Buscar

Exercício aula 8

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CEL0343_A8_201701057298_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: GRAZIELLA EMILIO PAIVA
	Matrícula: 201701057298
	Disciplina: CEL0343 - FILOSOFIA DA ED BRAS 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O pensamento liberal em educação, representado pela Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista, fundou o mito salvacionista da escola moderna. Tal mito pode ser identificado pelo seguinte papel da educação e da escola:
	
	
	
	
	
	2. Identificação das necessidades sócio-econômicas.
	
	 
	4. Superação da marginalidade ou das desigualdades sociais
	
	
	3. Sistematização do saber das camadas populares
	
	
	5. Democratização do saber sistematizado e acumulado historicamente pela humanidade
	
	
	1. Promoção e transformação da realidade social concreta.
	
	
	
		2.
		"A tendência hoje, é a de abolir qualquer tipo de escola desinteressada (não imediatamente interessada) e formativa, ou conservar delas tão-somente um reduzido exemplar destinado a uma pequena elite de senhores e de mulheres que não devem pensar em se preparar para um futuro profissional, bem como a de difundir cada vez mais as escolas profissionais especializadas, nas quais o destino do aluno e sua futura atividade são predeterminados". (Gramsci, Os intelectuais e a organização da cultura).
Refletindo sobre a história da educação com base no pensamento de Gramsci, analise a validade das proposições a seguir:
I. A função social da educação é formar para o trabalho.
II. O fenômeno educativo não é neutro nem apolítico.
III. Há uma relação estreita entre trabalho, história e educação.
IV. O pensamento pedagógico, a partir do século XIX, deve ser compreendido não só pela análise das alterações econômicas e sociais, mas também pelo estágio em que se encontram a filosofia, as artes e as ciências.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	1. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	 
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	
	5. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
	
	
	3. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	
	4. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras. Para ele, a educação tem um papel central na construção do consenso, das formas de pensar e de agir nas culturas ocidentais, ou seja, um instrumento de transformação social que possa conduzir as massas à revolução cultural.
Preocupado em romper com os modelos de escolas vigentes em sua época, Gramsci propõe uma escola unitária contendo duas direções:
	
	
	
	
	
	1. Qualificar o trabalhador para que ele possa se realizar como indivíduo e; trabalhar a dimensão política da sociedade onde todos tivessem o direito real à mesma cultura independente de sua origem social.
	
	 
	3. Eliminar a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual através de um currículo que privilegiasse tanto as matérias escolares clássicas (língua nacional, matemática, ciências, história, geografia e etc.) quanto os conteúdos ligados à preparação para o mundo do trabalho e; trabalhar a dimensão política da sociedade onde todos tivessem o direito real à mesma cultura independente de sua origem social.
	
	
	4. Trabalhar a formação científica visando atender o mundo globalizado e; promover um processo educativo centrado no aluno e em seu sucesso pessoal.
	
	
	5. Formação física para a formação de um exército qualificado para defender os interesses da nação e; uma formação científica que garanta o domínio do conhecimento de forma descontextualizada.
	
	
	2. Promover a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual visando uma formação específica para o mercado de trabalho e; trabalhar a formação científica de forma neutra e objetiva onde todos tivesse o direito de dominar o conhecimento sistematizado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Tendo por base a análise desenvolvida por Dermeval Saviani, no livro Escola e Democracia, podemos classificar as teorias não-críticas em educação como:
	
	
	
	
	
	1. Tendência Libertadora, Tendência Libertária e Pedagogia Tradicional.
	
	
	4. Pedagogia Libertadora, Pedagogia Nova e Tendência libertária.
	
	 
	2. Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
	
	
	3. Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos.
	
	
	5. Pedagogia Tradicional, Pedagogia Libertária e Pedagogia Libertadora.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Gramsci ao se propor compreender a formação histórica dos intelectuais faz a distinção entre dois tipos de intelectuais. São eles: os intelectuais tradicionais (o literato, o filósofo, o artista) que, sem razões, se consideram uma classe distinta da sociedade e; os intelectuais orgânicos, que não descrevem a vida social simplesmente por regras científicas, mas exprimem as experiências e sentimentos que as massas por si mesmas não conseguem exprimir. Atento ao pensamento do autor, marque a alternativa que confirma suas ideias.
	
	
	
	
	
	Graamsci propõe que o currículo escolar apontasse em uma direção única que privilegiasse as matérias escolares clássicas (língua nacional, matemática, ciências, história, geografia e etc.) pois eram as únicas que possuíam importância no mundo moderno.
	
	
	Para Gramsci, uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras é desnecessário e impossível.
	
	
	Gramsci condena a ideia vigente na época de se criar uma cultura própria dos trabalhadores, por entender que isso os discriminaria.
	
	 
	Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras.
	
	
	Gramsci não estava preocupado em romper com os modelos de escolas vigentes em sua época, pois acreditava na proposta destas instituições.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Todas as teorias tem uma forma peculiar de pensar e organizar os componentes curriculares. O conteúdo faz parte desses componentes curriculares. Leia com a atenção o seguinte enunciado: " São os conteúdos universais incorporados pela humanidade. Tais conteúdos devem ser reavaliados permanentemente e são indispensáveis à compreensão da prática social".
QUESTAO: Escolha a alternativa CORRETA. A descrição acima está relacionada com a teoria:
	
	
	
	
	
	Escola Nova
	
	
	Libertária
	
	
	Tradicional
	
	
	Tecnicista
	
	 
	Histórico Crítico-social dos conteúdos
	
	
	
		7.
		De acordo com a Pedagogia Histórico-Crítico Social dos Conteúdos, a tarefa da Pedagogia em relação à educação escolar implica:
I. Consolidar um sistema dualista de ensino que reprodução as relações sociais de dominação e exploração do trabalhador.
II.  A conversão do saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos das camadas populares no espaço e no tempo escolar.
III.  O provimento dos meios necessários para a prática educativa.
IV. Aidentificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	
	4. Somente os enunciados I e IV estão corretos
	
	 
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	
	5. Somente o enunciado II está correto
	
	
	1. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	
	
		8.
		A Avaliação tem sido ao longo das décadas uma das grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem. Sem que essa questão seja resolvida, dificilmente conquistaremos um processo avaliativo coerente e transparente. A avaliação não deveria ser vista como ameaça. Há algumas mudanças apontadas por algumas vertentes teóricas em Educação.
Qual das características avaliativas expressa a perspectiva teórica da Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos defendida por Dermeval Saviani?
	
	
	
	
	
	Valorização da repetição mecânica através de questões objetivas.
	
	 
	Preocupação com o domínio do conhecimento sistematizado e contextualizado de forma crítica.
	
	
	Ênfase na decoreba e na memorização através de exercícios.
	
	
	Valorização, exclusivamente, do saber popular.
	
	 
	Valorização da atividade do aluno e pela descoberta pessoal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes