Buscar

AV2 TOPICOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301888884)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Filippin e Wagner (2008), a demanda por qualidade máxima em saúde, combinada com o uso racional de recursos tanto públicos quanto privados, tem contribuído para aumentar a pressão sobre os profissionais da área no sentido de assegurar a implementação de uma prática baseada em evidências científicas. O movimento da 'medicina baseada em evidência' (BEM) surgiu na década de 1980, sendo David L. Sackett um dos principais idealizadores. O que compreende a 'Prática baseada em evidências'? Que metodologia de trabalho é essa?
		
	
Resposta: A prática baseada em evidências é quando há comprovação sobre o que se fala, algo que já foi evidenciado, já aconteceu. E trabalhos realizados nesta metodologia são aqueles que usam pesquisas para comprovar o que estão sendo ditos.
	
Gabarito: R. Uma evidência científica, segundo o glossário, é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica. Para que haja uma evidência científica, é necessário que exista uma pesquisa realizada dentro de preceitos científicos; e essa pesquisa deve ser passível de repetição por outros cientistas em locais diferentes daquele onde foi realizada originalmente. É uma metodologia que auxilia os fisioterapeutas a garantir uma boa prática profissional. Os fisioterapeutas devem identificar as melhores formas de estabelecer diagnóstico, prognóstico e selecionar intervenções mais eficazes frente aos desfechos clínicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301893402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O item que melhor define o que é uma Amostra
		
	
	Universo de elementos que não representam uma População
	 
	Subconjunto de elementos pertencentes a uma População
	
	Universo de elementos distintos da População
	
	Elementos que podem ser vistos numa População
	
	O mesmo que População
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301953732)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você pesquisa um artigo científico para escrever a revisão bibliográfica do seu projeto de pesquisa. O título do artigo é Clinical Evaluation in Physical Therapy. A tradução correta do título do artigo seria:
		
	
	Clínica avaliatória em Física e Terapia
	 
	Avaliação clínica em Fisioterapia
	
	Clínica avaliatória em Fisioterapia
	
	Evaluação Clínica em Física e Terapia
	
	Fisioterapia na avaliação da clínica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301896458)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Um trabalho publicado na primeira edição da revista Littera Discenti, do campus Friburgo da Universidade Estácio de Sá, em 2011, trouxe resultados de um estudo de alunos de Fisioterapia do oitavo período, o qual visou verificar o efeito da eletracupuntura no ganho de força muscular imediato na musculatura flexora de punho. Foram recrutados neste trabalho 32 voluntários, com idade média de 24,78 + 3,40 anos, aparentemente saudáveis, sedentários, sem experiência anterior com Acupuntura, sendo divididos aleatoriamente em três grupos: Acupuntura (ACU), Placebo (PLA) e Controle (C). Não foram aceitos voluntários que praticassem atividade física regular ou portadores de alguma patologia. A divisão e organização dos grupos foram feitas pela pesquisadora T.T., sem conhecimento dos demais pesquisadores. Os voluntários também não sabiam a qual grupo pertenciam.
 
Foi avaliada a força da musculatura flexora de punho, bilateralmente, de forma cega, sobre a responsabilidade da pesquisadora R.M.S.N., seguindo o teste de dinamometria manual (preensão manual). A duração do teste não teve tempo limite, e foram feitas duas tentativas.
 
No grupo de Acupuntura (ACU), os voluntários foram submetidos a um teste de avaliação de força e uma sessão de Acupuntura para adaptação. Uma semana depois, foi realizada nova intervenção e logo após foi reavaliada a força. O teste ANOVA foi usado para análise estatística.
 
Responda as seguintes perguntas:
 
a) Esse estudo seguiu um duplo-cego aleatório (randomized double-blinded trial), o desenho mais importante em ciência. Por que ele é um duplo-cego aleatório?
b) Por que é importante que a avaliadora realize a avaliação da força de preensão sem saber informações sobre o grupo ao qual pertence o voluntário?
c) O que o ANOVA irá indicar, após a obtenção do valor p?
		
	
Resposta: A) É um duplo-cego aleatório, pois nenhum dos participantes tinham conhecimento de qual grupo estavam participando. B) É importante para não influenciar no resultado, necessário para um resultado mais específico. C) Indicará a diferença (resultado ) do antes e depois da aplicação de acupuntura na força muscular, na musculatura testada.
	
Gabarito:
a) Aleatório por que os voluntários são designados aos grupos de forma aleatória, ou seja, por sorteio. Duplo cego pois nem o voluntário, nem o pesquisador, sabem em qual grupo eles estão atuando.
b) Para que não haja influência pessoal na medida, garantindo a neutralidade científica.
c) O ANOVA irá indicar se há diferença significativa entre os grupos criados, ou seja, acupuntura, controle e placebo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301893492)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A expressão latina "apud"  quando numa citação é usada para:
		
	
	Retirar a autoria da citação
	 
	Indicar de onde a obra foi retirada
	
	Pontuar a citação como obra do Pesquisador em detrimento dos Autores referência
	 
	Suprimir o nome dos Autores
	
	Constituir uma citação de Autores desconhecidos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301890482)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os cursos de doutorado finalizam a formação do pesquisador. Quanto ao doutorado no Brasil, é correto afirmar que:
		
	 
	Dura entre 4 a 5 anos, e se trata de uma pós graduação stricto-sensu.
	
	Em hipótese nenhuma uma pessoa sem mestrado pode ingressar automaticamente no doutorado.
	 
	Dura entre 4 a 5 anos, e se trata de uma pós graduação latu-sensu.
	
	É muito comum encontrar cursos de doutorado em Fisioterapia no país.
	
	Dura entre 1 a 2 anos, e se trata de uma pós graduação stricto-sensu.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301890483)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Uma ferramenta importante na obtenção de artigos científicos indexados é o __(1)__, no qual a busca deve ser feita usando o(a) __(2)__". A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
		
	
	(1) Google; (2) título da revista científica
	
	(1) Periódicos CAPES; (2) título do artigo científico
	
	(1) Fisioterapia.net; (2) título da revista científica
	
	(1) Google; (2) título do artigo
	 
	(1) Periódicos CAPES; (2) título da revista científica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301893501)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto aos Tipos de Conhecimento é correto afirmar, EXCETO:
		
	 
	O Senso Comum é o mesmo que Conhecimento Popular
	 
	Conhecimento Religioso procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência
	
	Conhecimento Filosófico tem por característica ser valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato
	
	Conhecimento Científico é obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem
	
	Conhecimento Popular é transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301893497)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os elementos que se constituem como pós-textuais num trabalho acadêmico são, EXCETO:
		
	 
	Anexos
	 
	Abstract
	
	Glossário
	
	Referências
	
	Índice
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301892895)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um pesquisador coletou dados sobre a quantidade de horas que alunos da Universidade São José das Couvesusam semanalmente para leitura de livros. Ele obteve as seguintes distribuições A e B, respectivamente, para os cursos de Fisioterapia e Direito:
Sabendo que M = média, e DP = desvio padrão, analise as seguintes afirmativas:
 
I - As distribuições observadas tratam-se de curvas normais ou Gaussianas;
II - Observa-se que alunos de Fisioterapia leem mais, em média, do que alunos de Direito;
III - Um maior DP para a distribuição B mostra uma maior variabilidade na variável "horas de leitura semanais" no curso de Direito;
IV - Alguns alunos de Fisioterapia da Universidade usam a mesma quantidade de horas semanais de leitura que alguns alunos de Direito.
 
Assinale a alternativa correta:
 
		
	 
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas
	
	Somente a alternativa I está correta
	 
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes