Buscar

RESUMO DE ESCOLAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa). 
2. Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial. 
3. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura. 
4.Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil.
  
Dez escolas do pensamento estratégico
Escola do Design: centralização para perceber e controlar a concepção estratégica, deixando de aproveitar a participação de outros atores para enriquecer a análise e escolher a melhor estratégia, desfavorecendo a flexibilidade, negando a complexidade e a cultura institucionalizada. A separação entre formulação e implementação, entre o pensar e o executar, obrigando fazer posteriores ajustes. A avaliação de pontos fortes e fracos é subjetiva, formada grande parte por suposições.
Escola do planejamento: reforça a hierarquia, a divisão do trabalho e a dicotomia entre plano e operação (separando o pensar do fazer)
Escola do posicionamento: focado no econômico, não se dá importância devida ao fator político e social
3 ondas: 1 onda – guerras, 2 analise,3 forcas de porter
 Escola empreendedora: o sucesso da organização fica dependendo do desempenho da personalidade empreendedora da liderança, subestimando os processos de formulação estratégica
Escola cognitiva: associa os processos individuais aos coletivos
Escola do aprendizado: essa escola contribui para se construir estratégias, quando não há empreendedor visionário,
Escola do poder: pode causar desperdício e distorção, quando são desprezadas as forças integradoras de liderança e cultura
Escola cultural : dificuldade de se criar novas estratégias, quando dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas
Escola ambiental : a sua fraqueza está ligada ao fato das dimensões do ambiente ser muito abstratas, por ter a concepção da estratégia relação com a seleção de posição específicas. Os ambientes não são generosos, complexos, hostis ou dinâmicos, há períodos favoráveis ou desfavoráveis conforme a situação enfrentada
Escola da configuração: São estáticas ou estão mudando rapidamente, e que estão em desequilíbrio quando estão em pontos intermediários entre diferentes configurações, sendo suas estratégias inviáveis até que elas alcancem uma configuração mais estável.

Outros materiais