Buscar

Ibama concede licença prévia para Estaleiro Eisa em Coruripe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ibama concede licença prévia para Estaleiro Eisa em Coruripe, AL
Ficou constatado que a construção deveria ser realizada em outra área.
Local de baixa interferência foi escolhido para reduzir impactos ambientais.
O presidente do Intituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Volney Zanardi Júnior, assinou hoje (15) a licença prévia para o Estaleiro Eisa, que vai ser construído no município de Coruripe, em Alagoas.
Após o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Ibama constatou que o empreendimento deveria ser realizado em outro local do município, em uma área denominada de 5D, na localidade conhecida como Miaí de Cima, para diminuir os impactos na região.
O local escolhido para implantação do empreendimento possui baixa interferência para com a atividade extrativista no manguezal e na atividade pesqueira da região. Houve ainda uma melhoria em relação ao projeto original apresentado no EIA, referente a condições mais favoráveis de aproveitamento do espaço disponível para o pátio industrial. Com aumento das linhas de produção para grandes embarcações, passam a ser três linhas ao invés de duas. Mais três linhas de produção específicas, para embarcações militares, embarcações de apoio e de embarcações especiais.
Estaleiro
O empreendimento está orçado em R$ 1,5 bilhão. De acordo com diretor técnico do Grupo Sinergy, Max Weber, na nova área, denominada de 5D, no Miaí de Cima, praticamente não existe impacto ambiental para concessão da licença prévia.
A implantação do Estaleiro Eisa em Alagoas, vem sendo articulada pelo Governo do Estado desde 2011. Primeiramente idealizado para ser construído no Pontal de Coruripe, o estaleiro teve sua licença ambiental negada pelo Ibama após o órgão decidir que a área não era ambientalmente viável para a instalação do empreendimento.
Desde então, inúmeras reuniões foram realizadas entre os diretores do Grupo Synergy e membros do governo alagoano, para serem avaliados novos locais onde o empreendimento poderia ser construído.
Governador comemora liberação
Através de seu perfil no Facebook, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, comemorou a a liberação da licença.
"O Ibama acaba de liberar a licença do estaleiro. É uma luta de várias batalhas em quatro anos, algumas praticamente sem apoio em determinados momentos. Vencemos mais uma etapa. Agradeço a todos os alagoanos que fizeram conosco uma corrente positiva para que o empreendimento se tornasse realidade. Agradeço à bancada federal, à presidente Dilma, ao Ibama. Começamos agora, sem trégua, a nova batalha pela concessão da licença definitiva que deve acontecer até o final deste ano, garantindo o inicio das obras do nosso estaleiro em Coruripe no primeiro semestre de 2014", escreveu Téo.
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/07/ibama-concede-licenca-previa-para-estaleiro-eisa-em-coruripe-al.html

Outros materiais