Buscar

2010 2 AD1 Administracao Brasileira Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD1 - Período - 2010/2º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha
 
Questões discursivas:
Questão 1 – aula 1 – “Cada vez mais a área de RH se restringe a desempenhar um papel de apoio tanto para a alta administração quanto para a gerência. A área de RH tem por objetivo assessorar as outras áreas em relação à atração e retenção de pessoas que reúnam as qualificações necessárias para um ambiente de constante mudança. Nos anos 1990, Recursos Humanos passa a ter diversas denominações: Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos: Gestão de Gente; Gestão Estratégica de Recursos Humanos.  Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos, como os chamados sistemas de trabalho de alto desempenho”.
Explique com as suas palavras os mecanismos que desencadearam as transformações citadas no texto acima e o que as organizações esperam atualmente dos recursos humanos.
Resposta: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Questão 2 – A Responsabilidade Social apresenta dois enfoques (CHIAVENATO, 2004):
Enfoque Clássico – Segunda a visão clássica, a responsabilidade da administração é fazer somente com que o negócio gere lucros máximos para a organização. Este ponto de vista é apoiado por Milton Friedman, um renomado economista do livre mercado que prega que as organizações devem proporcionar dinheiro aos investidores. Observa-se que este ponto de vista é contrário à responsabilidade social e seus principais argumentos consistem no aumento dos lucros do negócio.
Enfoque Socioeconômico – Ao contrário do enfoque clássico, este prega que uma organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos lucros. Este enfoque é endossado por Paul Samuelson, também um respeitado economista. As principais argumentos da responsabilidade social são  os lucros a longo prazo para o negócio da empresa, melhoria da imagem organizacional junto ao público, maiores obrigações sociais do negócio, melhor ambiente para todos, visando satisfazer os desejos do público-alvo.
Como você julga esta diferença de conceitos. Pode ou deve uma organização destinar parte de suas receitas para programas e projetos de Responsabilidade Social? Porque?
Resposta: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Questão 3 – Com base na aula sobre empreendedorismo, cite e explique as características mais importantes para um empreendedor de sucesso e quais são as competências essenciais?
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Questão 4 – Para Davenport; Prusak (1998), as empresas que buscam sustentabilidade, devem cumprir tal desafio, fundamentadas no conhecimento: “(...) a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.” E o conhecimento é valioso à medida em que é colocado em prática.
Qual o fator mais valioso para o gestor do novo milênio e quais são seus maiores desafios?
Resposta: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
“BOA AVALIAÇÃO!”

Outros materiais