de derivação. 
Princípios informadores do processo trabalhista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais