Buscar

Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tópicos de Libras
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1. Reconhecer algumas mudanças na sociedade contemporânea em relação às formas de comportamento do sujeito na vida social.
2. Identificar aspectos relacionados à identidade do sujeito contemporâneo em termos de inclusão social.
3- Identificar aspectos culturais e sociolinguísticos da surdez;
4 - Aprender noções básicas de libras.
Leia o texto condutor da aula.
Participe do Fórum de discussão no tópico Integração da turma e O que é ser diferente na sociedade atual?.
Realize as atividades solicitadas.
Leia a síntese da aula e a chamada para a aula seguinte.
Realize os exercícios de autocorreção.
Adquirir noções instrumentais da língua de sinais não é o único objetivo deste curso. A língua de sinais é utilizada por sujeitos sinalizantes (surdos ou ouvintes que dominam a língua de sinais brasileira) em contextos específicos de interação cujo histórico
aponta para preconceitos e mal-entendidos acerca das diferenças como um todo e da identidade do surdo na sociedade.
Uma série de sinais (nome, sinal, idade, casa/morar, onde) aplicados fora de contexto, somente para você conhecer as palavras usadas na apresentação pessoal. Informação Cultural (IC): Nas comunidades sinalizantes é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL. Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de “batismo” dentro dessas comunidades. Cada pessoa tem um SINAL próprio que faz referência a alguma característica particular dela (somente referência física; física com a primeira letra do nome; um evento marcante etc.).
Os sinais aplicados dentro de frases, em contextos de uso efetivo da língua. No primeiro vídeo, as palavras estavam isoladas; neste, elas são empregadas em situações práticas de comunicação em LIBRAS. Informação Linguística (IL): as frases em Libras, muitas vezes, omitem algumas palavras que são usadas; em outras palavras, são construções sintéticas, econômicas. Lembre-se: Libras não é a tradução de língua portuguesa. Quer um exemplo? Em português, dizemos “qual é o seu nome?”. Em LIBRAS basta usar as palavras “seu” + “nome” e a interrogação é marcada pela expressão facial gramatical.
A crise de identidade
Vamos começar, então, refletindo um pouco sobre a sociedade contemporânea e suas “novas” formas de relacionamento, construção de identidade e preservação da cultura; em especial, as influenciadas pela chamada globalização. Para tal, é necessário que se investiguem as relações entre língua, cultura e sociedade.
A sociedade contemporânea reivindica uma revisão das próprias formas de se pensar a língua, o papel e lugar da(s) ciência(s) política(s) que a tomam como objeto. Nesse sentido, a sociedade é convocada a enfrentar as constantes incompletudes, provocadas por um mundo globalizado, onde o global e o local se interpenetram e as diferenças não se encaixam na “completude“ (Bauman, 2005).
Mundo moderno, comunicação e identidade
As novas formas de relacionamento (através da internet, chat, etc.) e o intercâmbio cultural são significativamente mais velozes e dinâmicos que no passado. Além da internet, o celular é hoje um aparelho quase que indispensável à sobrevivência na sociedade urbana. Este aspecto atinge inclusive as pessoas surdas, cujo uso do celular é bastante freqüente, tendo tornado-se um excelente meio de comunicação para esse grupo social.
Além disso, a própria disciplina que você está fazendo neste exato momento faz parte da evolução tecnológica que permite a comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar, como você pode observar no vídeo ao lado.
Através dessas novas relações, o local e o global passaram a se interpenetrar constantemente, dificultando sua identificação e tornando incoerente um conceito de identidade (linguística e cultural) que seja o mesmo para qualquer indivíduo; em outras palavras, uma identidade que não seja fluida, que seja comum a todos.
Mas será que somos iguais?
Atualmente, a sociedade experimenta certa insatisfação em relação às promessas da modernidade, entre elas, a de igualdade, de liberdade, de paz, etc. Tais promessas não foram cumpridas, o que tem colocado em evidência a fragilidade do mundo moderno e da contemporaneidade.
Língua e identidade para os surdos
Esse fenômeno da crise de identidade pode ser observado em vários setores da sociedade. Em relação aos surdos e às comunidades sinalizantes não é diferente. Após vários anos de total exclusão, e subjugamento a padrões culturais inerentes a uma vida tipicamente ouvinte, os surdos – conduzidos pelas pesquisas na área da lingüística, da educação e outras – puderam reconhecer-se como seres dotados de uma língua. Suas comunidades linguísticas apresentam peculiaridades culturais a elas inerentes.
 Os surdos passam então a afirmar suas identidades com base, principalmente, em características lingüísticas e culturais. Devido aos longos anos de uma experiência não favorável ao seu reconhecimento, foi necessária a criação de associações diversas, a produção de discurso de defesa e luta, entre outros, que garantissem esse espaço na sociedade.
A identidade do surdo deve ser construída com base em suas capacidades, em suas peculiaridades linguístico-culturais. Por isso, alguns estudiosos referem-se aos surdos como sujeitos sinalizantes, usuários de LIBRAS. A questão das identidades se faz, portanto, presente e não pode ser dissociada das experiências da sociedade contemporânea que vive o conflito inerente à fluidez dessas identidades.
Acredita-se ser de grande relevância tomar a atitude política de referir-se aos surdos, pelos menos àqueles que declaram ter a LIBRAS como L1, com maior freqüência, como “sujeitos sinalizantes”. Este termo não precisaria ser restrito a pessoa surda em si, mas aqueles que por sua história de vida percebem sua identidade construída em um contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a sua própria língua, nem se sentirá incapaz de dominar a língua de outros grupos, mesmo que sejam essas de outra modalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente instransponíveis. Esse sujeito não é um surdo deficiente; é um sujeito dotado de capacidade lingüística...
A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
 Certo	um estado brasileiro.
	um bairro.
	um continente.
	um município.
	um país.
 Gabarito Comentado
2.
Marque a alternativa em que é feita na datilologia um aspecto gramatical (nível linguístico) específico da língua de sinais:
	
