Buscar

Aula 5.3 MEMBROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEMBROS
1. Estágios iniciais do desenvolvimento dos membros
Se inicia com a ativação de um grupo de células mesenquimais no mesoderma lateral. O broto dos membros se formam profundamente abaixo de uma espessa faixa de ectoderma. Os brotos dos membros superiores são visíveis no 26° ou 27° dia e o dos membros inferiores aparecem um ou dois dias mais tarde. Inicialmente o desenvolvimento é igual para os superiores e os inferiores. Os superiores se desenvolvem a nível de segmentos cervicais caudais e os inferiores ao nível de segmentos sacrais posteriores. 
No ápice de cada broto o ectoderma se espessa para formar a crista ectodérmica apical. 
Na sexta semana começam a se formar nas mãos os raios digitais e na sétima semana ocorre o mesmo nos pés. A medida que o tecido condensado progride, há separação dos dedos (apoptose). 
2. Estágios finais do desenvolvimento dos membros
A medida que os membros crescem, são formados moldes cartilaginosos de ossos. No final da sexta semana, todo o esqueleto do membro é cartilaginoso. A osteogênese dos ossos longos se inicia na 7° semana nos centros primários de ossificação. Os centros de ossificação estão presentes e todos os ossos durante a 12° semana. A ossificação dos ossos do carpo se iniciam durante o primeiro ano após o nascimento. 
À medida que os ossos longos se formam, células migram para os membros e os músculos também se formam. 
Os axônios motores da medula alcançam os brotos dos membros na 5° semana. Os axônios sensitivos penetram após os motores e os utilizam como guias. Células de Schwann da crista neural envolvem e mielinizam esses axônios. Durante a 5° semana os nervos periféricos crescem do plexo do membro em desenvolvimento para o mesânquima do broto.

Outros materiais