Buscar

Exercício aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: CEL0471_EX_A3_201701057298_V1 
	Matrícula: 201701057298
	Aluno(a): GRAZIELLA EMILIO PAIVA
	Data: 13/09/2017 23:04:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701774728)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Uma prática pedagógica que considera o ser humano como produto do meio em que vive, do condicionamento que recebe, como uma folha em branco, que será moldada pelos estímulos do ambiente, está baseada na abordagem:
		
	
	Interacionista
	
	Integralista
	 
	Ambientalista
	 
	Inatista
	
	Sociointeracionista
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701773674)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Uma prática pedagógica que reconhece o esforço e a disciplina como garantia para apreensão do conhecimento, percebe a aprendizagem com memorização de um conjunto de conteúdos desarticulados, conseguida através da repetição, fixação e cópia e estimulada por reforços positivos, está baseada na abordagem:
		
	
	Inatista
	
	Integralista
	
	Interacionista
	
	Sociointeracionista
	 
	Ambientalista
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701637239)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Sobre a concepção inatista do desenvolvimento, analise as afirmativas corretas:
I. O inatismo acredita que o homem que já nasce pronto, programado a apresentar os comportamentos ao longo da sua vida. As experiências por ele vivenciadas pouco influenciarão o seu desenvolvimento, pois o que move as suas aprendizagens são fatores internos.
II. A concepção inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
III. As qualidades e capacidades básicas de cada ser humano "sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social" já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.
IV. O papel do ambiente (e, portanto, da educação e do ensino) é interferir o máximo possível no processo do desenvolvimento da pessoa, de modo a potencializar o aprendizado.
Estão corretas:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701877380)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Valoriza-se o trabalho individual, a atenção, a concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento. As trocas de informações, os questionamentos, as dúvidas e a comunicação entre os alunos, enfim a interação entre pares são interpretadas como falta de respeito, dispersão, bagunça, indisciplina e conversas paralelas.
		
	
	Racionalista
	 
	Ambientalista
	
	Histórica
	
	Inatista
	
	Construtivista
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701876284)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Segundo essa concepção os indivíduos buscam maximizar o prazer e minimizar a dor. Manipulando-se os elementos presentes no ambiente que são chamados de estímulos é possível controlar o comportamento: fazer com que aumente ou diminua a frequência com que ele aparece; fazer com que ele desapareça ou só apareça em situações consideradas adequadas; fazer com que o comportamento se refine e aprimore. Daí o motivo pelo qual se atribui a essa concepção uma visão do indivíduo enquanto ser extremamente reativo à ação do meio. Sobre que concepção o parágrafo acima se refere?
		
	
	Construtivista
	 
	Ambientalista
	
	Inatista
	
	Histórica
	
	Racionalista
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701876274)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Para a concepção ___________ o homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra. Esta concepção deriva da corrente filosófica empirista, que enfatiza a experiência como fonte do conhecimento.
		
	
	Histórica
	
	Construtivista
	
	Inatista
	 
	Ambientalista
	
	Behaviorista
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701876288)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Mudanças no comportamento podem ser provocadas de diversas maneiras. Uma delas requer uma análise das consequências ou resultados que o mesmo produz no ambiente. As consequências positivas são chamadas de reforçamento e provocam um aumento na frequência com que o comportamento aparece. Por exemplo, se após arrumar os seus brinquedos (comportamento), a criança ouvir elogios de sua mãe (consequência positiva), ela procurará deixar os brinquedos arrumados mais vezes, porque estabeleceu uma associação entre esse comportamento e aquele da sua mãe. Já as consequências negativas recebem o nome de punição e levam a diminuição na frequência com que certos comportamentos ocorrem. Por exemplo, se cada vez que João quebrar uma vidraça ao jogar bola (comportamento), ele for obrigado a pagar pelo estrago (consequência negativa), ele passará a tomar mais cuidado ao jogar, diminuindo os estragos em janelas. O parágrafo acima se refere a que concepção?
		
	
	Racionalista
	 
	Ambientalista
	
	Construtivista
	
	Inatista
	
	Histórica
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701876333)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Para explicar o surgimento de novos comportamentos ou daqueles valorizados em uma dada sociedade é preciso prestar atenção aos estímulos que provocam o aparecimento do comportamento desejado. De igual modo, a eliminação de modos de ser visto como impróprios também exige atenção aos estímulos que desencadeiam a conduta tida como inadequada. Pode-se, assim, dizer que o comportamento é sempre o resultado de associações estabelecidas entre algo que provoca (um estímulo antecedente) e algo que o segue e o mantém (um estímulo consequente). O parágrafo acima se refere a que concepção?
		
	
	Inatista
	
	Racionalista
	 
	Ambientalista
	
	Construtivista
	
	Histórica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais