A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Principais movimentos sociais no Brasil

Pré-visualização | Página 1 de 1

Principais movimentos sociais no Brasil
Os movimentos sociais demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira. Veja os principais.
Cada movimento social no Brasil possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.
O Movimento dos Sem Terra - MST e as Organizações Não Governamentais – ONGs foram os principais, junto às manifestações coletivas como dos movimentos sindicais de professores.
As manifestações em praças públicas, mensagens via internet, ocupação de prédios, marchas e etc., são formas de ação desses movimentos. Conheça os principais movimentos sociais no Brasil.
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST
Seu objetivo é a implantação da reforma agrária. Sua origem veio dos descontentes com o modelo do militar que dava enfoque à colonização de terras devolutas em terras distantes com objetivos de diminuir a concentração populacional e fazer uma integração estratégica. Hoje o MST busca a redistribuição de terras improdutivas.
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST
Garantir a reforma urbana, permitindo moradia a todos os cidadãos. Surgiu no ano de 1997 e, organizado, está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. O próprio MST viu a necessidade de haver uma atuação somente na cidade, com um movimento específico e que lutasse por trabalho e moradia.
Movimento feminista
Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Nesse contexto entre outros está: a proteção contra a violência doméstica, ao assédio e abuso  sexual, direitos trabalhistas com salários iguais, incluindo ainda todas as formas de discriminação.
Além desses existem outros movimentos bastante importantes em nosso país, como o movimento hippie, o movimento estudantil e o fórum social mundial. E lembrando que a liberdade da democracia deve existir, mas sempre ficar atento a possíveis exageros.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.