Buscar

3º Exercício da aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE
2a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0548_EX_A2_201101576669_V3 
	06/01/2018 14:42:30 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2017.4 EAD 
	Disciplina: GST0548 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE  
	
	 
	Ref.: 201102300995
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o artigo 176 da Lei nº 6.404/76, "ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício". Em se tratando de companhias abertas, assinale a alternativa que inclui somente demonstrações que constam do conjunto completo de demonstrações previstos no Pronunciamento 26 do CPC:
		
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração do valor adicionado - demonstração do resultado abrangente - balanço social incluindo a demonstração do valor adicionado - demonstração das mutações do patrimônio líquido.
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxo de caixa - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados. 
	
	Balanço patrimonial - demonstração das mutações do patrimônio líquido - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxos de caixa - demonstração do valor adicionado - demonstração do resultado abrangente. 
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxo de caixa - balanço social - demonstração do valor adicionado - demonstração das mutações do patrimônio líquido.
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados - demonstração do valor adicionado.
	
	
	 
	Ref.: 201101868279
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Representa regra importante na divulgação das demonstrações contábeis de caráter geral, por estar ligada a característica qualitativa da informação contábil:
		
	
	Entidade Contábil.
	
	Apresentação compreensível das demonstrações.
	
	Agregação de saldos e compensação de valores.
	
	Conservadorismo.
	
	Informação comparativa.
	
	
	 
	Ref.: 201101812977
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A realização da receita ocorre em função de, EXCETO: 
		
	
	Pelo perdão de obrigação tributária reconhecida na dívida ativa do governo em relação a entidade
	
	quando do desaparecimento, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo
	
	Nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados 
	
	pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros 
	
	Pela permuta de ativos ao longo das atividades normais do negócio em transação de mercado 
	
	
	 
	Ref.: 201102372854
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Com relação à Estrutura Conceitual Básica para a elaboração e divulgação dos relatórios contábeis financeiros de uma entidade, considere:
   I.         A comparabilidade das demonstrações contábeis elaboradas pela própria entidade, em períodos anteriores, com as demonstrações contábeis atuais, ou com as demonstrações contábeis de outras entidades, só é possível por conta da existência de regras que proporcionam uma base de apresentação desses relatórios contábeis.
   II.        O conjunto de informações que constam das demonstrações contábeis, aliado às divulgações que constam das notas explicativas e do relatório da administração, facilitam a previsão dos fluxos futuros de caixa, por parte dos usuários das demonstrações contábeis. 
   III.       O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que os recursos são desembolsados ou são recebidos.
   IV.       Relatórios, como o Balanço Social entre outros relatórios de caráter socioambiental, apesar de serem demandados pela sociedade, pelos funcionários, e muitas empresas os divulgarem, estão fora das demonstrações contábeis e do alcance dos pronunciamentos emitidos pelo CPC. 
Com base nas afirmativas apresentadas, marque a alternativa que contempla somente as corretas. 
		
	
	I, III e IV. 
	
	I e III. 
	
	I, II e IV. 
	
	II, III e IV.
	
	II e III. 
	
	
	 
	Ref.: 201101759878
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Considere as seguintes assertivas sobre a consolidação das demonstrações contábeis: I. Os resultados decorrentes de transações entre controladora e controladas que estiverem reconhecidos nos ativos, como por exemplo no estoque, devem ser eliminados. II. As receitas e as despesas da controlada devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos na posição consolidada da controladora na data da aquisição. III. As mudanças na participação relativa da controladora na controlada que não resultem em perda de controle devem ser contabilizadas no resultado. IV. Uma controlada deve ser excluída da consolidação se suas atividades forem diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico. Está correto o que se afirma SOMENTE em: 
		
	
	II e IV.
	
	I e III
	
	III e IV. 
	
	II e III. 
	
	I e II. 
	
	
	 
	Ref.: 201102254564
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A empresa quando deixar de aplicar um requisito de um pronunciamento, Interpretação ou Orientação do CPC, deve dar a devida divulgação. A propósito, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO É OBRIGATÓRIA.
		
	
	Devem ser reapresentadas as demonstrações dos períodos anteriores, contemplando as mesmas exceções, para que não se perca a comparabilidade.
	
	Divulgar o título do Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC que a entidade não aplicou e a natureza dessa exceção, incluindo o tratamento que Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC exigiria.
	
	Deve ser divulgado que aplicou os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações do CPC aplicáveis, exceto pela não aplicação de um requisito específico com o propósito de obter representação apropriada.
	
	Administração deve divulgar que concluiu que as demonstrações contábeis apresentam de forma apropriada a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade.
	
	Divulgar, para cada período apresentado, o impacto financeiro da não aplicação do Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC vigente em cada item nas demonstrações contábeis que teria sido informado caso tivesse sido cumprido o requisito não aplicado.
	
	
	 
	Ref.: 201102372863
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Preceito que estabelece que as demonstrações são preparadas para uma entidade que se espera em constante desenvolvimento:
		
	
	Continuidade. 
	
	Competência. 
	
	Essência sobre a forma. 
	
	Entidade. 
	
	Pressuposto custo x beneficio 
	
	
	 
	Ref.: 201101759845
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O diferimento do Imposto de Renda permite às empresas a postergação, para exercícios futuros, do pagamento desses impostos relativos a determinados lucros já contabilizados. Seguindo o regime de competência, a despesa do Imposto de Renda deve ser contabilmente:
		
	
	Registrada com ajustes de exercícios anteriores. 
	
	Reconhecida no exercício do efetivo pagamentodo tributo. 
	
	Calculada considerando a alíquota atual e os efeitos da inflação.
	
	Reconhecida no mesmo período do lucro correspondente. 
	
	Calculada com base na alíquota referente aos exercícios futuros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes