Buscar

Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 3: Administração/gestão – refletindo os conceitos
Introdução
Nesta aula, faremos um paralelo entre os conceitos de administração e gestão, além de procurarmos entender a mudança da terminologia diante do contexto educacional atual, perpassando pelo contexto histórico da gestão em educação.
Paradigmas da educação
Como vimos na aula anterior, as mudanças de paradigmas na educação aconteceram para suprir as necessidades prementes de um certo tempo social e a questão da gestão vem de encontro a um paradigma atual da educação, que já vinha sendo questionado há bastante tempo. 
Tomamos como exemplo um trecho do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932:
Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo o de caráter econômico lhe pode disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições econômicas, é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa, que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade. No entanto, se depois de 43 anos de regime republicano, se der um balanço ao estado atual da educação pública, no Brasil, se verificará que, dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país.
Tudo fragmentário e desarticulado. A situação atual, criada pela sucessão periódica de reformas parciais e frequentemente arbitrárias, lançadas sem solidez econômica e sem uma visão global do problema, em todos os seus aspectos, nos deixa antes a impressão desoladora de construções isoladas, algumas já em ruína, outras abandonadas em seus alicerces, e as melhores ainda não, em termos de serem despojadas de seus andaimes...  
Onde se tem de procurar a causa principal desse estado antes de inorganização do que de desorganização do aparelho escolar, é na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da determinação dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação. Ou, em poucas palavras, na falta de espírito filosófico e científico, na resolução dos problemas da administração escolar. (...)
Este tipo de “administração” não mais se adequa ao contexto educacional contemporâneo, e como dissemos inicialmente, a troca dos termos de administração para gestão está ligada à atitude filosófica, pois como podemos perceber por meio da ilustração, hoje o trabalho em grupo é uma necessidade, não só da escola, mas de outros setores de nossa sociedade em geral.
Ao finalizarmos este estudo esperamos ter caracterizado a mudança de paradigma de administração para gestão no contexto escolar, não só como uma mudança de termos, mas sim em uma mudança de postura em busca de atender a escola contemporânea em busca da efetivação de seu papel, que é ensinar com qualidade e totalidade, na certeza de uma sociedade próspera, com a contribuição do ambiente escolar.

Outros materiais

Materiais relacionados

2 pág.
2 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes