Buscar

Sistemas de amortização

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas de Amortização e Análise de investimentos
Por: 
Edberto Menezes
Elias Carvalho
Danillo Soares
Francianny Hisza
Laura Rocha
Definições básicas
Os sistemas de Amortização de empréstimos e financiamentos, tratam basicamente da forma pela qual o principal e os encargos financeiros são restituídos ao credor do capital.
Amortização - A amortização refere-se exclusivamente ao pagamento do principal (capital emprestado), o qual é efetuado, geralmente mediante parcelas periódicas. 
Saldo devedor- representa o valor principal da dívida em determinado momento após a dedução do valor já pago ao credor a título de amortização. 
Prestação – é composto do valor da amortização mais os encargos financeiros devidos em determinado período de tempo. Assim:
Definições básicas
Prestação= Amortização+Juros
Sistema de Amortização
É o processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou dos juros do saldo devedor (juros sempre são calculados sobre o saldo devedor), podendo ainda ser o reembolso de ambos.
 CLASSIFICAÇÃO 
Os principais sistemas de amortização são:
 
 Sistema de Amortização Constante (SAC) 
Sistema de Amortização Francês (SAF) (Tabela Price)
Sistema Americano 
Sistema de Amortização Variável
Sistema de Amortização
Sistema de Amortização Constante (SAC)
É uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que incluem os juros, amortizando assim partes iguais do valor total do empréstimo.
Neste sistema o saldo devedor é reembolsado em valores de amortização iguais. Desta forma, no sistema SAC o valor das prestações é decrescente, já que os juros diminuem a cada prestação. O valor da amortização é calculada dividindo-se o valor do principal pelo número de períodos de pagamento, ou seja, de parcelas.
A principal característica do SAC é que ele amortiza um percentual fixo do valor principal (emissão), desde o início do financiamento. 
Esse percentual de amortização é sempre o mesmo, o que faz com que a parcela de amortização da dívida seja maior no início do financiamento, fazendo com que o saldo devedor caia mais rapidamente do que em outros mecanismos de amortização.
A cada mês, a parcela corresponde à amortização acrescida dos juros aplicados sobre o saldo devedor:
Sistema de Amortização Constante (SAC)
Prestação= Amortização+Juros/Saldo devedor
Outros esclarecimentos
Correção Monetária
Para financiamentos de longo prazo, é comum a prática de correção monetária baseada na TR (Taxa Referencial) e visa compensar o efeito da inflação. Na Tabela SAC, basta acrescentar o valor da TR nos Juros e fazer o cálculo normalmente.
IOF
O IOF tem o efeito de aumentar o valor financiado. Ou seja, suponha um IOF 2,8% sobre um financiamento de 30.000. Então o valor financiado é na verdade de 30.840.
Sistema de Amortização Constante (SAC)
Sistema de Amortização Francês
Neste sistema, o processo de quitação de um empréstimo consiste em efetuar pagamentos periódicos (prestações) de modo a liquidar o saldo devedor. 
Tais prestações são formadas por duas partes: amortização (A) + e os juros (J), correspondentes aos saldos do empréstimo ainda não amortizados.
Pmt = A + J
(Tabela Price)
Nesse sistema de amortização, o mais utilizado pelas instituições financeiras e o comércio em geral, o devedor obriga-se a devolver o principal acrescido de juros em prestações iguais e consecutivas (séries uniformes de pagamento).
Como os juros incidem sobre o saldo devedor, que por sua vez decresce à medida que as prestações são quitadas, eles serão decrescentes, e portanto as amortizações do principal serão crescentes.
Sistema de Amortização Francês
(Tabela Price)
As principais características do SAF são:
A prestação é sempre constante
Os juros são decrescentes
A amortização é crescente
Pmt = A + J
Os juros é calculado multiplicando a taxa de juros pelo saldo devedor do último período.
Apenas a amortização reduz o saldo devedor.
Sistema de Amortização Francês
(Tabela Price)
Sistema Americano de Amortização (SAA)
No sistema americano, o principal é restituído (pago) por meio de uma parcela única ao fim da operação (do contrato). 
São pagos somente juros sobre o saldo devedor, que se mantém inalterado até o vencimento da dívida.
Assim, os juros são pagos periodicamente e/ou capitalizados e pagos juntamente com o principal no fim do prazo acertado. 
Prestação = juros, exceto no último período, quando amortizado.
Sendo assim, a ultima prestação será:
Sistema Americano/Fundo de Amortização
Prestação= Amortização+Juros
No SAA é importante constituir uma reserva de capital para amortizar a última parcela no valor do empréstimo, evitando assim um grande desembolso de uma única vez, ou seja, que o mutuário tenha um problema de liquidez. 
O objetivo deste fundo é que o seu montante, ao final do prazo n, seja igual ao valor da dívida. Estes depósitos (cotas) serão remunerados por meio de uma taxa periódica. 
Assim, o valor da cota será: 
As cotas do fundo de amortização do empréstimo mais os rendimentos que elas geram constituem o fundo de amortização que, ao final da operação, deve ter um valor igual ao valor do empréstimo.
Fundo de Amortização (Sinking fund)
Sistema de Amortização Variável/Custo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais