Buscar

fichamento Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTRLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso: Cafes Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Ana Carolina Sales da Silva de Carvalho
Trabalho da disciplina Contabilidade
 Tutor: Prof. Arievaldo Alves de Lima
Preocupado com o futuro da empresa Cafés Monte Bianco, o presidente Giacomo Salvetti, convocou uma reunião com o objetivo de decidir continuar ou não com a produção de cafés de marca própria. Esta reunião foi composta por diversos membros da empresa. 
A empresa Cafés Monte Bianco passou várias décadas na América do Sul trabalhando com plantações de café, porem voltou para a Itália e tornou-se rapidamente conhecida na região de Milão, principalmente pelo sabor e qualidade dos produtos apresentados. Os cafés da empresa eram considerados os melhores do continente.
O presidente da empresa, Giacomo, gostava muito de viajar para conhecer diversas plantações de café ao redor do mundo, isso favorecia o contado deles com os diversos produtores. A empresa possuía laboratórios com pesquisadores para tentar descobrir as melhores combinações de sabores e os mesmos também mantinham contato com os outros produtores de café.
O objetivo de Giacomo era aumentar consideravelmente seu negócio e superar o sucesso de seu avô. Ele expandiu a capacidade da empresa através de caras instalações. Nos anos 2000, a performance da empresa foi excelente, pois contou com importante fator, a produção de marcas próprias, mesmo Giacono tendo se oposto a ideia., mas com a desaceleração do mercado, marcas próprias era uma boa alternativa para manter a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Para atender a crescente demanda, a empresa precisou reduzir sua presença de cafés premium.
Houve uma reunião para decidir como alocar a capacidade produtiva da empresa, seria melhor fazer uma transição completa para a fabricação de marcas próprias ou continuar com o café premium, estes foram os principais temas abordados na reunião. Giacomo estava confuso e frustado, várias duvidas rondavam em sua cabeça. A reunião foi concluída com a recomendação para que o time executivo analisasse com fatos e números, para que a tomada de decisão fosse feita com mais segurança. 
Na segunda reunião, o gerente de marketing apresentou os dados solicitados na primeira reunião, ele concluiu dizendo que o café preminum é o ponto forte da empresa, porém é um segmento muito volátil. 
O segmento de marcas próprias é muito mais estável. Mas se a empresa optasse por esta linha saberia que seu comprometimento seria a longo prazo, pois os clientes negociam fortemente preço e esperam estabilidade e continuidade no suprimento. Se os clientes não ficam satisfeitos, os mesmos têm a possibilidade de trocar a empresa a hora que quiser. Giacomo estava preocupado também com o custo da produção. O diretor de produção informou que o custo variava de acordo com o volume e a qualidade dos grãos. Várias vantagens da produção de marcas próprias foram apresentadas: custo fixo menor, estocagem do café, redução de despesas de propaganda, de vendas, administrativas e de P&D e 50% em despesas administrativas. 
Giacomo estava preocupado com o fluxo de caixa da empresa e para que fosse tomada uma decisão de manter o café premium ou mudar para produção de marcas próprias, essa questão era fundamental. 
Levando em conspiração a análise financeira para produzir somente marcas próprias, eu indicaria ao presidente da empresa que continuasse a produção da maneira que esta, produzindo tanto marcas próprias quanto premium. A fabricação somente de marcas próprias tem alguns aspectos negativos, a estabilidade da demanda permite que a empresa aproveite a capacidade total de produção, considerando um estoque inicial de 174000 kg, as vendas esperadas para 2001 seria de 6000000 kg, para um café de grau D. Neste nível de vendas corresponde a um custo unitário de 6600 liras e um total de custos fixos de 3319500 milhares de libras. Essa estratégia permite reduzir os custos administrativos, de P&B e de vendas, os custos de marketing serão zero, porem haverá uma redução no lucro, em cerca de 50%. Outra desvantagem é em relação ao fluxo de caixa, pois o mesmo será negativo em alguns meses devido a forma de pagamento (prazo de 90 dias).
Biblioteca Virtual
2017

Outros materiais