Quiremania
	
Datilografia
 Certo	Quirológico
	Digitação
	
Quiromancia
 Gabarito Comentado
3.
O congresso de Milão ocorreu em 1880 , onde foi discutido sobre educação de surdos, na ocasião a os surdos foram proibidos de participar das discussões , e a partir da fala de Grahan Bell um importante decisão foi tomada e alterou toda a educação de surdos da época, refletindo até a pouco tempo na educação de surdos. assinale o desfecho das discussões e quem influenciou tais decisões?	
	Os surdos ganharam sua cidadania e direitos linguísticos
 Certo	Foi decidido pelo Oralismo sob influência de Graham Bell
	Foi determinada a prática da língua de sinais nas escolas.
	Apesar de todo esforço de Graham Bell em defender a educação de surdos, o Oralismo foi a filosofia decidida.
	A Língua de Sinais e seu status linguísticos foram reconhecidos
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
4.
Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
 
	Rafa
	Rifa
	Raio
 Certo	Rato
	Rata
 Gabarito Comentado
5.
Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à Língua de Sinais, que exige uma associação entre língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:	
 Errado	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade semelhante às línguas orais, ou seja, são línguasem que a produção discursiva é estabelecida através do canal oral-auditivo também.
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
 Certo	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visual-espacial.
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
6.
Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :
 
	Bárbara
	Babador
	Baliza
	Bácoro
 Certo	Batata
7.
Marque a alternativa em que a datilologia da palavra abaixo corresponde ao nome por extenso
 
	Línguas brasileiras de sinais
	
Linguagem brasileira de sinais
	
Língua de sinais do Brasil
 Certo	
Língua brasileira de sinais
	
Linguagem de sinais brasileira
8.
Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde determinado meio de comunicação:
	Televisão
 Certo	Telefone
	Teleférico
	Tela de computador
	Telefax
Resposta! Forum
Boa tarde! Respondendo a pergunta da Aula 1- Sobre Diferença, inclusão e identidade ma sociedade contemporânea. Existem ou não identidade surda? Na minha opinião, existem,pois cada pessoa possui a sua própria identidade na sociedade. Cada ouvinte passou por algo na vida, assim como os surdos. Os surdos possuem diferentes comunidades de Línguas de sinais que modificam a sua forma de se expressar, de acordo com a sua forma de experiência vivida.

Outros materiais