Buscar

questoes v ou f respiratório sem Gab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SISTEMA RESPIRATÓRIO
MARQUE V OU F
( ) Algumas das principais funções do sistema respiratório é o transporte de gases, as trocas gasosas e algumas demais funções como resposta mucociliar, percepção dos feromônios e vocalização.
( ) O pulmão recebe fluxo sanguíneo de 2 sistemas circulatórios: a circulação pulmonar e a circulação brônquica, está última é responsável por receber o débito total do ventrículo direito e suprir os alvéolos. 
( ) A circulação pulmonar difere da circulação brônquica porque na pulmonar todo o sangue passa pelos pulmões e conta com um controle que regula a distribuição de sangue neste órgão.
( ) As artérias pulmonares que regulam a quantidade de sangue dentro dos pulmões são constituídas de musculatura lisa que varia entre as espécies. 
( ) As principais artérias pulmonares que acompanham os brônquios e as adjacentes aos bronquíolos e aos dutos alveolares são exclusivamente elásticas.
( ) As veias pulmonares com paredes delgadas conduzem o sangue dos capilares para o átrio esquerdo e também formam um reservatório de sangue para o ventrículo esquerdo que poderá ser usado em caso de esforço imediato.
( ) Os vasos sanguíneos pulmonares podem ser classificados em alveolares e extra alveolares, os primeiros são capilares de parede fina que perfundem o septo alveolar e estão diretamente expostos as alterações de pressão que ocorrem no alvéolo. Os extra-alveolares incluem artérias, veias, arteríolas e vênulas e é determinado pelas alterações de pressão dentro do tecido conjuntivo do feixe broncovascular.
( ) A circulação pulmonar por receber o débito total do ventrículo direito ultrapassa os valores da pressão sistêmica.
( ) A gravidade é fator determinante na distribuição do fluxo sanguíneo em quadrúpedes. Particularmente durante o exercício é comum que o fluxo se concentre na região ventral dos pulmões. 
( ) A pressão transmural é conhecida como a diferença de pressão entre o lado interno e externo dos vasos sanguíneos pulmonares.
( ) O aumento na pressão vascular pulmonar em resposta à hipóxia pulmonar e outros estímulos é maior em bezerros do que em ovelhas, isso é devido a maior quantidade de musculo liso nas artérias pulmonares dos bezerros. 
( ) A hemorragia Pulmonar induzida pelo exercício é quando durante o esforço intenso os animais, em especial os equinos, rompem veias pulmonares e perdem quantidades significativas de células sanguíneas.
( ) A circulação brônquica recebe aproximadamente 2% do débito do ventrículo esquerdo
( ) Na circulação brônquica ocorre a anastomose dos vasos brônquicos com as artérias pulmonares.
( ) A extensa rede de anastomose entre os vasos brônquicos e pulmonares garantem o fluxo sanguíneo pulmonar para os vasos brônquicos e isso permite que o pulmão não pare de funcionar caso uma das duas circulações seja interrompida.
( ) As principais causas da hipoventilação alveolar são: Depressão do SNC; danos no nervo periférico; danos no tórax e nos músculos respiratórios além de obstrução grave das vias aéreas.
( ) No Pulmão a barreira que separa o ar e o sangue precisa ser maior que 1micrômetro de espessura para que as trocas sejam mais bem realizadas sem a interferências de outros gases transportados por difusão.
( ) A hipoxemia observadas em cavalos puro sangue está associada ao exercício intenso e acontece quando os músculos extraem uma grande parte do oxigênio do sangue.
( ) Nos Alvéolos a troca gasosa é efetuada devido a estreita aproximação do ar e do sangue, quando isso ocorre presenciamos uma perfeita relação entre a ventilação (v) e a perfusão (q).
( ) A ventilação do espaço morto consiste no gás que não participa da troca gasosa
( ) A ventilação alveolar é regulada por mecanismos de controle para igualar a absorção de oxigênio e a eliminação do dióxido de carbono requeridas pelo metabolismo. Assim, quando um animal entra em exercício sua ventilação alveolar aumenta no sentido de captar mais oxigênio e eliminar mais dióxido de carbono
( ) O espaço morto fisiológico é a soma do espaço morto anatômico e do espaço morto alveolar. 
( ) O surfactante é uma solução mista, no entanto, muito mais lipídica que proteica e por isso tem função mais intensa nos polos hidrofílicos das áreas de revestimento dos alvéolos. 
( ) O Oxigênio é bastante solúvel no plasma sanguíneo por isso somente algumas espécies de animais necessitam da ajuda da hemoglobina para transportá-lo.
( ) A hemoglobina dos mamíferos consiste em 4 unidades cada um contendo um heme no qual se ligará um ferro ferroso no centro. Cada molécula de hemoglobina pode ligar-se reversivelmente a 4 moléculas de oxigênio.
( ) O monóxido de carbono se liga de forma mais eficaz à hemoglobina, no entanto, seriam necessárias longa exposição a esse gás para que ele possa saturar toda a hemoglobina do organismo. 
( ) A alteração da cor da hemoglobina de vermelho vivo para azul é observado durante a hipóxia que geralmente resulta na ineficiência dos pulmões em captar oxigênio ou de redução do fluxo sanguíneo dos tecidos periféricos, essa mudança de coloração é chamado de cianose.

Outros materiais